Brasil estreia no Campeonato Mundial de Escalada Juvenil

Mariana Hanggi nas disputas da Guiada no Mundial de Escalada Juvenil 2021, na Rússia.

Mariana Hanggi nas disputas da Guiada no Mundial de Escalada Juvenil 2021, na Rússia.

Começa hoje, em Dallas nos Estados Unidos, o Campeonato Mundial de Escalada Juvenil 2022. O Brasil estará representando por 6 atletas, nas categorias Junior, Juvenil A e Juvenil B, buscando repetir o bom desempenho de 2021, na Rússia, quando conseguiu avançar para as semifinais da competição com 2 atletas.

A equipe brasileira é formada por: Mateus Bellotto (SP) e Pedro Henrique Namba (GO) na categoria Junior Masculino, André Macedo (US) e João Felipe Barbosa (RJ) na categoria Juvenil A Masculino, Mariana Hanngi (PR) na categoria Juvenil A Feminino e Laura Timo (MG) na categoria Juvenil B Feminino.

Mateus Bellotto é o mas experiente do time, com participação em 2 mundiais da categoria (Arco e Voronezh), avançando para as semifinais na Guiada ano passado, além de ter conquistado medalhas no Sul Americano Juvenil (2 de ouro e 1 bronze) e ter participado em várias etapas da Copa do Mundo de Escalada este ano.

Mariana Hanggi chega para seu segundo mundial, agora estreando na categoria Juvenil A, com várias conquistas na categoria: no Sul Americano Juvenil, 3 medalhas (2 de ouro e 1 de prata) e nos Jugos Sul Americanos da Juventude, a inédita medalha de ouro para o Brasil. Ela compete apenas na Guiada, devido à uma lesão recente no tornozelo durante a Copa do Mundo.

Laura Timo completa o time de atletas com experiência em Mundiais. Ela competiu ano passado na Rússia e este ano será a única representante brasileira na categoria Juvenil B. Com grandes resultados no Campeonato Brasileiro da categoria Principal, ela chega buscando melhorar o resultado obtido em 2021.

João Felipe, André Macedo e Pedro Namba fazem as suas estreias em Campeonatos Mundiais. João Felipe fez parte do time no Campeonato Sul Americano Juvenil, onde conquistou a medalha de bronze no Boulder, e competiu nos Jogos Sul Americanos da Juventude. Pedro Namba compete pela primeira vez em um evento internacional, depois de ótimos resultados no Brasileiro da categoria principal e juvenil. A novidade do time é André Macedo, brasileiro de 15 anos que reside nos Estados Unidos, e entrou no radar da comissão técnica após ser observado treinando no Brasil e foi indicado pelo bom retrospecto nos eventos nacionais norte americanos.

O Brasil já compete hoje, nas qualificatórias do Boulder Masculino Junior e Juvenil A. Amanhã é dia de qualificatórias do Boulder Feminino Juvenil B. As provas da guiada acontecem a partir do domingo (28/08). Os resultado podem ser acompanhados ao vivo pelo sistema IFSC, aqui.

Brasil no Mundial de Escalada Juvenil

22/08 – Segunda
11h – Qualificatórias Boulder Junior Masculino (Mateus Bellotto e Pedro Henrique Namba)
16h – Qualificatórias Boulder Juvenil A Masculino (André Macedo e João Felipe Barbosa)

23/08 – Terça
11h – Qualificatórias Boulder Juvenil B Feminino (Laura Timo)

28/08 – Domingo
11h – Qualificatórias Guiada Junior Masculino, Juvenil A Masculino e Feminino (Mateus Bellotto, Pedro Henrique Namba, Mariana Hanngi, João Felipe Barbosa e André Macedo)

29/08 – Segunda
11h – Qualificatórias Guiada Juvenil B Feminino (Laura Timo

 

Sem Respostas para "Brasil estreia no Campeonato Mundial de Escalada Juvenil"