Presidente Nishimura visita projeto pioneiro de escalada nas escolas

Parede escalada nas escolas de Londrina: projeto pioneiro no país.

Alunos da cidade de Londrina (PR) tiveram a oportunidade de conhecer a modalidade e um dos maiores nomes da escalada nacional. | Foto: Dani Fernandes/PML

Na última quinta-feira (24/08), o presidente da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), Raphael Nishimura, esteve em Londrina (PR), para conhecer o projeto pioneiro de escalada nas escolas da cidade paranaense. Foram visitadas duas escolas da cidade, Professor Hélvio Esteves e Professor Moacyr Teixeira, e além de Nishimura, estiveram presentes Fábio Gioffrê, sócio fundador da Crux Agarras, empresa vencedora da licitação para o fornecimento das paredes, e Felipe Camargo, sócio da Crux e um dos maiores nomes da escalada nacional, reconhecido mundialmente. 

O projeto da prefeitura de Londrina contempla inicialmente 30 escolas da rede pública da cidade, com 27 paredes já instaladas e mais 3 que devem receber o equipamento em breve. Já está previsto também um aditivo para levar a escalada para mais 8 escolas ainda este ano. Além disso, uma nova licitação será feita para dotar ainda mais escolas com a pratica da modalidade.

O projeto de Londrina fez parte da apresentação da ABEE para autoridades do Ministério do Esporte e Câmara dos Deputados durante visita à Brasília em junho. O objetivo era mostrar a viabilidade e o baixo custo de instalação dos equipamentos, visando assim encontrar caminhos para levar a iniciativa para ainda mais cidades do país.

As paredes de escalada que equipam as escolas de Londrina são da modalidade Boulder, com 5 placas de 2.20 x 1.60m, totalizando 8 metros de parede com inclinação de 5º negativo, equipadas com agarras confortáveis, ideais para a iniciação na modalidade. O custo total para implementar as 30 paredes iniciais foi de R$390mil – uma média de apenas R$13mil por parede instalada. 

Nishimura disse se sentir realizado em ver o projeto de escalada nas escolas públicas. “Para mim isso é um sonho realizado, Londrina foi pioneira nesta inovação e pretendemos estender este projeto para outras cidades do Brasil. É uma iniciativa que possibilita despertar novos talentos, novos potenciais, e hoje fiquei muito feliz em ver de perto a execução do projeto nas escolas municipais e felicidade das crianças”, expôs.

Animação com a escalada

Durante a visita ficou evidente a empolgação das crianças com o novo equipamento e com a oportunidade de conhecer Felipe Camargo, um dos maiores nomes da escalada nacional, e com grandes feitos reconhecidos mundialmente. Além de conhecer de perto o projeto, Felipe demonstrou a modalidade para as crianças e respondeu a perguntas feitas pelos alunos do 5º ano.

Felipe Camargo demonstrando a escalada nas escolas públicas de Londrina. | Foto: Dani Fernandes/PML

O atleta expressou a sua felicidade em ver o entusiasmo e animação das crianças com um novo esporte. “As crianças são carentes de novos esportes, estão mais acostumadas com esporte com bola, e quando aparece algo novo elas ficam felizes e animadas e isso também nos motiva muito. O momento da entrevista também foi muito bacana, as crianças mandaram muito bem nas perguntas, e é muito legal escutar as dúvidas que elas têm”, afirmou.

A diretora da escola municipal Hélvio Esteves, Simone dos Santos Aguiar, contou que o projeto está sendo executado na unidade há um mês. “As crianças estão gostando muito, o uso está sendo bastante benéfico, elas utilizam tanto no horário do recreio como nas aulas de educação física. A visita do atleta Felipe Camargo foi muito importante, porque além de conhecê-lo de perto, permitiu que as crianças conhecessem mais sobre o esporte. Além disso, a visita aconteceu em boa hora, porque os alunos do 5º ano estão estudando o gênero entrevista, e com isso tiveram a oportunidade de entrevistar este grande atleta”, disse.

Fonte: Blog Londrina

Sem Respostas para "Presidente Nishimura visita projeto pioneiro de escalada nas escolas"