Brasil marca presença na estreia da Copa Pan-Americana de Escalada

Anja Köhler e Felipe Ho farão parte da delegação brasileira na 1ª Copa Sul-Americana na Colombia. | Fotos: Lena Drapella

Anja Köhler e Felipe Ho farão parte da delegação brasileira na 1ª Copa Sul-Americana de Escalada na Colombia. | Fotos: Lena Drapella

Entre os dias 21 e 27 de novembro, a cidade de Armênia, na Colômbia, sedia a 1ª Copa Pan-Americana de Escalada, competição que reunirá alguns dos principais atletas do continente nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade, todos presentes no programa olímpico. O Brasil participa com uma delegação formada por nomes em ascensão e atletas já consolidados no cenário internacional.

A realização da primeira Copa Pan-Americana marca um momento histórico para a escalada nas Américas: pela primeira vez, um evento continental de escalada passa a valer pontos para o ranking mundial, ampliando a relevância do campeonato e reforçando o protagonismo da região no cenário global.

Time brasileiro

A proximidade geográfica contribuiu para uma delegação brasileira ampla e diversa. Ao todo, treze atletas compõem o grupo que representará o país, distribuídos entre as três modalidades. A competição também marca o encerramento da temporada internacional da Seleção Brasileira de Escalada, que em 2025 somou resultados consistentes.

No feminino, Anja Köhler e Mariana Hanggi disputam as provas de Boulder e Guiada. Anja, campeã brasileira 2025 nas três modalidades, protagonizou um dos principais destaques do ano ao avançar à semifinal da etapa de Chamonix da Copa do Mundo, na França, um feito que uma atleta brasileira não alcançava desde 2006, com Janine Cardoso.

No time masculino, o Brasil contará com: André Macedo, Rodrigo Hanada, Eduardo Calixto, Emmanuel Gallina e Gabriel Papp, na modalidade Boulder e Felipe Ho, Davi Peres e Luís Guilherme Ziolkowski na Guiada.

Na Velocidade, o time brasileiro será composto por três atletas, incluindo Pedro Egg, recordista e atual Campeão Brasileiro, Caio Egg e João Henrique Araújo.

Entre os convocados, Felipe Ho, 26 anos, desponta como o atleta mais experiente, acumulando o maior número de participações internacionais do grupo. Também competem com histórico relevante em eventos fora do país Rodrigo Hanada, Anja Köhler, Mariana Hanggi e Pedro Egg, que já estiveram em etapas da Copa do Mundo, Campeonatos Mundiais e nos Jogos Pan-Americanos.

Entre os destaques internacionais confirmados para a competição estão nomes de peso do continente. Samuel Watson (EUA), recordista mundial de Velocidade, lidera a lista ao lado de Valentina Aguado (ARG), atual campeã pan-americana na Guiada. Também marcam presença Marian Kiara (ARG), campeã da etapa da Copa Sul-Americana em Mar del Plata, e Joaquin Urrutia (CHI), vice-campeão pan-americano na Guiada. Completam a relação Christian Wagner (CHI), bronze em Mar del Plata, e Diego Lequerica (PER), medalhista de bronze no Boulder no último Campeonato Pan-Americano.

A delegação será acompanhada na Armenia por Ayo Sopejo (EUA), técnico e coordenador de desenvolvimento. Integram ainda a equipe de apoio Glauce Ibraim, técnica de base da CBEscalada, e a fisioterapeuta Marcela Fiuza.

Como acompanhar

As competições têm início na manhã do próximo sábado (horário de Brasília), com as qualificatórias do Boulder feminino. De acordo com o formato estabelecido pela IFSC, as fases eliminatórias não serão transmitidas; apenas as finais terão cobertura ao vivo. Os resultados das qualificatórias poderão ser acompanhados em tempo real pelo IFSC Result Service. Não há ainda informações sobre por onde será possível acompanhar as transmissões.

Cronograma

Sábado, 22/11

13h00 | Qualificatórias Velocidade (Feminino e Masculino)
18h00 | Finais Velocidade (Feminino e Masculino)

Domingo, 23/11

11h00 | Qualificatórias Boulder (Feminino)
18h00 | Qualificatórias Boulder (Masculino)

Segunda-feira, 24/11

11h00 | Semifinais Boulder (Feminino)
18h00 | Finais Boulder (Feminino)

Terça-feira, 25/11

11h00 | Semifinais Boulder (Masculino)
18h00 | Finais Boulder (Masculino)

Quarta-feira, 26/11

13h00 | Qualificatórias Guiada (Feminino e Masculino)

Quinta-feira, 27/11

11h00 | Semifinais Guiada (Feminino e Masculino)
17h30 | Finais Guiada (Masculino)
18h30 | Finais Guiada (Feminino)

Sem Respostas para "Brasil marca presença na estreia da Copa Pan-Americana de Escalada"