ABEE investe em Departamento Médico multidisciplinar
A ABEE segue investindo em estrutura e profissionais para melhor atender as demandas de uma entidade cada vez mais organizada e com objetivos claros a alcançar.
Depois da criação do NATA (Núcleo de Apoio ao Técnico e ao Atleta), que já contava com profissionais da área de saúde, agora a entidade sentiu a necessidade de ter um departamento completamente dedicado à área médica, para melhor acompanhar e atender os atletas da Seleção Brasileira, buscando contribuir para um melhor rendimento nos treinos e competições.
Profissionais capacitados
Os profissionais contratados pela ABEE para fazerem parte do Departamento Médico são inicialmente três: um médico, uma fisioterapeuta e um psicólogo esportivo. Todos os três são contratados ABEE, sem exclusividade, para atender os atletas quando necessário e também fazerem parte da delegação que acompanha o time em participações internacionais quando escalados. Todos ficam sob a supervisão do Coordenador de Alto Rendimento Arthur Gáspari.
Rafael Rezende | Médico – formado pela UNICAMP, é especialista em Medicina do Exercício e do Esporte pela UNESP.
Manoela Vilarinho | Fisioterapeuta – Fisioterapeuta formada pela Faculdade Metropolitanas Unidas – FMU em 2017 com atuação em reabilitação ortopédica de atletas profissionais e amadores da escalada. Praticante de escalada há 8 anos, vem acompanhando a Seleção Brasileira de Escalada desde 2018.
Yan Cintra | Psicólogo Esportivo – psicólogo, especialista em psicologia do esporte. Membro do Grupo de Preparação Mental do Comitê Olímpico Brasileiro. Trabalha com atletas das Seleções Brasileiras de Ginástica Artística, Tênis de Mesa e Mountain Bike.
Investimento em equipamentos
Além dos profissionais, a ABEE também fez um grande investimento em equipamentos modernos da área médica, fazendo uso de recursos extraordinários disponibilizados pelo COB devido à pandemia de Covid-19. Foram adquiridos equipamentos como estadiômetro, paquímetro antropométrico, termômetro infravermelho, pistola de liberação miofascial, analisador de composição corporal, aparelho de phototerapia (laser e infravermelho), além de insumos de fisioterapia e mala médica de pronto atendimento para eventos e treinamentos de escalada.
Com estes equipamentos o Departamento Médico poderá oferecer atendimento aos atletas tanto durante a participação em competições internacionais, como durante eventos de avaliação e de treinamento em território nacional.