Escalada chega com chances de medalhas em Rosario 2022

Time da escalada com o mascote do Time Brasil, Ginga, em evento de concentração no Rio. | Foto: William Lucas/COB

Time da escalada com o mascote do Time Brasil, Ginga, em evento de concentração no Rio. | Foto: William Lucas/COB

Começa hoje, na Argentina, a terceira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosario 2022. Serão 26 modalidades esportivas, algumas estreantes, como a Escalada Esportiva. O evento é a primeira participação da escalada em uma missão oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB), vestindo as cores do Time Brasil.

As disputas da escalada serão neste fim de semana (confira cronograma abaixo), apenas na modalidade Boulder, com atletas entre nascidos entre 2004 e 2006. O time brasileiro será formado por 3 nomes: Mariana Hanggi, João Felipe Barbosa e Luca Valentim. Participam também na escalada atletas da Argentina, Chile, Peru, Equador e Venezuela. 

O time embarcou para Rosario no dia 26, junto com atletas de outras modalidades. Antes, todos os atletas participaram de um evento de concentração no Rio de Janeiro, onde foram distribuídos os uniformes do Time Brasil e participaram de atividades e palestras, incluindo um bate-papo com a campeão olímpica na ginástica, Rebeca Andrade.

Chances de medalhas na escalada

Mariana Hanggi, de Curitiba, João Felipe Barbosa, de Resende, e Luca Valentim, de São Paulo, tem grandes chances de trazer medalhas para o Brasil. A participação se dá após a conquista de 10 medalhas da escalada brasileira no campeonato sul-americano em março, no Chile, o que elevou as esperanças de pódio em Rosario.

Mariana foi ouro em Santiago na modalidade, na categoria Juvenil A, e também terminou em segundo no quadro geral, incluindo atletas na mesma faixa etária dos participantes de Rosario. Ela, que não esperava conquistar o ouro no Chile, agora chega na Argentina com a motivação renovada e consciente de que pode brigar por medalhas.

Mariana Hanggi é esperança de medalha para o Brasil em Rosario 2022. | Foto: ABEE

Mariana Hanggi é esperança de medalha para o Brasil em Rosario 2022. | Foto: ABEE

João Felipe Barbosa, que chega na Argentina após um bronze no Chile, vai também brigar por um lugar no pódio no masculino, juntamente com Luca Valentim, que estreou internacionalmente em Santiago e quer aproveitar que esta oportunidade para o seu desenvolvimento como atleta. 

Como acompanhar Rosario 2022

Será possível acompanhar as disputas dos Jogos Sul Americanos da Juventude através do site do Canal Olímpico do Brasil e pelo aplicativo Panam Sports Channel. Não sabemos ainda se a escalada entrará na programação, mas esperamos que pelo menos as finais sejam transmitidas e estamos confiantes que teremos brasileiros nelas.

Será possível também acompanhar os resultados das competições em tempo real, por meio de aplicativo oficial do evento, chamado Rosário 2022. O COB, através do seu instagram @timebrasil, e a ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva) também divulgarão destaques e resultados dos Jogos em suas redes sociais. Não deixe de acompanhar e torcer!

Cronograma Escalada

Dia 30 | Qualificatórias

9:30 – Início das qualificatórias femininas
11:10 – Término das qualificatórias femininas
15:00 – Início das Qualificatórias masculinas
16:45 – Término das qualificatórias masculinas

Dia 01 | Finais

9:45 – Início das finais femininas
11:20 – Término das finais femininas
15:15 – Início das finais masculinas
16:50 – Término das finais masculinas

Sem Respostas para "Escalada chega com chances de medalhas em Rosario 2022"