Participação recorde do Brasil na Copa do Mundo de Escalada
A temporada da Copa do Mundo de Escalada teve início em abril, com a já tradicional etapa de Meiringen na Suiça. Cinco atletas brasileiros estiveram presentes nesta estreia e agora se preparam para a mais longa temporada brasileira no circuito. Ao todo serão mais 8 etapas, entre Maio e Julho, com brasileiros inscritos, incluindo a Copa do Mundo de Paraescalada.
Treino com a campeã olímpica
Após a participação em Meiringen, o time formado por Felipe Ho, Rodrigo Hanada, Pedro Avelar, Mateus Bellotto e Bianca Castro, passaram por um período de 3 semanas de treinamento com o técnico esloveno Roman Krajnik, treinador da campeã olímpica Janja Garnbret. Ela inclusive participou de algumas “sessions” com o time brasileiro.
Foram dias intensos e importantes para o time enxergar com mais clareza as demandas atuais do circuito de competições IFSC e calibrar melhor os treinamentos futuros. O foco principal foi no Boulder, desenvolvendo um maior repertório de movimentos e construindo uma nova mentalidade de treinamento e competição.
Uma boa notícia: nossos atletas surpreenderam positivamente e há bastante potencial a ser trabalhado.
Perna norte-americana
Com o fim deste intensivo, o time mudou de ares e continente. Agora a equipe está em Salt Lake City, nos EUA, onde participará de duas etapas seguidas da Copa do Mundo de Boulder na cidade. A primeira etapa acontece de 20 a 22 de maio, e a segunda de 27 a 29. Será a primeira oportunidade para os atletas colocarem em prática o que vivenciaram na Eslovênia. Felipe Ho, Rodrigo Hanada, Pedro Avelar e Mateus Bellotto estão confirmados.
Enquanto as etapas não chegam, o time se prepara nos ginásios da cidade, que também é sede do Centro de Treinamento da USA Climbing. O técnico Arthur Gáspari coordena toda a preparação do time e é o responsável por continuar o trabalho iniciado com o técnico Roman Krajnik.
Também nesta perna nos EUA acontecerá a primeira participação brasileira em uma etapa da Copa do Mundo de Paraescalada. A atleta Marina Dias, de Taubaté, irá competir na categoria RP2 feminino.
De volta ao velho continente
Depois de 1 mês de Estados Unidos, o time retorna para a Europa onde irá participar de mais duas etapas de Boulder: em Brixen na Itália, de 10 a 12 de junho; e em seguida Innsbruck, de 22 a 26 de junho, que também contará com disputas na guiada. Bianca Castro deve se juntar à equipe em Innsbruck.
Em julho o time recebe reforços. A atleta Mariana Hanggi, que acabou de conquistar a medalha de Ouro nos Jogos Sul Americanos da Juventude, aterrisa para as passar as férias escolares competindo em duas etapas do circuito de Guiada. Ela compete em Villars, onde deve ser a única representante brasileira na etapa. Em seguida ela e os demais atletas do time competem em Chamonix.
Será a estreia de Mariana em competições oficiais IFSC na categoria principal, já que ela completa 16 anos em dezembro, atingindo a idade mínima para participar do circuito.
Para fechar esse ciclo, os quatro atletas do masculino e Bianca Castro participam ainda da Copa do Mundo de Briançon, no final de julho.
Calendário participação brasileira
- Copa do Mundo Salt Lake City (B) | 20 a 22 de maio – Felipe Ho, Pedro Avelar, Rodrigo Hanada e Mateus Bellotto;
- Copa do Mundo Paraescalada Salt Lake City (G) | 24 e 25 de maio – Marina Dias;
- Copa do Mundo Salt Lake City (B) | 27 a 29 de maio – Felipe Ho, Pedro Avelar, Rodrigo Hanada e Mateus Bellotto
- Copa do Mundo Brixen (B) | 10 a 12 de junho – Felipe Ho, Pedro Avelar, Rodrigo Hanada e Mateus Bellotto
- Copa do Mundo Innsbruck (B,G) | 22 a 26 de junho – Felipe Ho, Pedro Avelar, Rodrigo Hanada, Mateus Bellotto e Bianca Castro
- Copa do Mundo Villars (G) | 30 de junho a 2 de julho – Mariana Hanggi
- Copa do Mundo Chamonix (G) | 8 a 10 de julho – Felipe Ho, Pedro Avelar, Rodrigo Hanada, Mateus Bellotto, Bianca Castro e Mariana Hanggi.
- Copa do Mundo Briançon (G) | 22 a 23 de julho – Felipe Ho, Pedro Avelar, Rodrigo Hanada, Mateus Bellotto e Bianca Castro