Contato
Tem alguma dúvida? As perguntas mais frequentes (FAQ) estão respondidas abaixo. Não achou o que queria? Preencha o formulário de contato abaixo e deixe sua pergunta, crítica ou sugestão para a ABEE.
As perguntas mais comuns estão respondidas abaixo.
O principal objetivo da ABEE é organizar e manter o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, nas categorias oficiais IFSC (Pro, Juvenil e Paraclimbing). Secundariamente a ABEE investe no fomento do esporte e no desenvolvimento das categorias de base (Amador e Infantil), hoje de forma direta organizando competições, mas buscando apoiar e incentivar esse trabalho por parte das entidades regionais/estaduais, que devem ser no futuro os responsáveis por essas categorias, podendo a ABEE se dedicar exclusivamente na organização de competições nas categorias IFSC.
Sim. A ABEE é um das federações/associações de escalada nacionais membro da Federação Internacional de Escalada Esportiva desde 2014. Ser uma entidade membro do IFSC garante aos atletas brasileiros a possibilidade de participar do Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Panamericano e agora as Olimpíadas.
Sim. Desde que a Escalada Esportiva foi incluída nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio e se tornou esporte olímpico, a ABEE foi reconhecida pelo COB como a entidade máxima da Escalada Esportiva de Competição no país. Isso se deu tanto pela representatividade da ABEE no cenário como pela entidade ser membro do IFSC, que por sua vez é uma entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
A escalada esportiva de competição tem 3 modalidades: O Boulder é uma modalidade disputada sem corda, em paredes de no máximo 5 metros de altura, protegidas por colchões de segurança na base, onde o objetivo é completar o máximo de boulders possível no mínimo de tentativas; a Dificuldade (Lead), disputada escalando com cordas, clipando os pontos de segurança a medida que se escala, em paredes de até 15 metros de altura, onde o objetivo é chegar até o "Top" ou o mais alto possível dentro do tempo limite; e a Velocidade (Speed), disputada em paredes com desenho padrão, de 15 metros de altura, em baterias com 2 atletas competindo um contra o outro, onde o mais rápido avança.
Hoje o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva tem 7 categorias: a Pro, para os atletas da elite da escalada nacional; as categorias Juvenis A, B e Junior; a categoria Amador; a categoria Paraclimbing; e a categoria Infantil.
Sim. A maioria das categorias requer filiação à ABEE para participar das competições e tem suas próprias modalidades e valores. Hoje apenas a categoria infantil dispensa os atletas de filiação.
A idade mínima para participar da categoria Amador é 14 anos de idade, completados a qualquer momento do ano da competição. Atletas mais novos podem ser liberados para competir no Amador, mas devem ser validados pela organização.
As categorias juvenis são categorias oficiais IFSC e tem uma faixa de idade para cada uma. A categoria Juvenil B é para atletas com 14 e 15 anos, completados a qualquer momento do ano da competição. A categoria Juvenil A é para atletas com 16 e 17 anos, completados a qualquer momento do ano da competição. E a categoria Junior, para atletas com 18 e 19 anos, completados a qualquer momento do ano da competição. Atletas que completem 20 anos no ano da competição já não participam mais do Juvenil. Para atletas menores de 14 anos exceções podem ser abertas, mediante avaliação técnica do atleta e liberação da organização para competir.
Sim. A filiação Juvenil é uma categoria de filiação superior à filiação Amador, sendo assim, dá direito a participar tanto das competições juvenis quanto das competições do Amador. Contudo, a filiação Juvenil não dá direito a competir na categoria Pro, que necessita da filiação Pro.
A Seleção Brasileira é convocada duas vezes no ano. O critério utilizado para selecionar os atletas que farão parte do time no momento da convocação é a posição deles no Ranking de Avaliação, que leva em conta os resultados da competições nacionais e competições internacionais oficiais IFSC. Os 5 melhores do Ranking de Avaliação no momento da convocação entram para a Seleção Brasileira.
A ABEE sabe da importância dos ginásios de escalada para o desenvolvimento da escalada competitiva, por isso busca manter uma relação estreita com esses estabelecimentos. Os ginásios podem manter uma relação mais formal com a ABEE através de parceria, que dá direito aos atletas do ginásio se filiarem com desconto e garante a inclusão do estabelecimento no mapa de Onde Escalar no nosso site. Se você é dono/gerente de um ginásio de escalada em qualquer lugar do Brasil você pode solicitar ser tornar parceiro aqui.