Inscrições abertas para o 1º Simpósio Internacional da Saúde do Escalador
Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Internacional da Saúde do Escalador, evento gratuito e online que acontece no dia 17 de abril e irá reunir nomes de destaque do Brasil, Argentina, Chile e Peru. São profissionais de saúde e escaladores profissionais, que irão falar e debater sobre temas ligados à saúde dos escaladores e os impactos na performance e nos treinos. A idealização do Simpósio é da fisioterapeuta carioca Gabriela Saliba, em parceria com a ABEE.
O Simpósio terá ao todo mais de 8 horas de palestras, mesas redondas e uma prática corporal guiada. Será um evento apresentado majoritariamente em espanhol, com algumas palestras em português, e tem como público alvo profissionais de saúde que trabalhem com escalada, assim como escaladores avançados e atletas. Haverá a presença de um interprete, mas apenas para as perguntas e respostas ao final de cada palestra/mesa redonda.
Programação
9h às 10h30 | Mesa Redonda – Escalada: Prevenção, fatores de rendimento e capacidade de força, com Daniel Serman (CHI), Juan Miranda “Marvin” (ARG) e Willy Toro (CHI), em espanhol.
10h40 às 12h10 | Mesa Redonda – Saúde da mão do escalador e interação inter e transdisciplinar, com Antônio Pedro Neto Paes (BRA), Daniela Pujol (ARG), Manoela Vilarinho (BRA) e Arthur “Xitão” Gáspari (BRA), em português.
12h10 às 13h | Intervalo de Almoço
13h às 14h30 | Palestra – Nutrição para a Escalada Esportiva com Maria José Serrano Herrera (CHI), em espanhol
14h40 às 16h10 | Palestra – Fatores Psicológicos que influenciam no treinamento de Escalada e no controle do medo com Maria Constanza Contreras (CHI), em espanhol.
16h20 às 17h50 | Mesa Redonda – Planificação do Treinamento de Escalada e as Fases de Desenvolvimento com Arthur “Xitão” Gáspari (BRA) e Jimmy Morales (PER), em português e espanhol.
18h às 19h | Trabalho Corporal – Tensegridade e exercícios baseados em cadeias musculares com Willy Toro (CHI) em espanhol
Palestrantes
Antônio Pedro Neto Paes (BRA) – Escalador desde 1998, é ortopedista e especialista em Cirurgia da Mão, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). Pertence ao Serviço de Cirurgia da Mão do Hospital Federal da Lagoa, atuando na assistência direta a população e também em docência na Residência Médica de Ortopedia/Traumatologia e Cirurgia da Mão oferecida nesse hospital.
Arthur “Xitão” Gáspari (BRA)– Doutor em Educação Física pela UNICAMP tem em sua trajetória experiências internacionais durante a sua formação na Austrália e Dinamarca. Atualmente é Coordenador de Alto Rendimento da Associação Brasileira de Escalada Esportiva – ABEE e treinador de escaladores de elite.
Daniel Serman (CHI) – formado em Educação Física, é analista de Alto Rendimento e Diretor Técnico da Seleção Chilena de Escalada. Especialista em periodização e routesetting.
Daniela Pujol (ARG) – Médica do esporte da Associação de Escalada de Buenos Aires. Organizadora de workshops de prevenção de lesões na escalada pela AEBA. Tem cursos de escalada em gelo, escalada alpina e de lesões na escalada com Volker Schoeffl em 2019.
Juan Martins Miranda “Marvin” (ARG) – Escala há mais de 30 anos, é professor de Educação Física totalmente dedicado à escalada, especialista em metodologia e treinamento desportivo em Cuba. É o técnico da Seleção Juvenil da Argentina. Organizador de eventos competitivos de escalada, dentre eles os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires em 2018.
Jimmy Morales (CHI) – Treinador de alto rendimento no Peru, trabalha desde 2009 como routesetter e é o treinador da equipe de escalada da Universidade de Lima. É o fundador da empresa Escalada y Mas, que vem organizando cursos relevantes, integrando e informando escaladores da América do Sul por meio de cursos com personalidades conhecidas internacionalmente.
Manoela Vilarinho (BRA) – Fisioterapeuta com atuação em reabilitação ortopédica de atletas profissionais e amadores da escalada. É fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Escalada (ABEE) e atualmente é residente no Kaiser Fundation Rehabilitation Center – EUA 2021 e já fez cursos na Alemanha, Espanha e Bélgica.
Maria Constanza Contreras (CHI) – Psicóloga e coach de escalada há 10 anos. Faz parte do grupo de mulheres chilenas Rockeras, que além de desenvolverem o esporte, tem uma atuação ambiental importante no Chile com enfoque na preservação do ambiente.
Maria José Serrano Herrera (CHI) – Nutricionista, é mestre em nutrição desportiva e leciona sobre o tema. Ao longo de sua trajetória profissional, teve a oportunidade de trabalhar com atletas de alto rendimento, assim como com esportistas e escaladores de diversos níveis.
Willy Toro (CHI) – Formado em Cinesiologia é fundador do Kinup Kinesiologia no Chile, importante espaço de atendimentos escaladores e outros esportistas e atletas com enfoque na Biomecânica Funcional. Especialista em Cinesiologia, ele ministra cursos de: treinamento de core, mobilidade, biotensegridade aplicado às cadeias musculares e coach de escalada.
Inscrição