Copa do Mundo de Escalada em Curitiba terá participação de Campeão Olímpico
Faltando menos de 2 semanas e com preparativos em ritmo acelerado, Curitiba se organiza para receber a elite da escalada esportiva mundial durante a etapa brasileira da Copa do Mundo de Escalada. Pela primeira vez realizada na América Latina, a competição acontecerá entre os dias 16 e 18 de maio, no Centro de Treinamento de Escalada Esportiva, situado no Parque Olímpico do Cajuru. O evento contará com a participação de alguns dos maiores nomes da escalada internacional, reforçando o protagonismo da capital paranaense no cenário esportivo global.
Organizada pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), a Copa do Mundo percorre anualmente os principais centros da modalidade ao redor do planeta, com etapas em países como Japão, França, Áustria e Estados Unidos. Agora, pela primeira vez, a América Latina integra o circuito oficial, evidenciando o avanço e a crescente popularidade da escalada no continente.
Grandes nomes internacionais estão confirmados na competição
Para a etapa brasileira, organizada pela Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada), estarão presentes atletas de 23 países. Entre os destaques confirmados, a etapa contará com a participação de alguns dos principais nomes da escalada esportiva mundial.
No masculino, o principal destaque é o britânico Toby Roberts, de apenas 20 anos, campeão olímpico em Paris 2024. Outro confirmado é o japonês Sorato Anraku, atual fenômeno da modalidade, que conquistou seu primeiro título do circuito da Copa do Mundo com apenas 16 anos, em 2023. Agora com 18 anos, ele já tem no currículo um segundo título da Copa do Mundo e uma medalha de prata em olimpíadas, conquistada em Paris 2024. Outros atletas olímpicos também estão na lista: Tomoa Narasaki (JAP), Colin Duffy (EUA), Jongwon Chon (COR), Sam Avezou (FRA), Paul Jenft (FRA) e Hannes Van Duysen (BEL), todos com participações nos Jogos Olímpicos de Tóquio e/ou Paris.
No feminino, o principal destaque fica por conta de uma ausência: a eslovena Janja Garnbret, campeã olímpica em Tóquio e Paris, não participará da etapa de Curitiba, frustrando a expectativa de muitos fãs brasileiros que aguardavam a chance de vê-la em ação no país. A atleta optou por participar de apenas três competições em 2025, como forma de descanso e recuperação após a intensa preparação para os Jogos Olímpicos. Mas ainda assim teremos nomes fortes no cenário internacional, que incluem Oriane Bertone (FRA), classificada para Paris 2024, Kyra Condie (EUA), representante olímpica em Tóquio 2020, Mao Nakamura (JAP), segunda colocada no ranking mundial, além de Naile Megnan (FRA) e Anon Matsufuji (JAP), ambas no Top 10 do ranking da modalidade.
Time Brasil em peso na etapa
Mais de 100 atletas de diversos países estão confirmados para competir na etapa de Curitiba da Copa do Mundo de Escalada, que promete movimentar a capital paranaense com grandes nomes do cenário internacional. Entre os participantes, o Time Brasil será representado por uma grande equipe de 12 atletas, sendo 6 no masculino e 6 no feminino. Por ser o país sede da etapa, o Brasil tem direito a vagas extras, o que amplia a participação nacional no evento.
Entre os destaques do Time Brasil na categoria masculina está Rodrigo Hanada, atual campeão brasileiro nas modalidades Boulder e Guiada, além de terceiro colocado na etapa da Copa Sul-Americana de Boulder, realizada em Curitiba em dezembro de 2024. Completam a equipe os atletas Felipe Ho, Samuel Silva, Davi Peres, Pedro Avelar e Pedro Namba, nomes já consolidados no cenário nacional e com participações em competições internacionais de escalada esportiva.
Na equipe feminina, os destaques na modalidade Boulder incluem Anja Köhler, atual campeã brasileira nas categorias Boulder e Guiada, e que conquistou a sétima colocação no último Campeonato Pan-Americano, realizado em Santiago, no Chile.
Também integram a seleção brasileira Mariana Hanggi, terceira colocada na etapa da Copa Sul-Americana em Mar del Plata, além de Laura Timo, Camila Flores, Ana Gumurski e Deborah Albuquerque, atletas de destaque no cenário nacional que irão fortalecer a presença feminina do Brasil na competição.
A etapa marca um momento especial para o Time Brasil de Escalada. Para metade da equipe, esta será a estreia em uma etapa da Copa do Mundo. Entre os estreantes estão Davi Peres, Pedro Avelar, Pedro Namba, Camila Flores, Ana Gumurski e Deborah Albuquerque. Os seis atletas terão a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez, a experiência de competir em um evento internacional de alto nível técnico, enfrentando alguns dos principais nomes da escalada esportiva mundial.
Participação latina reforça crescimento da escalada no continente
A representatividade latino-americana também será marcante, com atletas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Honduras, México e Peru. A realização da etapa no Brasil abriu a possibilidade para que mais atletas destes países participassem do evento, além de marcar o retorno de países como Bolívia e Colômbia, que retornam à competição após um longo período de ausência.
Entre os nomes latinos, o grande destaque fica para o chileno Benjamin Vargas, o único atleta sul-americano a conseguir avançar para uma semifinal de Copa do Mundo na modalidade Boulder. Outros nomes que merecem reconhecimento são a argentina Valentina Aguado e o peruano Diego Lequerica, ambos com trajetórias consistentes no cenário continental.
Cronograma
Dia 16/05
9h – 13h30 | Qualificatórias Masculinas
16 – 21h30 | Qualificatórias Femininas
Dia 17/05 (Sábado)
10h – 12h30 | Semifinal Masculina
17h | Final Masculina
Dia 18/05 (Sábado)
10h – 12h30 | Semifinal Feminina
17h | Final Feminina