Presidente da ABEE finaliza fevereiro com agenda cheia de compromissos no Rio de Janeiro
Na última semana de fevereiro, o presidente da Associação Brasileira de Escalada Esportiva, Raphael Nishimura, desembarcou no Rio de Janeiro (RJ), para participar de uma série de compromissos.
O primeiro compromisso da viagem aconteceu na segunda-feira (26/02), na BiblioMaison, Biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro. A convite do consulado francês, a ABEE participou de uma roda de conversas, aberta pelo Cônsul da França no Rio de Janeiro, Sr. Gérard Maréchal, que contou com a presença do conselheiro técnico nacional da Federação Francesa de Montanhismo e Escalada (FFME), Jonathan Crison, a gestora da modalidade do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Ana Carina Manta, a supervisora educacional do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). Também estiveram presentes os Técnicos de Base ABEE, Glauce Ibraim e Felipe Barbosa e os atletas da Seleção Brasileira, Samuel Silva e Laura Timo.
Na ocasião, experiências foram compartilhadas entre os dois países e a trajetória da Escalada Esportiva brasileira foi discutida, tomando como referência o desenvolvimento da modalidade na França.
Dando continuidade à agenda, na terça-feira (27/02) foi a vez do presidente da ABEE se reunir com os presidentes das Confederações Olímpicas em um evento presidido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Centro de Treinamento (Maria Lenk), com o intuito de tratar de diversos assuntos relacionados aos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Na mesma ocasião, o diretor de Marketing do COB falou sobre a edição de 2024 da COB Expo, que contou com a participação da ABEE e da Escalada Esportiva na edição anterior. Foram expostos detalhes das oportunidades e prazos para a participação na feira.
No dia seguinte (28/02), a ABEE participou de outro evento presidido pelo COB, desta vez, uma reunião com o Conselho Administrativo do comitê, para o qual o Raphael Nishimura foi eleito como membro em 2021. Esta foi a última participação do presidente da ABEE como membro do Conselho Administrativo, o que foi de grande importância para a Escalada Brasileira, um esporte relativamente novo, já presente de maneira significativa junto as demais confederações.
“Quando os meus pares da diretoria me incentivaram a concorrer ao cargo no conselho administrativo do COB, eu não tinha certeza em que “mundo” entraria ou iria concorrer. Mas tenho certeza de que foi a melhor escolha que fiz. Diante do que eu aprendi e vivenciei do mundo Olímpico, não tem faculdade ou pós graduação onde eu pudesse aprender. A parte política, econômica, planejamento, eventos, foram todos pontos de uma grandeza enorme! Eu só tenho a agradecer por todo o período em que trabalhei como conselheiro administrativo do COB.” – comentou Raphael Nishimura, Presidente da ABEE.
Encerrando a agenda cheia, o último compromisso de Nishimura foi a reunião com os representantes do Programa Atletas de Alto Rendimento do Exército, onde também estiveram presente, outras confederações esportivas. Na ocasião os representantes do Exército apresentaram os benefícios do seu programa para o desenvolvimento do esporte no país, como, instalações, estrutura de treinos, avaliações. E, foi dada a oportunidade para que as confederações apresentassem suas modalidades e desenvolvimento esportivo de cada.
Para Nishimura, a ABEE e a Escalada Esportiva Brasileira, o saldo da viagem ao Rio de Janeiro foi bastante positivo.