Copa Brasil de Escalada coroa novos campeões
No último domingo (01/10) foi realizada a quinta e última etapa do circuito da Copa Brasil de Escalada. O evento aconteceu no ginásio UBT Escalada, em Curitiba, e teve grandes emoções na busca por um lugar no pódio, tanto no masculino quanto no feminino.
O circuito da Copa Brasil 2023 contou, mais uma vez, apenas com a modalidade Boulder. Com um total de 5 etapas, a pontuação final dos atletas é composta pelos 4 melhores resultados obtidos, tornando possível o descarte da menor pontuação.
O título feminino já estava definido desde a quarta etapa, disputada no ginásio PowerBloc em Campinas, mas, o título masculino, assim como o restante do pódio em ambas categorias, ainda estava por ser decidido.
Título antecipado
Na categoria feminino, o título da Copa Brasil de Escalada 2023 foi definido com uma etapa de antecedência. A atleta de Brasília, Iasmim de Queiroz, garantiu o primeiro lugar ao conquistar sua segunda vitória consecutiva na quarta etapa. Com 318 pontos somados, a atleta não poderia mais ser alcançada por nenhuma outra, mesmo não comparecendo ao último evento. A vantagem foi providencial, já que Iasmim se machucou e teve realmente de ficar de fora.
Mas o pódio feminino ainda estava em aberto. Ana Carolina Gumurski (SC), Luana Riscado (RJ), Amanda Criscuoli (RS) e Camila Flores (PR) ainda estavam na briga pelo segundo e terceiro lugar no ranking final. Todas as atletas avançaram para a fase final em Curitiba, juntas as atletas Mariana Hanggi (PR), que classificou-se em primeiro, e Larissa Paula (PR).
A disputa pela vitória da etapa foi até último boulder, com Mariana Hanggi ficando com o primeiro lugar, ao ser a única a fazer os 4 Tops. Amanda Criscuoli, com 3 Tops, ficou com o segundo lugar, terminando o ranking final na quarta posição. Ana Carolina Gumurski fez 2 Tops e 4 Zonas, terminando em terceiro, assegurando o vice-campeonato da Copa Brasil. Luana Riscado ficou com a quarta colocação da etapa, com 2 Tops e 2 Zonas, garantindo também lugar no pódio geral.
Campeão decidido na última etapa
No masculino, o pódio e o campeão da temporada da Copa Brasil de Escalada ainda estavam em aberto. Na briga pelo título, apenas o paulista Renan Denardo e o mineiro Davi Carvalho Peres. Davi, o líder até a quarta etapa, precisava terminar à frente de Renan para ficar com o título. Já Renan precisava de pelo menos o segundo lugar na etapa final para assumir a primeira colocação no ranking. Brigando pelo último lugar no pódio estiveram o mineiro Pedro Avelar e o paranaense Pedro Egg.
Renan largou na frente no primeiro boulder, com um Top na primeira tentativa, enquanto Davi ficou apenas com a zona. No segundo boulder, Pedro Egg machucou o ombro largando a competição e as chances de continuar brigando pelo pódio, garantindo assim o terceiro lugar geral para Pedro Avelar, independente do resultado da etapa.
A disputa pelo lugar mais alto do pódio, da etapa e do ranking, permaneceu até o último boulder. Davi escalou o último boulder, conseguindo o Top em duas tentativas, jogando a pressão para Renan. Apenas o Top, em qualquer tentativa, daria o título ao paulista. O Top veio, na primeira tentativa, e o título inédito.
Resultados Finais
Copa Brasil | 5ª Etapa – Curitiba
Masculino
1º – Renan Denardo – SP
2º – Davi Carvalho Peres – MG
3º – Pedro Avelar – MG
Feminino
1º – Mariana Hanggi – PR
2º – Amanda Criscuoli – RS
3º – Ana Carolina Gumurski – SC
Ranking Final Copa Brasil
Masculino
1º – Renan Denardo – SP | 355 pontos
2º – Davi Carvalho Peres – MG | 345 pontos
3º – Pedro Avelar – MG | 275 pontos
Feminino
1º – Iasmim de Queiroz – DF | 318 pontos
2º – Ana Carolina Gumurski – SC | 280 pontos
3º – Luana Riscado – RJ | 225 pontos
Ranking final completo aqui