Olimpíadas à vista: reta final para os atletas da escalada rumo Paris 2024

Os Jogos Olímpicos estão batendo à porta e com eles vem a última chance de classificação para Paris. Para os atletas da Escalada Esportiva, BMX Freestyle, Breaking e Skate, um evento específico, o Olympic Qualifier Series, será a etapa final de qualificação rumo à Paris 2024. Após o evento, mais de 150 vagas para os Jogos serão distribuídas de acordo com os sistemas de qualificação definidos por cada Federação Internacional.

O Olympic Qualifier Series acontecerá em duas etapas, a primeira em Xangai, ainda este mês, entre os dias 16 e 19 de maio, e a segunda etapa será em Budapeste, na Hungria, de 20 a 23 de junho. Essas etapas utilizarão um sistema de pontos para determinar quais atletas da escalada garantirão vagas nos Jogos Olímpicos Paris 2024. 

Os atletas da Escalada Esportiva têm a chance de obter até 50 pontos em cada uma das etapas em Xangai e Budapeste, resultando em um máximo de 100 pontos por atleta. Os pontos alcançados em ambas as etapas serão agregados em um ranking para cada modalidade, determinando quais atletas serão escolhidos para as vagas em Paris 2024.

30 atletas da escalada estão confirmados em Paris

A disputa das vagas para competir na Escalada Esportiva em Paris foram organizadas em três grandes momentos. O primeiro momento foi o Campeonato Mundial de Escalada Esportiva, realizado em Berna, Suíça, em agosto de 2023. Neste evento, foram concedidas 3 vagas por gênero na prova de Boulder & Guiada e 2 vagas por gênero na prova de Velocidade, totalizando 10 vagas das 68 reservadas para a Escalada Esportiva nos Jogos.

No combinado Boulder&Guiada os primeiros atletas classificados foram, Jakob Schubert (AUT), Colin Duffy (USA) e Tomoa Narasaki (JPN) no masculino e Janja Garnbret (SLO), Jessica Pilz (AUT) e Mori Ai (JPN) no feminino.

As primeiras vagas por gênero na prova de Velocidade foram conquistadas pelos atletas Matteo Zurloni (ITA) e Jinbao Long (CHN), no masculino e Desak Made Rita Kusuma Dewi (INA) e Emma Hunt (EUA), no feminino.

O segundo momento ocorreu por meio dos 5 eventos qualificatórios continentais, onde foi concedida  1 vaga por gênero/prova, ou seja, somente os campeões garantiram a classificação, totalizando 20 vagas distribuídas. Para o continente americano, o evento qualificatório foi os Jogos Pan-Americanos. Os atletas classificados através da edição disputada em Santiago foram, Piper Kelly (USA) e Samuel Watson (USA), atual recordista mundial, na Velocidade e Natalia Grossman (USA) e Jesse Grupper (USA) no combinado Boulder+Guiada. O atleta brasileiro melhor classificado no evento foi Pedro Egg, que terminou em 8º lugar na Velocidade. 

Até o presente momento, 30 vagas destinadas à Escalada Esportiva em Paris 2024 foram preenchidas. Confira abaixo a lista de todos os atletas da escalada classificados:

O terceiro, e último momento de disputa, será o Olympic Qualifier Series (OQS).

Para a Escalada Esportiva, o OQS irá distribuir 12 vagas por gênero na prova Boulder & Guiada e 7 vagas por gênero na Velocidade, totalizando 38 vagas concedidas, mais da metade das vagas disponíveis para a modalidade nos Jogos Olímpicos.

No Boulder & Guiada foram selecionados os 48 melhores atletas de cada gênero do Ranking Mundial, garantindo que os melhores atletas de cada continente, o melhor atleta do país sede dos Jogos e os melhores atletas das cidades sede do OQS estivessem presentes. Felipe Ho foi o brasileiro que chegou mais próximo à vaga, ficando a 10 posições da linha de corte. Na velocidade, foram seguidos os mesmos princípios, selecionando os 32 melhores atletas de cada gênero do Ranking Mundial da prova.

Adam Ondra (CZE) é um dos grandes nomes ainda em busca de uma vaga em Paris 2024. | Foto: Jan Virt/IFSC

Adam Ondra (CZE) é um dos grandes nomes ainda em busca de uma vaga em Paris 2024. | Foto: Jan Virt/IFSC

Entre os atletas da escalada que ainda estão em busca de vaga em Paris, estão grandes nomes da modalidade, incluindo medalhistas da estreia da Escalada Esportiva em Tóquio. O espanhol Alberto Ginés Lopez, medalha de Ouro em Tóquio, segue na briga por uma vaga, que pode ser a única do seu país em Paris. Outra medalhista ainda em busca de disputar mais uma olimpíada é a japonesa Miho Nonaka, medalha de prata em 2021. Ela disputa a última vaga do Japão com outras duas compatriotas: Futaba Ito e Nonoka Kume. 

Outros nomes de destaque que ainda sonham estar em Paris em agosto na prova Boulder & Guiada são Adam Ondra (CZE), Alexander Megos (GER) e Mejdi Schalk (FRA) no masculino, e Brooke Raboutou (EUA), Jain Kim (KOR) e Chaehyun Seo (KOR) no feminino. Entre os nomes da velocidade ainda disputam a vaga nomes como Vendriq Leonardo (IND), Reza Alipour (IRI) e Kiromal Katibin (INA), todos ex-recordistas mundiais da prova, e as irmãs polonesas Aleksandra e Natalia Kalucka.  

A argentina Valentina Aguado é uma das atletas da escalada sul americanas ainda disputando uma vaga olímpica. | Foto: Lena Drapella/IFSC

A argentina Valentina Aguado é uma das atletas da escalada sul americanas ainda disputando uma vaga olímpica. | Foto: Lena Drapella/IFSC

Embora não haja atletas brasileiros participando do OQS, três atletas sul-americanos estarão presentes, disputando as últimas vagas da Escalada Esportiva nos Jogos Paris 2024. Na velocidade, os atletas do Equador, Carlos Granja, Isaac Estevez e Andrea Rojas, ainda estão na disputa pela vaga. No Boulder & Guiada feminino, a argentina Valentina Aguado é a única representante da América do Sul. Essa é a última chance de termos atletas Sul Americanos nos Jogos Paris 2024.

A lista completa dos atletas disputando o Olympic Qualifying Series na Escalada Esportiva pode ser encontrada no site da IFSC. 

Sem Respostas para "Olimpíadas à vista: reta final para os atletas da escalada rumo Paris 2024"