Copa Brasil de Escalada revela novos campeões
Neste fim de semana, aconteceu a terceira e última etapa de Boulder da Copa Brasil 2024, em Curitiba. O evento foi realizado em dois momentos e dois locais: as qualificatórias aconteceram no ginásio UBT e as finais foram no Centro de Treinamento Olímpico de Escalada, no Parque Olímpico do Cajuru. A competição foi repleta de tensão e adrenalina, com 67 atletas de diversas categorias lutando até o último instante para garantir pontos importantes para o ranking final do circuito e para o ranking brasileiro de escalada
Na categoria Principal, Rodrigo Hanada (SP) e Mariana Hanggi (PR) ficaram com o lugar mais alto do pódio da etapa. Mariana também garantiu a vitória no Sub-20 Geral Feminino e Sub-20 Feminino. Gabriel Papp (SP) ficou com a vitória no Sub-20 Geral Masculino e no Sub-18 Masculino. Felipe Pinto (GO) foi o 1º no Sub-20 Masculino. Laura Timo garantiu a vitória no Sub-18 Feminino. No Sub-16, vitória para Raul de Morais (PR) e Luiza Nunes Fagionato (GO). Já no Sub-14, os vencedores foram Pedro Demarchi (SP) e Bianca Ianarelli (SC).
Neste ano, o circuito trouxe mudanças ao introduzir um novo modelo de competição, o Boulder Jam (utilizado por confederações nacionais na Europa), e a inclusão das categorias juvenis ao circuito, com as pontuações das etapas somando para o Ranking Brasileiro Juvenil, aumentando a competitividade na busca por vagas na Seleção Brasileira da categoria.
Com a realização da etapa em Curitiba, chegamos ao final do circuito da modalidade Boulder e o ranking final foi definido, coroando novos campeões no Principal e os primeiros campeões das categorias juvenis.
Na categoria Principal, Pedro Henrique Namba (GO) e Mariana Hanggi (PR) conquistaram seus primeiros títulos da Copa Brasil de Boulder, ambos garantindo o primeiro lugar no ranking final apenas na etapa de Curitiba.
No Sub-20 Geral, Luiza Nunes Fagionato (GO) levou o título no feminino, também triunfando no Sub-16. Gabriel Papp (SP) foi o vencedor no masculino, conquistando tanto o Sub-20 Geral quanto o Sub-18. Bruno Siegle (SP) foi o campeão no Sub-20 Masculino, enquanto Jamile Assis (SP) se destacou como a campeã no Sub-18 Feminino. No Sub-16 masculino, Davi Stern (SP) garantiu o 1º lugar, e no Sub-14, os primeiros lugares após as 3 etapas ficaram com Pedro Demarchi (SP) e Julia Izzo (SP).
O ranking final da Copa Brasil na categoria já era válido para o Bolsa Atleta, e agora com a inclusão das categorias juvenis atletas devem também garantir acesso ao benefício, com pelo menos três rankings da categoria atendendo aos critérios mínimos de elegibilidade: Sub-20 Masculino, Sub-18 Masculino e Sub-16 Feminino.
Para acessar os resultados completos da etapa e o ranking final de Boulder, em todas as categorias, visite o site do sistema de resultados da CBEscalada.