Agora somos CBEscalada! – Conheça o novo nome e marca da Escalada Esportiva brasileira!
A entidade máxima da Escalada Esportiva brasileira agora tem um novo nome e uma nova marca. A partir de hoje, deixamos de lado o nível de associação e assumimos o título de Confederação: Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, ou simplesmente, CBEscalada!
A mudança vem coroar 10 anos de dedicação ao desenvolvimento da escalada esportiva no Brasil, já com status de confederação junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), uma vez que era reconhecida como a representante nacional e internacional da modalidade. Contudo, faltava o marco legal para formalizar a nomenclatura. Em 2024, com a fundação e registro da Federação Paulista de Escalada Esportiva (FEESP), alcançaremos o mínimo legal de 3 Federações esportivas filiadas, necessário para receber o título oficial de Confederação!
Nada muda no trabalho que já está sendo realizado, mas em termos de imagem e status há um ganho notável, uma vez que a confederação é o nível mais alto entre as entidades que compõem o sistema nacional de desporto.
Os trâmites legais para incorporar a nova terminologia no estatuto da entidade estão em suas fases finais, mas a partir de hoje já começamos a utilizar o nome CBEscalada!!
Um novo ciclo, um novo nome, uma nova marca
Com o novo nome, surgiu a necessidade de uma nova marca para representar essa nova fase. A equipe de comunicação interna da entidade foi encarregada de repensar o símbolo e o logotipo, além de criar um novo sistema de identidade visual alinhado a esse novo status.
A ideia por trás da nova marca era de modernizar o que já existia, sem perder a conexão com o passado. A intenção era comunicar, em forma de imagem, que não deixamos nossa história de lado e seguimos o mesmo caminho de antes, apenas com uma nova roupa.
Com isso em mente, os elementos chave da marca anterior foram mantidos: o símbolo em forma de escudo, as cores amarelo e azul e o pictograma do escalador. Todos foram redesenhados, com formas simplificadas que trazem mais dinamismo e modernidade ao conjunto, além de proporcionar uma melhor leitura e adaptação em diferentes tamanhos. A tipografia do logotipo também foi reconsiderada, utilizando uma uma fonte mais moderna e com personalidade. Além da versão horizontal, que será a prioritária para em diversas aplicações, a marca ganhou uma versão de assinatura vertical, abreviando o nome para “CBEsc”, melhorando também a legibilidade e adaptabilidade em tamanhos variados, mas mantendo o entendimento e a diferenciação de outras abreviações com as mesmas iniciais.
As cores principais foram ligeiramente ajustadas, para criar tons mais vivos e brilhantes. A identidade visual também ganhou a companhia de novas cores de suporte, para serem utilizadas em conjunto com as cores principais da identidade, principalmente com a grande novidade e melhoria em relação à anterior: novas texturas.
Reconexão com as origens
Para criar as novas texturas, que visam unificar os diferentes materiais onde a identidade visual vai ser aplicada, a equipe de criação decidiu se reconectar com as origens e a raiz da escalada: a rocha. Para isto, foram desenvolvidas 3 distintas texturas representando o arenito, o granito e o calcário, que são os principais tipos de rochas onde a escalada é praticada no país. Cada textura foi combinada com uma cor diferente, para aplicação prioritária.
As novas texturas demonstraram todo o seu potencial quando aplicadas nas peças de vestuário, trazendo mais modernidade e personalidade para o material, com cores mais claras, além de elegância e sobriedade com tonalidades mais escuras.
Mal conseguimos esperar para ver os uniformes da Seleção Brasileira para a temporada 2025!
Fase de transição
Como em toda grande mudança de identidade visual, a implantação da nova marca é feita em fases. Desta maneira, durante o restante de 2024 a marca antiga (e nome) ainda irá conviver com a nova identidade visual nos materiais da entidade.
O digital recebe primeiro a nova identidade, devido a facilidade e velocidade na produção de materiais. Então já esperem ver a nova marca nas nossas redes sociais, site e documentos digitais.
Na parte gráfica, a transição para a nova marca levará mais tempo. Por exemplo, os uniformes da seleção brasileira continuarão exibindo a logo antiga no restante da temporada, uma vez que já foram aprovados pela IFSC no início do ano. As medalhas das competições 2024 ainda irão trazer o símbolo antigo, pois foram encomendadas com bastante antecedência, mas serão as últimas neste formato
A expectativa é que em 2025 toda a transição tenha sido concluída e apenas a nova marca esteja presente em todos os materiais da, agora, CBEscalada. É o futuro da escalada esportiva brasileira que já começou!