A ABEE é acredita que a Escalada Esportiva deve ser praticada dentro dos valores do “espírito esportivo”, onde se buscar a excelência humana por meio do compromisso de aperfeiçoamento dos talentos naturais de cada atleta, mas sempre respeitando as regras, os outros competidores, dentro de uma competição justa e em igualdade de condições. Neste sentido a ABEE é comprometida em seguir o Código Mundial Antidopagem e cooperar com a Agência Mundial Antidopagem (WADA), a nível internacional, e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) a nível nacional.

 

O que é o doping?

O doping é considerado uma prática que não somente interfere na ética e justiça do esporte, como é prejudicial à saúde dos atletas. É considerado doping a ocorrência de um ou mais itens listados no artigo 2 do Código Mundial Antidoping como violação da regra antidopagem, que incluem deste a presença e/ou uso de substância ou métodos proibidos, como se recusar a fornecer amostra ou tentar fraudar de alguma forma o processo de testagem. Vale lembrar que as violações antidopagem englobam não somente atleta, mas também técnicos e treinadores que administrem ou tentem administrar substância ou método proibido em um atleta.


Autoridades Antidopagem


Agência Mundial Antidopagem (WADA)

A WADA nasceu em 1999 com uma agência independente, composta e fundada por membros do movimento esportivo e governos do mundo. Ela é responsável por compilar o Código Mundial Antidopagem e trabalha ativamente no desenvolvimento das capacidades antidopagem, educação e pesquisa científica.


Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD)

A ABCD é o órgão no Brasil responsável pelo controle antidopagem nas diversas manifestações esportivas. É ela quem faz a coleta, testa e gerencia os resultados. Além disso ela atua ativamente na educação da cultura antidopagem no esporte brasileiro.


Agência de Testagem Internacional (ITA)

A ITA é uma organização internacional, baseada em Lousanne na Suiça, e tem por missão ajudar Federações Esportiva Internacionais, grandes organizadores de eventos e outras instituições buscando apoio em implantar programas antidopagem. Como agência de testagem a ITA é hoje responsável por conduzir o programa antidopagem em vários eventos, incluindo os Jogos Olímpicos.

Vídeos Educativos

Controle de Doping

Direitos e Deveres do atleta durante o Controle Antidoping

Responsabilidades dos Atletas

Teste em competição e fora de competição

Responsabilidades do pessoal de suporte ao atleta

Substâncias de abuso

 

Links Importantes


Código Mundial Antidopagem

O Código Mundial Antidopagem, publicado e atualizado pela WADA, é o documento universal e fundamental sobre qual estão baseados todos os programas antidopagem no mundo do esporte. Acesse ao lado a atualização mais recente.

Lista de Substâncias e Métodos Proibidos

Constantemente atualizada pela WADA, este documento lista todas as substância e métodos proibidos para fins de controle de dopagem, tanto durante uma competição como a qualquer momento, de acordo com cada esporte. Acesse ao lado a atualização mais recente (Jan/2022)

Código Brasileiro Antidopagem

O Código Brasileiro Antidopagem tem por objeto a organização do sistema brasileiro antidopagem e a previsão das regras e procedimentos aplicáveis à prevenção e combate à dopagem no esporte em todo o território brasileiro

Regras Antidopagem IFSC

A Federação Internacional de Escalada Esportiva publicou suas regras antidopagem que tomaram efeito em janeiro de 2021 e são aplicáveis em todos os eventos oficiais IFSC, para atletas, técnicos, assim como dirigentes.

Política Antidopagem ABEE

Esta política estabelece o compromisso da ABEE junto ao Código Mundial Antidoping e sua cooperação com a Agência Mundial Antidoping (WADA) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) para o combate e erradicação do doping no esporte.
Skip to content