Brasil fecha participação no Mundial Juvenil de Escalada com bons resultados
- ABEE
- 31 de agosto de 2022
- Sem comentários
Mais um Mundial Juvenil de Escalada para a conta! Nosso time representou muito bem o Brasil em Dallas, e voltou com bons resultados na mala. Apesar de não termos disputado novamente uma semifinal, conseguimos ficar entre os melhores do continente americano e como os melhores sul americanos em algumas categorias e modalidades.
O time inscrito para representar o pais neste evento foi formado por 6 atletas. Mateus Bellotto, Mariana Hanggi e Laura Timo já tinham experiência no Mundial Juvenil. Mateus havia participado de 2 edições anteriormente (Arco 2019, Voronezh 2021). Já Mariana e Laura haviam estreado na competição ano passado. Os demais membros do time competiam pela primeira vez em um evento oficial IFSC: João Felipe Barbosa, André Macedo e Pedro Henrique Namba.
Grande evolução de Laura Timo no Boulder
A primeira modalidade disputada pelos nossos atletas foi o Boulder. A competição começou com a categoria Junior Masculino, com Mateus Bellotto e Pedro Henrique Namba representando o Brasil. Utilizando o mesmo modelo de qualificatória em “flash”, testado pela primeira vez no ano passado, a rodada estava dura e os dois ainda ficaram longe da zona de classificação para a semifinal. Os dois fizeram 1 Top e 3 Zonas, e terminaram em 35º e 36º respectivamente. Em nível sul americano, os dois ficaram atrás apenas do chileno Jose Tomas Ledesma.
Em seguida foi a vez dos meninos do Juvenil A Masculino, com André Macedo e João Felipe Barbosa. Escalando exatamente os mesmos boulders da categoria Junior, ficamos novamente longe das semifinais. André terminou em 38º com 1 Top e 2 Zonas, e João Felipe em 41º, com 1 Zona. Mariana Hanggi não participou no Juvenil A Feminino por ainda estar em recuperação de lesão no tornozelo.
O nosso grande destaque no Boulder foi sem dúvida nenhuma a mineira Laura Timo. Em qualificatória bastante dura, Laura completou sua participação entre as 20 primeiras e teve que aguardar a fase terminar para saber se avançaria para as semifinais ou não. Ela acabou caindo para 24º colocação, ficando de fora da semifinal por pouco. Mesmo sem avançar de fase, o resultado é um enorme salto em relação a participação de Laura no Mundial anterior, onde ela terminou em 34º na mesma modalidade e categoria. O resultado também deu a Laura o posto de melhor atleta Sul Americana da competição e a 5º melhor Pan Americana, atrás apenas de 3 atletas dos EUA e 1 do Canadá.
Quase semifinal dupla na Guiada
Depois de alguns dias de descanso e treino em Dallas o time voltou para disputar as qualificatórias da Guiada. Nesta modalidade a expectativa de semifinal era maior, já que havia garantido dois atletas na semifinal no Mundial passado.
Novamente as disputas começaram para o Brasil pelo Junior Masculino. Mateus Bellotto tentava repetir o feito de 2021 e avançar mais uma vez para as semifinais. Escalando bem, ele chego bem próximo de seu objetivo. Ele completou a fase na 29º colocação, apenas 3 posições da zona de classificação. O desempenho garantiu o melhor posto Sul Americano da competição e o 7º entre os Pan Americanos. Pedro Henrique Namba finalizou sua participação em 45º.
Logo em seguida Mariana entrou para escalar no Juvenil A Feminino. Depois de bons resultados a nível Sul Americano, a expectativa de uma semifinal era real. Ela escalou bem, confiante e fluida, e terminou em 28º na classificação geral, a apenas 2 colocações da próxima fase. Ainda assim a colocação foi a melhor de uma atleta Sul Americana, e o 5º melhor posto entre as Pan Americanas.
A participação brasileira foi completada com a participação do Juvenil A Masculino, com André Macedo e João Felipe Barbosa, e do Juvenil B Feminino com Laura Timo. André estreou bem e terminou em 37º e João Felipe em 45º. Já Laura completou sua participação com um bom 39º lugar.
O próximo Mundial Juvenil já tem data e país para acontecer. Em 2023 o evento acontece na Coreia do Sul de 19 a 27 de agosto. Será a primeira vez que o país da asiático receberá um Campeonato Mundial Juvenil de Escalada.