ABEE anuncia mudanças no calendário de eventos para o segundo semestre
O segundo semestre de 2024 está prestes a começar e para comportar toda a agenda de competições internacionais confirmada para os últimos meses do ano, e algumas mudanças necessárias na Copa Brasil, a ABEE teve que fazer alguns ajustes no calendário de competições a partir de setembro.
Mudanças na Copa Brasil
Com as enchentes no Rio Grande do Sul, a segunda etapa da Copa Brasil que ocorreria no ginásio Muro foi adiada sem uma nova data para acontecer. Contudo, com a situação do Aeroporto Salgado Filho, principal porta de entrada da capital gaúcha, ainda muito imprevisível, com a operadora falando em reabertura apenas em dezembro, a ABEE decidiu por cancelar definitivamente a etapa na cidade. Por se tratar de um evento de nível nacional, com impacto no ranking brasileiro, a condição do aeroporto poderia causar dificuldade de acesso a vários atletas, tanto pela falta de vôos quanto pelos valores das passagens aéreas, possivelmente mais altas que o normal para os aeroportos alternativos de Canoas e Caxias do Sul.
Com o cancelamento, a Copa Brasil de Boulder agora terá apenas 3 etapas, o que segundo o regulamento vigente, não mais permitirá descarte de pontuação. A segunda etapa passará a ser em Campinas, sem mudanças de datas, nos dias 7 e 8 de setembro no ginásio PowerBloc. Já a terceira etapa, acontecerá em Curitiba, com local a definir, tendo sido adiantada para os dias 21 e 22 de setembro, uma vez que na data inicialmente divulgada (2 e 3 de novembro), haverá a realização de importante exame vestibular de apelo nacional.
A etapa de Guiada da Copa Brasil, anteriormente prevista para os dias 20 e 21 de setembro, foi adiada para os dias 15 e 16 de novembro, ainda na Casa de Pedra Perdizes em São Paulo, continuando válida para o ranking paulista da modalidade.
Copa Sul Americana e Campeonato Pan-Americano confirmados
Com a confirmação das datas da Copa Sul-Americana e do Campeonato Pan-Americano com o calendário de eventos nacionais já marcados e a quantidade de datas conflitantes do segundo semestre, como Enem e eleições municipais, ficou quase impossível alterar os eventos nacionais para evitar sobreposição de datas.
O Campeonato Pan-Americano, confirmado em Santiago no Chile para os dias 18 a 24 de novembro, exigiu que o Campeonato Brasileiro Juvenil na modalidade Guiada fosse movido para nova data. A previsão é que atletas que ainda fazem parte da categoria Juvenil sejam convocados para o Pan-Americano, e seria impossível conciliar as duas datas. O Brasileiro Juvenil de Guiada agora acontecerá em dezembro, nos dias 7 e 8.
Com a Copa Sul-Americana em Ibarra o ajuste foi mais difícil. As datas confirmadas (15 a 20 de outubro) coincidem exatamente com o Campeonato Brasileiro Principal na modalidade Boulder. Sem a possibilidade de alteração, a ABEE decidiu por manter a data originalmente proposta, abrindo mão de enviar atletas da modalidade para o evento. O único ajuste possível para contemplar algum atleta brasileiro na etapa equatoriana, foi adiantar as disputas do Brasileiro de Velocidade, anteriormente prevista para o dia 17 de outubro, para o dia 11 de outubro. Dessa forma o principal atleta da modalidade, Pedro Egg, poderá disputar o Campeonato Brasileiro e ainda assim competir na Velocidade em Ibarra. O Campeonato Brasileiro na modalidade Guiada também permaneceu na data originalmente proposta, 12 e 13 de outubro, encerrando apenas 2 dias antes do início da etapa em Ibarra.
As vagas para o evento em Ibarra devem ser ofertadas no modelo de vagas remanescentes, com a possibilidade de atletas fora da seleção serem inscritos e participarem com recursos próprios. Fica a critério dos atletas decidir qual a competição mais importante nos seus planejamentos: Brasileiro de Boulder ou a Copa Sul-Americana.
Abaixo deixamos o calendário completo atualizado com as datas do segundo semestre.