Dobradinha paulista na primeira etapa da Copa Brasil de Escalada
No último final de semana (20 e 21 de abril) aconteceu em no ginásio Centro de Escalada Franca, em Franca, interior paulista, a primeira etapa do circuito 2024 da Copa Brasil de Escalada. O evento, disputado na modalidade boulder, marcou a estreia do novo formato de competição para a fase qualificatória da Copa Brasil, chamado Boulder Jam. No total, foram 76 atletas competindo nas categorias da Copa Brasil, somando pontos para o ranking do circuito e o ranking brasileiro da modalidade. A etapa em Franca também foi válida como a primeira etapa do Campeonato Paulista de Boulder, abrangendo desde a categoria principal até a infantil.
Samuel Silva fica com a vitória no Masculino
A categoria Principal Masculino, participaram 43 atletas, entre adultos e atletas do juvenil. Em uma acirrada qualificatória, 8 boulders foram montados no novo modelo de disputa e 10 atletas conseguiram o Top em todos os problemas propostos, com 7 destes avançando para a final do domingo. Entre os finalistas, nomes recorrentes nas finais, como Renan Denardo, Pedro Namba e Melquior Saviotti, além de estreantes de destaque,como Samuel Silva, atleta da seleção brasileira, e novidades como os paulistas Theo Negrão e Gabriel Papp e o brasiliense Theo Yo Sato Sales.
As finais trouxeram boulders difíceis, mas que não impediram os atletas de serem criativos e escaparem da leitura pensada pelos route setters. No primeiro problema (M1), Renan Denardo, Samuel Silva e Pedro Namba deixaram a agarra da zona de lado e foram direto para o Top, completando o problema na primeira tentativa. No segundo boulder, apenas Renan Denardo e Gabriel Papp fizeram Top, deixando a classificação bastante disputadae o resultado final completamente em aberto. No terceiro problema (M3), Samuel Silva foi o único a fazer Top e assumiu a liderança, com 2 Tops e 3 zonas, seguido de perto por Renan Denardo com 2 Tops e 2 Zonas. Pedro Namba e Melquior Saviotti não conseguiram zona neste boulder, abrindo espaço para Gabriel Papp entrar na disputa pelo terceiro lugar indo para o último boulder. No quarto e último boulder Samuel confirmou o Top e garantiu a vitória. Renan também conseguiu o Top, garantindo o segundo lugar, enquanto Pedro Namba também fez o Top e ficou com o terceiro lugar.
Gabriel Papp terminou em 5º lugar, garantindo o primeiro lugar no Sub-20 Geral, com Theo Yo Sato Sale em segundo e o terceiro lugar com Eduardo Calixto (SP).
Na categoria Sub-14, que competiu em boulders diferentes e sem fase final, o primeiro lugar da Copa Brasil de Escalada ficou com o paulista Pedro Demarchi (12), que fez 7 Tops e 8 Zonas. Em segundo lugar ficou o também paulista Davi Oliveira Santiago (13) e em terceiro mais um atleta do estado de São Paulo, Francisco Valentim (11).
Luísa Negrão ganha sua primeira etapa de Copa Brasil de Escalada
Na categoria Principal Feminino, 16 atletas disputaram o lugar mais alto do pódio. Depois de qualificatórias desafiadoras, a carioca Luana Riscado avançou em primeiro com 6 Tops. A catarinense Larissa Paulo garantiu a vaga em segundo, com 5 Tops, com as paulistas Deborah Albuquerque e Luísa Negrão na sequência, com 4 Tops cada. Completando as 6 finalistas, as atletas do centro-oeste Luiza Fagionato (GO) de apenas 13 anos, e Nina Yumi Sato Sales (DF), de 15 anos.
Nas finais de domingo, Luisa Negrão e Luana Riscado partiram na frente, com o Top Flash do primeiro boulder. Luiza Fagionato também conseguiu o Top, com 3 tentativas, e assumiu a terceira colocação. No segundo boulder, Luisa Negrão manteve a constância, com mais um Top, seguida de perto por Luana Riscado e Larrisa Paulo, as outras duas únicas atletas a fazer Top neste problema. O terceiro boulder não viu Top por nenhuma das atletas, com apenas Larissa Paulo e Luiza Fagionato conseguindo a zona, deixando a disputa pelos 3 lugares do pódio ainda em aberto para o quarto e último boulder. Sendo a terceira a entrar para escalar, Luisa Negrão conseguiu o Top em apenas 2 tentativas garantindo o primeiro lugar. Larissa Paulo, a penúltima a escalar, também conseguiu o Top, assumindo o segundo lugar. Luana Riscado ficou sem a zona e sem o Top neste boulder, terminando em terceiro lugar.
Luiza Fagionato terminou em 4º lugar geral, ficando com o primeiro lugar no Sub-20 Geral Feminino, com Nina Yumi em segundo e Ana Luiza Brinco (SP) em terceiro.
No Sub-14 Feminino, também disputado em boulders diferentes e sem fase final, a vitória ficou com paulista Julia Izzo (12), com 7 Tops e 8 Zonas, seguida de perto pela também paulista Lara Pavanello (12), também com 7 Tops e 8 Zonas. O terceiro lugar ficou com a atleta de Santa Catarina, Bianca Iannarelli (13), com 6 Tops e 8 Zonas.
Próxima etapa será em Porto Alegre
Após a etapa em Franca, a Copa Brasil de Escalada segue para o Sul até Porto Alegre, que sediará a segunda etapa do circuito no ginásio Muro. A etapa também será válida pelo Campeonato Gaúcho da modalidade e acontecerá no dia 25 de maio. As inscrições estão abertas e os atletas têm até o dia 18 de maio para garantir sua vaga na etapa.
Lembrando que para pontuar e ranquear na Copa Brasil e no Ranking Brasileiro é necessário estar filiado à ABEE na categoria em que deseja ranquear até 24h antes do início da etapa.
Resultados Copa Brasil Franca
Principal Masculino
1º – Samuel Silva | SP
2º – Renan Denardo | SP
3º – Pedro Henrique Namba | GO
Principal Feminino
1º – Luisa Negrão | SP
2º – Larissa Paulo | SC
3º – Luana Riscado | RJ
Sub-20 Geral Masculino
1º – Gabriel Papp | SP
2º – Theo Yo Sato Sales | DF
3º- Eduardo Calixto | SP
Sub-20 Geral Feminino
1º – Luiza Nunes Fagionato | GO
2º – Nina Yumi Sato Sales | DF
3º – Ana Luiza Brinco | SP
Sub-14 Masculino
1º – Pedro Demarchi | SP
2º – Davi Oliveira Santiago | SP
3º – Francisco Valentim | SP
Sub-14 Feminino
1º – Julia Izzo | SP
2º – Lara Pavanello – SP
3º – Bianca Iannarelli – SC
Para os resultados completos acesse o site.