CBEscalada participa de IV Workshop de Desenvolvimento Esportivo
Na semana passada, de 9 a 11 de outubro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoveu o IV Workshop de Desenvolvimento Esportivo, uma iniciativa dedicada à formação e ao aprimoramento das estratégias de treinamento para atletas jovens nas categorias de base. O evento ocorreu de forma presencial e reuniu aproximadamente 70 gestores, coordenadores técnicos e treinadores que atuam nas categorias de base de 42 modalidades olímpicas, com o objetivo de trocar experiências e compartilhar melhores práticas.
A CBEscalada foi representada por Danilo Caruso, Coordenador de Treinamento de Base, e Patrícia Guimarães, Analista de Desenvolvimento Esportivo, destacando o compromisso da organização com a formação de atletas e a evolução constante do esporte.
O Workshop teve como finalidade discutir as melhores práticas para definir e planejar o desenvolvimento esportivo de jovens atletas, enfocando aspectos fundamentais que influenciam diretamente o desempenho das novas gerações. Com uma programação intensa ao longo de três dias, o workshop discutiu temas ligados à estruturação e ao planejamento da carreira esportiva, enfatizando a transição dos atletas das categorias de base para o nível adulto. Foram abordados também a importância da utilização de indicadores de desempenho e inteligência esportiva, os critérios para definir grupos de atletas a serem monitorados e desenvolvidos, além da criação de planos individualizados de desenvolvimento.
Na cerimônia de abertura, Paulo Wanderley, Presidente do COB, ressaltou a relevância do Workshop para criar um ambiente que incentive a colaboração e a inovação. O presidente enfatizou que o sucesso olímpico do Brasil nas próximas gerações está diretamente relacionado ao investimento nos talentos em desenvolvimento, ou seja, nas categorias de base, que, por meio de iniciativas como essa, poderão se tornar os campeões do futuro.
“O Workshop foi enriquecedor, combinando palestras, trocas de experiências e atividades práticas. Revisamos tópicos essenciais e exploramos novas ideias, como a possibilidade de formar uma seleção B. Traçamos o planejamento a longo prazo de jovens atletas, nos preocupando não só com as competições, mas com fatores externos que influenciam de maneira importante a vida e carreira do atleta. Foi muito importante compartilhar e aprender com as experiências de outras confederações. Nossa participação não apenas nos proporcionou reflexões significativas, mas também novos direcionamentos para fortalecer o futuro da escalada nacional”. – comentou o Patrícia Guimarães, Analista de Desenvolvimento Esportivo da CBEscalada.