Investimento em capacitação é a tônica da ABEE durante o “lockdown” nacional

O calendário de competições 2021 de Escalada Esportiva está suspenso e ainda sem data para retornar. Aproveitando a “calmaria” destes meses sem competições, a entidade resolveu mudar um pouco o foco das ações para este primeiro semestre e resolveu investir pesado em formação e capacitação, um dos pilares do planejamento estratégico da entidade. Para os meses de março e abril foram contratados 4 cursos internacionais fechados para a ABEE, em 3 diferentes linhas de atuação dentro da entidade. 

O primeiro destes cursos foi de capacitação interna da equipe de oficiais de competição, formada por Delegados Técnicos, Presidentes do Júri e Árbitros Chefe, que aconteceu nos dias 25 e 26 de março. O curso foi ministrado pelo Árbitro IFSC Wim Verhoeven, com mais de 15 anos de experiência em competições oficiais IFSC, e autor de alguns dos materiais de referência da federação internacional sobre julgamento de competições de escalada. O intuito deste treinamento foi alinhar e atualizar os membros da equipe com as regras e os critérios de julgamento da IFSC. Todo o conteúdo aprendido vai servir para deixar o regulamento ABEE o mais similar possível ao regulamento IFSC, melhorar a atuação da equipe nos eventos oficiais ABEE, assim como capacitar melhor os árbitros nacionais das modalidades em futuros cursos de árbitros nacionais. 

Outro curso já realizado foi com o treinador alemão Udo Neumann, ex-técnico da seleção alemã de Escalada Esportiva, referência mundial em treinamento para atletas de alta performance e consultor de diversas equipe nacionais. O curso teve como público alvo os técnicos aprovados no projeto de Técnicos de Base ABEE com vistas a prepará-los para oferecer aos seus jovens atletas o melhor em treinamento de escalada, preparando-os desde cedo para as valências necessárias no cenário de competições atual.

Ainda focando nos técnicos de base, será ofertado no mês de abril um treinamento com o Dr. Tyler Nelson, doutor em ciência do exercício e dono da Camp 4 Human Performance, e membro certificado da NSCA (National Strenght and Condioniting Association). Será um curso mais voltado para a visão fisiológica e científica do treinamento de escalada, com foco no treinamento de jovens atletas. Mais um grande investimento na formação dos técnicos que vão treinar os futuros atletas brasileiros.

E para fechar o pacote de treinamentos deste primeiro semestre, a ABEE fechou também uma palestra com o Headsetter IFSC Jacky Godoffe, voltada para os routesetters credenciados ABEE no ano de 2021 e atletas da Seleção Brasileira, focando na análise dos novos desafios que são a tendência nas competições internacionais e que tem repercussão tanto no trabalho dos routesetters quanto na preparação dos atletas.

Vale destacar também a participação dos membros da comissão técnica ABEE no Congresso Internacional de Escalada, realizado nos dia 17, 19, 20 e 21 de março, com grandes nomes do esporte em nível internacional, que além de Udo Neuman e Jacky Godoffe incluíam nomes como Mina Markovic, Ingo Filzwiezer, Eva Lopez e Patrick Matos. 

Todos os cursos, treinamentos e palestras contratos são totalmente online, como não deve deixar de ser neste cenário de pandemia global. A expectativa da ABEE é manter e ampliar este tipo de formação nos próximos anos, atingindo cada vez mais profissionais em todas as áreas ligadas à Escalada Esportiva de competição.

Sem Respostas para "Investimento em capacitação é a tônica da ABEE durante o "lockdown" nacional"