Mariana Hanggi conquista o ouro na escalada em Rosario 2022
- ABEE
- 2 de maio de 2022
- Sem comentários
Mais uma conquista histórica! Durante os Jogos Sul Americanos da Juventude a escalada brasileira brilhou novamente. A atleta Mariana Hanggi, de Curitiba, levou a medalha de Ouro na escalada em Rosario, superando atletas da Argentina, Chile, Equador, Peru e Venezuela.
Os Jogos Sul Americanos da Juventude, que teve início no dia 26 de abril, reúne 26 modalidades esportivas, e a escalada fez sua estreia, com atletas brasileiros participando pela primeira vez. O time enviado pela ABEE, seguindo os limites de idade do evento, foi composto por três atletas: João Felipe Barbosa e Luca Valentim no masculino, e Mariana Hanggi no feminino.
Escalada em Rosario
A escalada em Rosario foi representada apenas pela modalidade Boulder, que teve início no dia 30 de abril com as qualificatórias femininas e masculinas. Participaram atletas de seis países, incluindo o Brasil.
Na manhã do dia 30, Mariana Hanggi foi a primeira brasileira a escalar em um evento multiesportivo. Escalando muito bem e bastante focada, a atleta garantiu a vaga na final do domingo (01/05) com folga, ficando na primeira colocação com 4 Tops e 5 Zonas, à frente da argentina Zoe Garcia por uma tentativa para top. Completaram a final as equatorianas Emilia Ajandra e Abigail Ruano, a argentina Marian Kiara e a chilena Martina Camila.
À tarde foi a vez dos meninos João Felipe Barbosa e Luca Valentim escalarem. Com mais dificuldade para desenvolver nos boulders, João Felipe terminou as disputas com 2 Tops e 4 Zonas, ficando na oitava posição. Um pouco melhor foi o paulista Luca Valentim, que conseguiu fazer 3 Tops e 4 Zonas, avançando para a final no sexto lugar. Tomas Alejandro Chicaiza do Equador classificou-se em primeiro, com 5 Tops e 5 Zonas, seguido de perto por José Tomas Ledesma, do Chile, também com 5 Tops e 5 Zonas. Completaram a final, todos com 3 Tops, o equatoriano Paolo Gael Rivadeneira, o argentina Tomas Odell e o chileno Joaquin Elias Urrutia.
No domingo, a final feminina atrasou mais de uma hora devido à chuva, que acabou molhando algumas agarras do muro externo construído no Paseo 21, um dos locais de disputa dos jogos. Escalando por último, Mariana começou bem no primeiro boulder, conseguindo o Top na segunda tentativa. No segundo boulder da rodada, o mais difícil, Mariana assumiu a liderança para não mais largar. Ela fez o Top neste e no terceiro boulder e chegou no último disputando o ouro com a argentina Zoe Garcia.
Zoe necessitava do Top em poucas tentativas para continuar na briga e aguarda Mariana. Sem o top da argentina, Mariana entrou para escalar já com o ouro na mão. Mesmo sem o Top no último boulder ela conquistou a medalha de Ouro se tornou a primeira brasileira a conquistar medalhas em um evento multiesportivo. Zoe ficou com a Prata e a equatoriana Emilia Alejandra Davila com o Bronze.
À tarde, na final masculina, Luca Valentim brigou até o final, mas acabou terminando a rodada com 1 Top e 4 Zonas, finalizando a sua participação numa boa sexta colocação. A medalha de Ouro ficou com o chileno Jose Tomas Ledesma, com 4 Tops e 4 Zonas. A Prata e o Bronze ficaram com o Equador, com Paolo Gael Rivadeneira e Tomas Alejandro Chicaiza.
Estreia na Copa do Mundo
Após a temporada de participações Sul Americanas, no Sul Americano Juvenil, no Chile, e agora nos Jogos Sul Americanos da Juventude em Rosario, Mariana Hanggi se prepara para sua estreia no circuito da Copa do Mundo. Completando 16 anos em 2022, a atleta já pode competir oficialmente em eventos adulto IFSC e já está programa para participar de duas etapas do circuito de Guiada no meio do ano. Mariana deve participar das etapas de Villars e Chamonix. Além das etapas da Copa do Mundo, Mariana deve voltar a representar o Brasil no Campeonato Mundial Juvenil, que acontece em Dallas, nos EUA, em agosto.