Luana Riscado e Richard Schwark conquistam a Copa Brasil de Escalada

Podio feminino da Copa Brasil de Boulder 2022 | Foto: Aline Machado

Após 6 etapas, em 5 estados diferentes, chegou ao fim a primeira edição da Copa Brasil de Escalada, disputada este ano apenas na modalidade Boulder. Foram 57 atletas participando do ranking, com representantes de 7 estados brasileiros. No final, apenas 2 atletas puderam levar para casa do título de campeões da Copa Brasil: Richard Schwark, de São Paulo, e Luana Riscado do Rio de Janeiro.

Campeão por antecipação

O paulista Richard Schwark sabia que não conseguiria participar de todas as etapas da Copa Brasil. Com isso em mente, ele buscou pontuar o máximo possível nas etapas em que competiu. Na primeira etapa, no Rio de Janeiro, ele foi o segundo melhor ranqueado, somando 80 pontos, atrás apenas de Pedro Egg. Nas 3 etapas seguintes, 3 vitórias. Ele venceu em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Brasília, alcançando a impressionante marca de 380 em apenas 4 eventos. Com passagem só de ida para a Alemanha, Richard ficou de fora da quinta etapa em Campinas, e da última em Curitiba.

Em Campinas, apenas um atleta ainda ameaçava a posição de Richard e poderia tirar dele o título: Pedro Egg. O atleta do paraná, que havia subido ao pódio nas duas etapas anteriores, precisava de pelo menos um quarto lugar na etapa para evitar que Richard conquistasse o título por antecipação. Pedro acabou terminando a etapa em 5º, somando 40 pontos e atingindo 295 no total. Como só os 5 melhores resultados contavam para o ranking, mesmo com uma vitória na última etapa Pedro não conseguiria superar os 380 pontos de Richard. Ao fim da etapa em Campinas, Richard já garantiu matematicamente o título.

Pedro Egg conseguindo o Top no M4 da final em Curitiba e garantindo o terceiro lugar no ranking da Copa Brasil. | Foto: Aline Machado

Mas isto não tirou a emoção da etapa final em Curitiba. O segundo e terceiro lugar no podio ainda estavam indefinidos. Brigando pelas duas medalhas, 3 atletas: Pedro Egg (PR), Renan Denardo (SP) e Rodrigo Hanada (SP).

Na capital paranaense, quem brilhou e conquistou o primeiro lugar, foi o paulista Mateus Bellotto, em sua única participação no circuito da Copa Brasil. Rodrigo Hanada terminou em segundo e Renan Denardo em terceiro. Com o segundo lugar, Rodrigo somou 80 pontos e assumiu o segundo lugar no ranking. Pedro Egg, que terminou em quarto, conseguiu pontos suficientes para ainda ficar a frente de Renan, por 5 pontos, e conquistar o terceiro lugar no ranking final.

Podio da 6ª etapa em Curitiba: Mateus Bellotto, Rodrigo Hanada e Renan Denardo | Foto: Aline Machado

Disputa até o final no feminino

Entre as mulheres, nenhuma atleta disparou na pontuação a ponto de garantir o título antecipadamente. Com as atletas se revezando nos 3 primeiros lugares, etapa a etapa, a disputa ficou acirrada até o final.

A niteroiense Luana Riscado começou melhor em casa, vencendo a primeira etapa no Rio de Janeiro e largando na frente. A mineira Laura Timo ficou em segundo, com Deborah Albuquerque em terceiro. Na segunda etapa, Laura Timo ficou com a vitória, com Luana Riscado em segundo e Clara Viegas (MG) em terceiro. Na terceira data, em Porto Alegre, Laura Venceu mais uma vez, ficando isolada em primeiro no ranking, com Iasmim de Queiroz (DF) em segundo e Camila Flores (PR) em terceiro. Em Brasília, as duas primeiras do ranking, Laura e Luana, não participaram, deixando o caminho aberto para Deborah Albuquerque (SP) vencer a etapa e se aproximar da dupla. Amanda Criscuoli (RS) ficou com o segundo lugar, entrando na briga, e Clara Viegas em terceiro, assumindo a segunda colocação do ranking com 225 pontos. A etapa em Campinas viu o retorno de Luana e mais uma vitória da atleta do Rio de Janeiro. Com a pontuação ela se isolou na liderança. Clara Viegas agora conquistou o segundo lugar na etapa e manteve a posição no ranking, jogando Laura para o terceiro.

Camila Flores, campeã da etapa em Curitiba e do Paranaense de Boulder | Foto: Aline Machado

Para a última etapa em Curitiba, 5 atletas ainda brigavam pelos 3 primeiros lugares do ranking. Laura não compareceu e dependeria do resultado das demais para permanecer em terceiro. Das 4 restantes, apenas Luana dependia dela mesma. Ela precisava de pelo menos um quarto lugar para garantir o título. Todas as demais tinham que buscar a vitória e torcer para uma posição abaixo do quarto para Luana. Mas a vitória da etapa ficou mesmo com paranaense Camila Flores, vencendo sua primeira etapa em casa. Amanda Criscuoli ficou com o segundo lugar na etapa e garantiu o terceiro lugar no ranking. Clara Viegas completou o pódio da etapa e assegurou o segundo lugar no ranking final. Luana Riscado conseguiu seu quarto lugar, conquistando o título da Copa Brasil, com 365 pontos.

Sem Respostas para "Luana Riscado e Richard Schwark conquistam a Copa Brasil de Escalada"