Comitê organizador propõe a inclusão da Paraescalada no programa dos jogos paralímpicos LA28
O Comitê organizador dos Jogos de Los Angeles 2028 anunciou hoje (12/06) que oficializou ao IPC (Comitê Paralímpico Internacional) a proposta de inclusão da Paraescalada como parte do programa dos Jogos Paralímpicos na cidade.
Com essa proposta, os Jogos de Los Angeles se tornam os primeiros da história a propor esportes adicionais tanto para o programa Olímpico quanto Paralímpico. A proposta agora segue para revisão e votação pela direção do IPC no dia 26 de junho de 2024. Apesar de ainda faltar uma última etapa oficial, fontes dão como certa a aprovação da proposta.
A notícia mais esperada do ano!
Desde janeiro de 2023 a comunidade da escalada vive a expectativa da inclusão da Paraescalada em LA28. À época, o IPC confirmou o programa oficial dos jogos paralímpicos, com um total de 22 modalidades, e divulgou uma lista de esportes, oferecendo ao comitê organizador a oportunidade de escolher entre estes um novo esporte adicional. Na curtíssima lista, apenas duas modalidades: Parasurf e Paraescalada.
A expectativa inicial era que o novo esporte adicional seria confirmada pelo IPC ainda em 2023, mas tivemos que aguardar um pouco mais até a esperada notícia ser confirmada: a Paraescalada está em LA28.
O presidente da IFSC, Marco Scolari, foi cauteloso mas comemorou a notícia: “Ficamos muito animados com o anúncio de LA28 e agradecemos a sua proposta para a adição da Paraescalada ao programa paralímpico. (…) Devemos aguardar agora a diretoria do IPC votar a proposta no dia 26 de junho (…) e esperamos que o próximo passo seja a confirmação do IPC”.
Caso o IPC confirme a proposta de LA28, a paraescalada deverá passar pelo mesmo processo que a Escalada Esportiva atravessou com a inclusão nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A expectativa é que com a confirmação nos Jogos Paralímpicos a modalidade passe a receber recursos do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) da mesma forma que a Escalada Esportiva recebe hoje do COB (Comitê Olímpico do Brasil).
“Será uma guinada de 180º graus para a modalidade no país! Com mais recursos finalmente poderemos enviar nossos paratletas para disputar os eventos do calendário internacional com total suporte, organizar eventos cada vez melhores e fomentar ainda mais a modalidade no país” – comemora Raphael Nishimura, vice-campeão mundial de Paraescalada e Diretor Institucional da ABEE.
Mesmo com a oficialização da proposta pelo IPC, ainda teremos que aguardar uma decisão com relação ao programa da modalidade nos jogos: número de eventos e quais categorias/classes farão parte. Esta decisão só deve acontecer na segunda metade de 2025.