IFSC anuncia Copa do Mundo adaptada para 2020
A IFSC, Federação Internacional de Escalada Esportiva, anunciou na semana passada os planos para a Copa do Mundo de Escalada em 2020. As mudanças envolvem não só adaptações nas regras, já publicadas em um adendo, e nos protocolos durante as competições, mas também um número menor de etapas.
A primeira etapa será em Briançon, na modalidade Dificuldade (Lead), nos dias 20 e 21 de agosto. A etapa estava originalmente programada para acontecer em Julho, mas foi confirmada para as novas datas pela Federação Francesa de Montanha e Escalada (FFME) e a prefeitura de Briançon.
Após Briançon, os demais eventos já estão sendo trabalhados pelo departamento esportivo do IFSC e incluem:
- Salt Lake City (USA) de 11 a 13 de Setembro: Boulder e Velocidade
- Seoul (KOR)de 07 a 11 de Outubro: Boulder, Dificuldade e Velocidade (Datas a confirmar)
- Chongqing (CHN) de 23 a 25 de Outubro: Boulder e Velocidade
- Wujiang (CHN) de 30 de Outubro a 01 de Novembro: Boulder e Velocidade
- Xiamen (CHN) de 04 a 06 de Dezembro: Dificuldade e Velocidade
Como restrições de viagens para diversos países ainda existem e podem impedir atletas de alguns países de participar das etapas, a IFSC decidiu que elas não somaram pontos para o Ranking Mundial e o Ranking da Copa do Mundo e, excpecionalmente, não haverá campeões da Copa do Mundo em 2020.
O presidente da IFSC, Marco Scolari disse: “Eu tenho visto uma força de vontade extraordinária em muitos organizadores. Nós sabemos das dificuldades, os desafios e as incertezas. Contudo, o mundo precisa de uma mensagem de esperança. A saúde e a segurança dos atletas, oficiais, equipe e voluntários sempre será nossa prioridade máxima, mas olhando para a paixão que mora em Briançon, hoje nós estamos confiantes que, juntos com a FFME e em total alinhamento com as leis e regulações francesas, nós conseguiremos entregar uma boa competição. Nós confiamos que o mesmo possa acontecer em breve em outros países.“