Curitiba sedia o primeiro evento do Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil 2024
Entre os dias 19 e 21 de julho, Curitiba sediará o primeiro evento do Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil 2024. A competição será no Parque Olímpico do Cajuru, onde está localizado o Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva do país, que já recebeu diversos eventos nacionais na modalidade. Esta etapa contará apenas com os atletas da categoria juvenil e será disputada na modalidade Boulder.
O evento reunirá jovens atletas de todo o país e estabeleceu um novo recorde de inscritos. Serão 105 competidores distribuídos entre 4 categorias, 23 a mais do que o recorde anterior alcançado em 2023. A categoria Sub-20 Geral Masculino será um dos destaques com 48 atletas inscritos nesta categoria, garantindo uma fase semifinal. O Sub-20 Geral Feminino foi a categoria que apresentou o maior crescimento, saltando de 13 atletas em 2023 para 25 este ano. Um aumento de quase 100%. Muitos desses atletas são participantes do projeto de técnicos de base, resultado do trabalho de desenvolvimento esportivo realizado pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).
Estarão presentes em Curitiba os melhores atletas da modalidade, dentre eles, os atletas já convocados para Seleção Brasileira Juvenil, que representarão o país no Campeonato Mundial de Escalada Juvenil em Guiyang, China: Mariana Hanggi (PR), Laura Timo (MG), Luis Guilherme (PR), Gabriel Papp (SP), Emmanuel Gallina (DF), Giulia Solero (GO), Raul de Morais (PR) e André Macedo (SP).
O campeonato adotará as regras oficiais da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), com etapa de qualificação no mesmo modelo utilizado no Campeonato Mundial Juvenil. Essa estrutura visa preparar os principais atletas do cenário nacional para competições internacionais.
A programação começa na sexta-feira (19/07), a partir das 7h e termina na noite do domingo (21/07), com as finais feminina e masculina do Sub-20 Geral e a premiação dos atletas campeões. As finais terão transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da ABEE.