ABEE completa 10 anos de conquistas em clima de mudança

Copa Sul Americana IFSC em Curitiba, um dos destaques do ano de 2023. | Foto: Aline Machado/ABEE

Copa Sul Americana IFSC em Curitiba, um dos destaques do ano de 2023. | Foto: Aline Machado/ABEE

Uma década! Este é o marco que a Associação Brasileira de Escalada Esportiva – ABEE alcança hoje, 22 de março de 2024. Foram 10 anos de muito trabalho e muitas mudanças no cenário da Escalada Esportiva de competição no país. 

De 2014 até hoje o país voltou a ter um cenário de competições permanente, que ganha cada vez mais eventos e peso a cada ano. A Escalada Esportiva foi reconhecida como esporte olímpico, que por si só foi responsável por muitos dos avanços da modalidade neste período. A entidade cresceu, se profissionalizou, com uma equipe cada vez maior e com dedicação exclusiva e remunerada. Novos talentos voltaram a surgir, inspirados por uma geração que voltou a ostentar os títulos de Campeão e Campeã Brasileiros, e passou a vestir a camisa da Seleção Brasileira com orgulho nos eventos internacionais.

São 10 anos de história, que começou com um grupo de atletas e fanáticos pelo esporte, trabalhando de forma voluntária, compartilhando o desejo de dar à escalada de competição a atenção e o destaque que ela merece. Hoje a entidade comemora uma década com olhos para o futuro, para os próximos 10 anos. E este futuro está repleto de planos, metas e ainda mais mudanças, não só para o esporte, mas para a própria entidade. Mudanças que têm início este ano, e que vamos compartilhar com vocês aos poucos.

Enquanto não chega o momento de falarmos destas mudanças, que tal fazermos uma viagem ao passado, para visitarmos os momentos marcantes destes 10 anos de ABEE? 

2014

Pela iniciativa de um grupo de atletas, formado por nomes como Janine Cardoso, Raphael Nishimura e Bianca Castro, nasce em 22 de março,  já filiada e com apoio da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), a Associação Brasileira de Escalada Esportiva, para organizar o cenário de competições no país e voltar a ter atletas competindo internacionalmente.

No mesmo ano é organizado o primeiro Campeonato Brasileiro amparado pela nova entidade, nas modalidades Boulder, disputado na estrutura recém inaugurada da UBT, em Brasília, e Guiada, na Casa de Pedra, unidade Perdizes. 

Equipe ABEE em 2014 e voluntários do Campeonato Brasileiro de Escalada na modalidade Boulder, realizado na UBT Brasília. | Foto: Pedra Viva

Equipe ABEE em 2014 e voluntários do Campeonato Brasileiro de Escalada na modalidade Boulder, realizado na UBT Brasília. | Foto: Pedra Viva

2015

Neste ano, já com o fomento para a Paraescalada, temos a primeira participação de uma mulher nesta modalidade. Raíssa Boaventura, de Minas Gerais, esteve ao lado de Raphael Nishimura e Luciano Frazão no Campeonato Brasileiro de Paraescalada.

2016

No dia 4 de agosto de 2016, recebemos o anúncio oficial de que a Escalada Esportiva será incluída nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Esta notícia mudaria radicalmente a gestão da ABEE e o cenário da modalidade no país.

2017 

Este ano foi de muita comemoração para a ABEE, que recebeu o reconhecimento do COB e Ministério do Esporte como a entidade máxima de organização da escalada esportiva de competição no país. A entidade também festejou os primeiros treinamentos de gestão com o COB, o que impactaria diretamente nos avanços dos próximos anos.

2018 

Este foi um ano de muitas mudanças para a escalada brasileira. A ABEE obteve o seu primeiro repasse por meio do COB, proveniente dos recursos das loterias,  totalizando um orçamento de R$719.696,67, o que correspondeu à metade do piso das demais confederações esportivas. 

Foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro na modalidade de velocidade, proporcionando aos atletas uma nova oportunidade de competição.

1ª edição do Campeonato Brasileiro de Escalada na modalidade Velocidade, realizado no Ginásio Via Aventura em Curitiba.

1ª edição do Campeonato Brasileiro de Escalada na modalidade Velocidade, realizado no Ginásio Via Aventura em Curitiba.

E, pela primeira vez, atletas da seleção brasileira foram para um campeonato mundial com total apoio da ABEE, destacando o compromisso da organização em fortalecer a presença dos atletas brasileiros em competições internacionais. 

2019

A ABEE celebrou o seu primeiro contrato de patrocínio com a Prudential do Brasil, um marco importante no apoio financeiro ao desenvolvimento da escalada esportiva no país. 

Neste ano, o trabalho da ABEE no programa GET (Gestão, Ética e Transparência) foi reconhecido pelo COB, demonstrando o compromisso da organização com práticas de gestão ética e transparente. 

2020

O primeiro projeto foi aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte, representando um marco significativo para a ABEE. 

No mesmo ano, o presidente da associação, Raphael Nishimura, foi eleito para o conselho de Administração do COB, fortalecendo ainda mais a presença e a representação da escalada esportiva a nível nacional.

2021

Foi lançado o projeto de Técnicos de Base, uma iniciativa fundamental para incentivar as categorias juvenis e para a descoberta de novos talentos na escalada esportiva. Essa ação além de fortalecer a base do esporte, proporciona desenvolvimento e a formação de jovens atletas, contribuindo assim para o futuro da escalada no Brasil.

2022

Um ano dourado para a escalada brasileira!

Conquistamos nossa primeira medalha em um evento multiesportivo com Mariana Hanggi nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. 

Ouro para Mariana Hanggi nos Jogos Sul Americanos da Juventude Rosario 2022

No mesmo ano, Marina Dias garantiu a primeira medalha de ouro em um evento oficial da IFSC para o Brasil na Copa do Mundo de Paraescalada em Salt Lake City.

2023

Este ano foi um dos mais especiais para escalada esportiva brasileira.

A ABEE organizou seu primeiro evento oficial da IFSC no Brasil com a realização da Copa Sul-Americana de Boulder. 

A atleta juvenil Anja Köhler conquistou uma posição entre os dez melhores no Mundial Juvenil, representando a primeira vez que a entidade registrou resultados esportivos para a Descentralização de Recursos do COB.

Marina Dias é campeã Mundial de Paraescalada em Berna.  | Foto: Jan Virt/IFSC

Também foi a primeira vez que atletas da paraescalada participaram do Mundial de Paraescalada com apoio financeiro da ABEE. Nesse evento, Marina Dias alcançou o feito histórico de conquistar o primeiro título mundial para o Brasil na Paraescalada.

2024 

A ABEE celebra uma década de existência, planejando uma agenda de mudanças na entidade para o ano de aniversário e deve inaugurar, ainda este ano, o seu primeiro Centro de Treinamento em Curitiba.

São dez anos de dedicação e esforço contínuo, transformando um sonho em realidade! É uma jornada incrível que não seria possível sem o apoio de todos os envolvidos: atletas, ginásios, técnicos, routesetters, árbitros, pais de atletas, marcas. Todos que contribuíram de alguma forma para que o cenário da escalada esportiva brasileira tenha evoluído tanto em apenas 10 anos.

Vamos comemorar juntos?

Sem Respostas para "ABEE completa 10 anos de conquistas em clima de mudança"