ABEE participa da primeira turma do programa de Formação de Coach Developer do COB
Entre os dias 8 e 9 de janeiro, no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil, no Rio de Janeiro, aconteceu o encerramento do Programa 1 de Formação de Coach Developer.
O programa, que teve seu início em agosto de 2023, foi realizado com suporte do Fundo de Solidariedade Olímpica, e integrou também a parceria de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina. Foram ao todo 14 profissionais beneficiados, de diferentes modalidades e instituições. Um dos profissionais que fizeram parte desta primeira turma foi o Coordenador de Alto Rendimento da ABEE, Arthur Gáspari, um dos 11 selecionados das Confederações Olímpicas através do edital aberto pelo COB.
A ação teve como objetivo formar profissionais das diversas Confederações, capacitando-os para conduzir, planejar e avaliar iniciativas e programas de desenvolvimento de treinadores e treinadoras.
No decorrer do programa, os profissionais vivenciaram atividades teóricas e práticas, através de módulos, um online e dois presenciais. Além disso, foi realizado um período de aplicação do conhecimento em atividades práticas desenvolvidas com treinadores e treinadoras de sua modalidade. O último módulo foi realizado no Centro de Treinamento do COB, e teve como objetivo a avaliação das atividades formativas realizadas nos últimos meses.
“A formação de Coach Developer abriu horizontes para o desenvolvimento de treinadoras e treinadores. O domínio de todo um ecossistema de estratégias de aprendizagem vai impactar diretamente o Núcleo de Formação de Treinadores e Treinadoras da ABEE construído em parceria com o COB em 2023. O impacto da formação sobre mim já se materializou com a idealização e implantação do Espaço Escalada de Aprendizagem, ambiente de aprimoramento dos treinadores focado nas demandas de aprendizagem do aprendiz (treinadores e treinadoras) e baseado na troca facilitada entre os treinadores e treinadoras e especialistas das mais diversas áreas. Estou muito entusiasmado com todo o conhecimento aprendido e já colocando ações no planejamento para 2024. As novidades vão ampliar as possibilidades de capacitação e aprimoramento de treinadores(as), tornando-as mais eficazes e embasadas no que há de mais moderno na educação de adultos.” – comenta Artur Gáspari.
Para ABEE, a participação no programa vem agregar ao cenário de desenvolvimento da formação de treinadores de escalada no país, iniciado através do programa de mentoria do COB para construção de programas formativos para técnicos. Foi através desta mentoria que nasceu o Núcleo de Formação de Treinadoras e Treinadores da ABEE, que em dezembro teve a sua primeira turma para Técnicos de Base Nível 1.
Com estas duas ações em parceria com o COB, a ABEE assume o protagonismo na formação específica de treinadores de escalada no Brasil, com passos bem fundamentados para a construção de um cenário esportivo ainda mais profissional e capacitado para a modalidade.