Brasil fecha participação no Mundial Juvenil de Escalada com bons resultados

Time Brasileiro no Mundial de Escalada Juvenil

Time Brasileiro no Mundial de Escalada Juvenil

Mais um Mundial Juvenil de Escalada para a conta! Nosso time representou muito bem o Brasil em Dallas, e voltou com bons resultados na mala. Apesar de não termos disputado novamente uma semifinal, conseguimos ficar entre os melhores do continente americano e como os melhores sul americanos em algumas categorias e modalidades.

O time inscrito para representar o pais neste evento foi formado por 6 atletas. Mateus Bellotto, Mariana Hanggi e Laura Timo já tinham experiência no Mundial Juvenil. Mateus havia participado de 2 edições anteriormente (Arco 2019, Voronezh 2021). Já Mariana e Laura haviam estreado na competição ano passado. Os demais membros do time competiam pela primeira vez em um evento oficial IFSC: João Felipe Barbosa, André Macedo e Pedro Henrique Namba.

Grande evolução de Laura Timo no Boulder

A primeira modalidade disputada pelos nossos atletas foi o Boulder. A competição começou com a categoria Junior Masculino, com Mateus Bellotto e Pedro Henrique Namba representando o Brasil. Utilizando o mesmo modelo de qualificatória em “flash”, testado pela primeira vez no ano passado, a rodada estava dura e os dois ainda ficaram longe da zona de classificação para a semifinal. Os dois fizeram 1 Top e 3 Zonas, e terminaram em 35º e 36º respectivamente. Em nível sul americano, os dois ficaram atrás apenas do chileno Jose Tomas Ledesma.

Mateus Bellotto no Mundial de Escalada Juvenil em Dallas

Mateus Bellotto na qualificatória do Boulder Junior | Foto: Slobodan Miskovic/IFSC

Em seguida foi a vez dos meninos do Juvenil A Masculino, com André Macedo e João Felipe Barbosa. Escalando exatamente os mesmos boulders da categoria Junior, ficamos novamente longe das semifinais. André terminou em 38º com 1 Top e 2 Zonas, e João Felipe em 41º, com 1 Zona. Mariana Hanggi não participou no Juvenil A Feminino por ainda estar em recuperação de lesão no tornozelo.

O nosso grande destaque no Boulder foi sem dúvida nenhuma a mineira Laura Timo. Em qualificatória bastante dura, Laura completou sua participação entre as 20 primeiras e teve que aguardar a fase terminar para saber se avançaria para as semifinais ou não. Ela acabou caindo para 24º colocação, ficando de fora da semifinal por pouco. Mesmo sem avançar de fase, o resultado é um enorme salto em relação a participação de Laura no Mundial anterior, onde ela terminou em 34º na mesma modalidade e categoria. O resultado também deu a Laura o posto de melhor atleta Sul Americana da competição e a 5º melhor Pan Americana, atrás apenas de 3 atletas dos EUA e 1 do Canadá.

Laura Timo no Mundial de Escalada Juvenil

Luara Timo foi a melhor Sul Americana no Boulder Juvenil B Feminino | Foto: Caleb Timmermans/IFSC

Quase semifinal dupla na Guiada

Depois de alguns dias de descanso e treino em Dallas o time voltou para disputar as qualificatórias da Guiada. Nesta modalidade a expectativa de semifinal era maior, já que havia garantido dois atletas na semifinal no Mundial passado.

Novamente as disputas começaram para o Brasil pelo Junior Masculino. Mateus Bellotto tentava repetir o feito de 2021 e avançar mais uma vez para as semifinais. Escalando bem, ele chego bem próximo de seu objetivo. Ele completou a fase na 29º colocação, apenas 3 posições da zona de classificação. O desempenho garantiu o melhor posto Sul Americano da competição e o 7º entre os Pan Americanos. Pedro Henrique Namba finalizou sua participação em 45º.

Logo em seguida Mariana entrou para escalar no Juvenil A Feminino. Depois de bons resultados a nível Sul Americano, a expectativa de uma semifinal era real. Ela escalou bem, confiante e fluida, e terminou em 28º na classificação geral, a apenas 2 colocações da próxima fase. Ainda assim a colocação foi a melhor de uma atleta Sul Americana, e o 5º melhor posto entre as Pan Americanas.

Mariana Hanggi no Mundial de Escalada Juvenil

Mariana Hanggi na qualificatória da Guiada Juvenil A Feminino | Foto: Caleb Timmerman/IFSC

A participação brasileira foi completada com a participação do Juvenil A Masculino, com André Macedo e João Felipe Barbosa, e do Juvenil B Feminino com Laura Timo. André estreou bem e terminou em 37º e João Felipe em 45º. Já Laura completou sua participação com um bom 39º lugar.

O próximo Mundial Juvenil já tem data e país para acontecer. Em 2023 o evento acontece na Coreia do Sul de 19 a 27 de agosto. Será a primeira vez que o país da asiático receberá um Campeonato Mundial Juvenil de Escalada.

 

 

Sem Respostas para "Brasil fecha participação no Mundial Juvenil de Escalada com bons resultados"