Mariana e Renan largam na frente na Copa Brasil de Escalada

Pódio feminina da primeira etapa da Copa Brasil de Escalada

Mariana Hanggi, Laura Timo e Najla Moufarreg no podio em Belo Horizonte | Foto: Roberta Corrêa

A primeira etapa da Copa Brasil de Escalada 2023 já tem seus primeiros vencedores. No último sábado (29/04), aconteceu em Belo Horizonte o primeiro evento válido pelo ranking da Copa Brasil, o RokazBloc. Dentro do evento, que contou com um total de 182 participantes em diversas categorias, alguns dos melhores atletas do país disputaram o lugar mais alto do pódio e os primeiros pontos da temporada.

As disputas começaram pela manhã, com as qualificatórias em formato festival. Foram 3 horas de muita escalada, nos mais de 50 boulders montadas pela equipe de Routesetters liderada pelo ex-atleta ABEE, Jean Ouriques. Somente as 6 melhores pontuações de cada atleta valiam para o resultado final, e a busca pelos pontos foi até o último minuto.

Ao final das 3 horas foram definidos os 6 finalistas da categoria Pro, masculino e feminino. No masculino, o paulista Renan Denardo avançou em primeiro, seguido do mineiro Davi Peres e o goiano Felipe Pinto. Completando a final, mais 3 mineiros: Pedro Avelar, Melquior Saviotti e Davi Nathaam. Destes, apenas os 5 primeiros disputando de fato pontos para o ranking, por estarem devidamente filiados a ABEE na categoria principal antes do evento.

No feminino, a paranaense Mariana Hanggi liderou o grupo, com a mineira Laura Timo em segundo e a gaúcha Amanda Criscuoli em terceiro. Completaram a final a catarinense Ana Carolina Gumurski, a carioca Najla Moufarreg e a mineira Clara Viegas.

As finais, que contaram com transmissão ao vivo pelo Youtube, começaram às 18h30, com os pares de finalistas escalando simultaneamante 4 boulders, seguindo as regras IFSC de 4 minutos de tentativas por problema. No masculino, Renan Denardo e Davi Peres saíram na frente, com Tops flash no M1. No feminino quem despontou no F1 foi Laura Timo, com o Top em 2 tentativas, deixando Mariana Hanggi em segundo, com o Top em 4 tentativas.

Laura Timo e Davi Peres nos boulders F2 e M2. | Foto: Roberta Corrêa

No segundo Boulder, Melquior Saviotti foi o único a conseguir marcar a zona entre os homens, assumindo provisoriamente o primeiro lugar com 1 top e 2 zonas. No feminino, Mariana assumiu a ponta com um Top flash, com Najla avançando para o terceiro com o Top na terceira tentativa.

No terceiro boulder, Renan reassumiu a liderança entre os homens, fazendo a zona na segunda tentativa, ficando com 1T  2Z 1tT 3tZ. Davi Peres veio logo em seguida, conseguindo a zona na terceira tentativa (1T 2Z 1tT 4tZ) e com a zona de primeira tentativa, Pedro Avelar assumiu a terceira posição (1T 2Z 2tT 3tZ). No feminino, apenas Ana Carolina conseguiu a zona no F3, mas permanecendo em 6º lugar com 2 zonas.

Pedro Avelar no M3 | Foto: Roberta Corrêa

A decisão ficou guardada para o último boulder. No masculino 4 atletas ainda brigavam pelo primeiro lugar, enquanto no feminino, apenas 3 atletas ainda permaneciam na disputa. Ao chegar nos últimos dois atletas para escalar, Mariana Hanggi e Renan Denardo, Laura Timo estava na frente entre as mulheres, com 2 Tops e 3 Zonas, e Pedro Avelar liderava os homens, também com 2 Tops e 3 Zonas. Mariana necessitava do Top, em qualquer tentativa, para ficar com a vitória. Renan precisava do Top Flash para garantir o título. Os dois conseguiram o Top na primeira tentativa, encontrando-se no final de seus respectivos boulders, para delírio da torcida presente.

Renan Denardo, Pedro Avelar e Davi Peres no pódio em Belo Horizonte. | Foto: Roberta Corrêa

Com as vitórias, Mariana e Renan somam cada um 100 pontos no ranking da Copa Brasil, largando na frente no circuito. Laura Timo e Pedro Avelar ficaram em segundo, somando 80 pontos cada, e Najla Moufarreg e Davi Peres ficaram em terceiro, somando 65 pontos cada. O ranking completo após a primeira etapa você pode acessar aqui.

A próxima etapa da Copa Brasil agora acontece no final de maio, na UBT de Brasília. Quem serão os campeões por lá?

Sem Respostas para "Mariana e Renan largam na frente na Copa Brasil de Escalada"