Brasil sobe ao pódio duas vezes na estreia da temporada internacional de Paraescalada

Marina Dias e Eduardo M. Schaus, ouro e bronze para o Brasil na estreia da temporada internacional 2026. Foto: Arcervo CBEscalada

Marina Dias e Eduardo M. Schaus, ouro e bronze para o Brasil na estreia da temporada internacional 2026. Foto: Acervo CBEscalada

A Seleção Brasileira de Paraescalada estreou em grande estilo na temporada 2026 da World Climbing Para Series, organizada pela World Climbing, federação internacional da modalidade. A primeira etapa do circuito foi disputada entre os dias 15 e 16 de maio, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, e marcou mais um importante capítulo na trajetória da modalidade no país. 

Com atuações consistentes e de alto nível técnico, a delegação brasileira demonstrou evolução competitiva diante dos principais atletas do mundo. O destaque da equipe ficou por conta de Marina Dias e Eduardo M. Schaus, que conquistaram as medalhas de ouro e bronze, respectivamente, nas classes RP3 e AU2.

Além do título na etapa, Marina alcançou sua décima medalha em etapas da World Climbing Para Series, consolidando sua trajetória como uma das principais referências internacionais da paraescalada brasileira.

A atual campeã mundial e representante de Taubaté, Marina Dias garantiu o primeiro lugar na categoria RP3 Feminina e alcançou sua décima medalha em etapas do circuito internacional, consolidando sua trajetória como uma das principais referências internacionais da paraescalada brasileira.

Nas qualificatórias, disputadas na última terça-feira (15/05), a brasileira já havia mostrado força ao terminar na liderança, à frente da norte-americana Nat Vorel.

Na grande final, realizada no sábado (16/05), Marina Dias confirmou o excelente início na temporada. Após avançar à decisão na liderança das classificatórias, a brasileira foi a última atleta a entrar na parede entre as finalistas. Quando iniciou sua escalada, o cenário já estava definido: a norte-americana Nat Vorel havia alcançado o Top da via e, para conquistar o ouro, Marina também precisaria completar a escalada.

Com controle, confiança e muita precisão nos movimentos, a brasileira chegou ao Top e garantiu o lugar mais alto do pódio em uma final emocionante. Nat Vorel ficou com a medalha de prata no critério de desempate, enquanto a alemã Lena Schoellig completou o pódio ao alcançar a agarra 39+.

Outro grande destaque da competição veio com Eduardo M. Schaus, que conquistou a medalha de bronze na categoria AU2 e celebrou sua segunda medalha em etapas da Copa do Mundo de Paraescalada. Classificado para a final na 4ª colocação, o brasileiro foi o primeiro atleta a entrar na parede e alcançou a agarra 35+, estabelecendo uma marca importante logo no início da decisão.

Na sequência, o francês Anthony Guillen chegou apenas à agarra 32+, aumentando as chances de pódio para o brasileiro. Com a escalada dos dois últimos finalistas, a expectativa tomou conta da equipe até a confirmação de mais uma medalha internacional para Eduardo. O bronze coroou mais uma participação marcada por entrega, intensidade e muita determinação de Eduardo durante toda a prova.

Marina Dias e Edu M. Schaus devem disputar as próximas etapas do circuito, previstas para acontecer em Innsbruck (Austria) e Laval (França). 

Estreia super comemorada da delegação brasileira

Além dos pódios, o desempenho coletivo da equipe brasileira também foi motivo de comemoração. Tivemos a estreia da atleta Lívia Flor na classe B2, marcada também pela estreia da classe na escalada brasileira internacional, Lívia encerrou sua primeira participação com a 6ª colocação geral.

Outra estreia bastante celebrada foi a dos atletas Kauê de Morais, na categoria AL1, e Lucas Rodrigues D’Elly, na RP2. Os dois brasileiros encerraram sua participação na oitava colocação em suas respectivas categorias, somando importantes experiências internacionais logo em suas primeiras participações no circuito.

A temporada de 2025 também representa um novo capítulo para a Paraescalada brasileira. Pela primeira vez, a modalidade passou a contar com o suporte integral do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), um marco histórico que fortalece a estrutura do alto rendimento e amplia as oportunidades de desenvolvimento técnico, esportivo e institucional da Seleção Brasileira.

O desempenho brasileiro na abertura da temporada internacional confirma o crescimento da paraescalada nacional e reforça o papel da Confederação Brasileira de Escalada no desenvolvimento da modalidade, criando oportunidades e levando o Brasil a cada vez mais destaque no cenário internacional.

 

 

 

Sem Respostas para "Brasil sobe ao pódio duas vezes na estreia da temporada internacional de Paraescalada"