Etapa Boulder do Brasileiro de Escalada Juvenil foi sucesso em Curitiba
No último fim de semana, o Parque Olímpico do Cajuru, sede do Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva, foi palco das disputas do Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil, na modalidade Boulder, que contou com um novo recorde de 105 atletas inscritos.
Os jovens atletas estrearam a nova parede de competição do Centro de Treinamento, com as disputas nas categorias Sub-20 Geral (modelo absoluto com as categorias Sub-20, Sub-18 e Sub-16) e Sub-14, no masculino e feminino.
Na sexta-feira, dia 19, pela manhã, os atletas masculinos da categoria Sub-20 Geral entraram nas linhas settadas pela equipe de routesetters comandada pelo francês Tonde Katiyo, que atua na Austrália e tem experiência em mais de 10 Copas do Mundo de Escalada. Nessa rodada, 21 competidores avançaram para as semifinais, com a inclusão do atleta convidado da Argentina, Alejo Suter. À tarde, foi a vez das atletas femininas do Sub-20, que já estavam competindo por vagas na final. Das 25 competidoras, 6 foram selecionadas para as semifinais, com a mineira Laura Timo liderando o grupo.
Na manhã de sábado, dia 20, foi a vez dos atletas das categorias Sub-14 feminino e masculino competirem nas qualificatórias para a final. No masculino, 3 atletas terminaram a fase empatados em primeiro, completando todos os 6 boulders propostos na primeira tentativa. No feminino foram duas as atletas empatadas em primeiro, com 6 Tops cada.
À tarde, os competidores masculinos da categoria Sub-20 retornaram para a semifinal e disputaram as vagas para a grande final. O atleta de dupla nacionalidade, André Macedo, representando o estado de São Paulo, liderou o grupo com 4 Tops, seguido por outro atleta de dupla nacionalidade, Aitor Amaya Lopez, com 3 Tops. Alejo Suter (ARG), Luis Guilherme Ziolkowski (PR), Felipe Pinto (GO), Emmanuel Gallina (DF) e Eduardo Calixto (SP), completaram a lista dos finalistas.
O domingo, dia 21, começou cedo, apesar do sereno. Às 9h, os atletas já estavam prontos para enfrentar os boulders da grande final. A parte da manhã foi dedicada aos competidores da categoria Sub-14. No masculino o atleta do Rio Grande do Sul, Lucas Lee ficou com o lugar mais alto do pódio, seguido por Pedro Demarchi, de São Paulo, e o atleta de dupla nacionalidade representado o estado do Rio de Janeiro, Nico Amaya Lopez. No feminino, Julia Izzo, de São Paulo, ficou com o primeiro lugar, seguida pela também paulista Lara Pavanello e pela catarinense Bianca Ianarelli.
No início da tarde foi a vez das meninas do Sub-20 Geral feminino disputarem a sua final. Laura Timo confirmou o favoritismo e ficou com o lugar mais alto no pódio, com Mariana Hanggi em segundo e Amanda Criscuoli em terceiro.
Com uma imensa lua cheia brilhando no céu, chegou a vez dos meninos do Sub-20 Geral disputarem a sua final e, entre os brasileiros, o show ficou todo com Emmanuel Gallina, que ficou atrás apenas do atleta convidado Alejo Suter, e garantiu seu primeiro título do juvenil no Boulder no Sub-20 Geral.
Em dezembro os meninos e meninas do Juvenil voltam a se reunir em Curitiba para as disputas do Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil na modalidade Guiada!
Confira abaixo os resultados em todas as categorias: