Curitiba será palco da etapa Boulder do Campeonato Brasileiro de Escalada
Após os eventos do Campeonato Brasileiro de Escalada de Guiada e Velocidade, realizados no último fim de semana, Curitiba se prepara para receber a última e aguardada etapa de Boulder do Campeonato Brasileiro de Escalada de 2024. O evento, marcado para o próximo fim de semana, nos dias 19 e 20 de outubro, também será realizado no Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva (CT), no Parque Olímpico do Cajuru.
O Campeonato Brasileiro de Escalada oferece uma oportunidade valiosa para os melhores escaladores exibirem suas habilidades, sendo um dos eventos mais renomados da modalidade no Brasil. Nele, os atletas disputam não apenas o título nacional, mas também pontos fundamentais no Ranking Brasileiro de Escalada, que definirá os integrantes da Seleção Brasileira de Escalada em 2025.
Mais uma vez, os principais atletas da modalidade estarão em Curitiba, incluindo alguns integrantes da atual Seleção Brasileira, que representarão o país em competições internacionais ainda em 2024. Entre os participantes confirmados, estará o atleta Rodrigo Hanada (SP), que acaba de conquistar o título brasileiro de Guiada e defenderá o título da modalidade Boulder, conquistado em 2023. Além dele, outros grandes nomes que se destacaram no último fim de semana também estão confirmados, como os demais medalhistas de Guiada: os atletas Davi Peres (MG) e Felipe Ho (SP).
No feminino, a competição promete ser emocionante com a presença da atual campeã de Guiada, a atleta suíço-brasileira Anja Köhler, junto com a atleta da casa e vice-campeã de Guiada, Mariana Hanggi (PR), e a atual campeã de Boulder, Laura Timo (MG), que promete defender seu título com muita garra.
O campeonato seguirá as diretrizes oficiais da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), com uma fase de qualificação no mesmo formato utilizado no Campeonato Mundial. Essa estrutura visa preparar os principais atletas do cenário nacional para as competições internacionais.
A programação terá início no sábado (19/10), às 9h, com as Qualificatórias Masculinas. À tarde, será a vez das Qualificatórias Femininas, que começam às 16h. As competições continuam no dia seguinte, 20/10, com a Semifinal Masculina às 9h e as finais Feminina e Masculina, a partir das 15h. As finais terão transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e Youtube do Time Brasil.
Cronograma
Sábado, 19 de outubro
9h | Qualificatórias Masculino
16h | Qualificatórias Feminino
Domingo, 20 de outubro
9h | Semifinal Masculino
15h | Finais Feminino
19h | Finais Masculino
21h30h| Premiação e encerramento