Brasil terá parede de escalada de velocidade com especificações oficiais
Neste mês de fevereiro, foram iniciadas as obras para a fundação e suporte à parede de escalada de velocidade e demais estruturas definitivas (Boulder e Guiada), em nosso Centro de Treinamento, no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba.
No Brasil, as modalidades boulder e guiada são bastante difundidas, mas, a escalada de velocidade é algo recente, surgindo em nossas competições apenas em 2018. No momento atual, nenhum ginásio do país possui uma parede específica para a modalidade. No entanto, à medida que a escalada de velocidade foi inserida nas competições nacionais, a ABEE pôs à disposição dos ginásios vinculados 4 sets de agarras não oficiais, para treino. De forma que simultaneamente, as agarras de velocidade equiparam paredes nos estados, MG, RJ, SP e PR. Estes sets, não oficiais, continuam à disposição para empréstimo.
Buscando oferecer condições melhores nos treinamentos dos seus atletas, ao longo dos anos a ABEE vem adquirindo todos os elementos para construção de uma parede de escalada de velocidade no Brasil, atendendo as medidas e especificações oficiais da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).
A estrutura de fundação e suporte para recebimento da parede, já iniciada no Parque Olímpico do Cajuru, está sob responsabilidade da Prefeitura de Curitiba e sua conclusão está prevista para agosto de 2023. Ao final desta etapa, a ABEE poderá iniciar a construção da parede em si.
Mas afinal, quais as especificações oficiais de uma parede de escalada de velocidade?
A IFSC criou regulamentos detalhados para a escalada de velocidade, definindo padrões para equipamentos a serem usados, garantindo assim estruturas de competição praticamente idênticas ao redor do mundo, o que valida o registro dos recordes mundiais. São eles: Paredes de Velocidade, Agarras de Velocidade, Sistema de Medição de Tempo e Autobelays.
Em primeiro lugar, as paredes devem ser projetadas com 15 metros de altura e 5 graus de inclinação negativa. Devem conter duas pistas, construídas lado a lado, com 3 metros de largura cada, uma vez que a modalidade consiste na disputa entre dois atletas escalando simultaneamente. Devem apresentar também, superfícies texturizadas, com coeficiente de atrito específico, garantindo melhor aderência na parede.
As agarras para a parede de velocidade são específicas para a modalidade, diferentes das agarras utilizadas nas competições de boulder e guiadas, e seguem um modelo padrão de distribuição ao longo da parede, com posição e rotação específica para cada agarra.
Os sistemas de medição de tempo devem ser dos fornecedores oficiais homologados, seguindo as especificações técnicas exigidas pela IFSC, que incluem, entre outras coisas, tamanho e espessura máximos dos “pads” de largada e chegada e a sensibilidade dos mesmos. Além disso, um recorde mundial só pode ser registrado em uma parede equipada com o Autobelay reconhecido, que são de marca e modelo específicos, garantindo agilidade no recolhimento da corda e segurança na descida.
Seguindo os rígidos padrões da IFSC, a ABEE importou todos os componentes necessários: Dois conjuntos de agarras oficiais, homologadas pela IFSC, da marca Volx Climbing, adquiridos em 2020, e utilizados desde então nos nacionais; Um par de Autobelays oficiais IFSC, da marca Perfect Descent, importados em 2021, já utilizados no nacional, e; Sistema homologado IFSC de medição de tempo, da marca Deepron, que desembarcou no Brasil em dezembro de 2022.
Estamos quase lá! Em breve teremos uma parede de escalada de velocidade no Brasil! E o melhor? Idêntica às utilizadas nas competições internacionais!