CBEscalada convoca Seleção Brasileira de Escalada Principal e Juvenil 2025

Davi Peres (MG) na qualificatória de Boulder da Copa Sul-Americana de Escalada em Mar del Plata 2024 | Foto: /IFSC

Davi Peres (MG) na qualificatória de Boulder da Copa Sul-Americana de Escalada em Mar del Plata 2024 | Fotos: Daniel Limache

A Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada) acaba de divulgar os nomes que compõem a Seleção Brasileira de Escalada Principal e Juvenil 2025. A equipe é formada por atletas de destaque nos rankings nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade, com representantes em diferentes categorias que prometem elevar o nome do Brasil no cenário mundial.

Os selecionados para 2025 se destacaram ao longo do último ano em competições nacionais e internacionais, consolidando-se como os melhores do país na modalidade. Como membros das seleções 2025 os atletas terão garantidos o suporte técnico da confederação, incluindo acompanhamento e planejamento dos treinos junto aos técnicos pessoais, atendimentos especializados do Departamento Médico, Training Camps e possíveis participações em eventos internacionais, como a Copa do Mundo de Escalada e o Campeonato Mundial Juvenil. Além disso, todos os nomes do time principal garantem o recebimento mensal de Manutenção de Atletas, no valor de R$1300. Enquanto os 2 melhores atletas do time juvenil, masculino e feminino, recebem o valor de R$800.

Entre os convocados para a Seleção Brasileira de Escalada Principal 2025, cinco atletas do time de 2024 permanecem, trazendo experiência e consistência para a equipe. No masculino, os destaques incluem Rodrigo Hanada (SP), Felipe Ho (SP), Pedro Egg (PR), com Davi Carvalho Peres (MG) conquistando uma vaga no time pela primeira vez. No feminino, as atletas convocadas são, Anja Köhler (SC), Laura Timo (MG) e Mariana Hanggi (PR), que agora integra exclusivamente a Seleção Principal, após sua despedida da Seleção Juvenil em 2024.

Já a Seleção Juvenil segue com 10 atletas, distribuídos entre as novas categorias oficiais IFSC. Na Sub-19, estarão Luis Guilherme Ziolkowski (PR) e Laura Timo (MG). Na Sub-17, os convocados são Raul de Morais (PR), Aitor Amaya Lopez (RJ), Luiza Nunes Fagionato (GO) e Giulia Solera (GO). Já na Sub-15, os atletas convocados são Pedro Damasceno (SP), Davi Santiago (SP), Julia Izzo (SP) e Bianca Ianarelli (SC).

Novidades para 2025: Grupo de Monitoramento de Desenvolvimento

Com o objetivo de garantir o desenvolvimento contínuo dos atletas destaque das categorias juvenis, foi criado o Grupo de Monitoramento de Desenvolvimento. É uma “seleção” ampliada, pensada para garantir a continuidade do acompanhamento de atletas que já fizeram parte da seleção brasileira no ano anterior, assim como incluir outros atletas de destaque das categorias, que merecem ser observados e acompanhados mais de perto. 

“A criação deste grupo de monitoramento é de grande importância para o desenvolvimento das categorias de base. Não só ele garante a continuidade do acompanhamento de atletas que já fizeram parte da equipe em anos anteriores, como amplia o leque de atletas com potencial no radar da confederação. Atletas nestas categorias podem ter ganhos de desempenho expressivos de uma temporada para a outra. Ter este acompanhamento prévio, com a possibilidade de participação em ações de treinamento que deem a eles oportunidade de evoluir, pode ser crucial para o desenvolvimento destes jovens atletas.” comenta o Coordenador de Desenvolvimento Esportivo Danilo Caruso.

Os atletas indicados para compor esse grupo poderão ser convidados a participar de eventos de treinamento e outras ações promovidas pela confederação planejadas para o time juvenil, mas sem direito a ajuda de custo ou suporte direto. A confederação, contudo, poderá também reservar alguns eventos exclusivamente para a seleção.

Os atletas que farão parte do Grupo de Monitoramento e Desenvolvimento em 2025 são:

Sub-19: Gabriel Papp (SP), Emmanuel Gallina (DF), Eduardo Calixto (SP), Jamille Assis (SP) e Sophia Guimarães (SP).

Sub-17: João Vitor Silva Hasebe (DF) e Mel Brizante Goulart (MG).

Sub-15: Artur Fioravante Vieira (DF), Lara Pavanello (SP) e Julia Uezu (RJ).

Estes e os atletas da Seleção Juvenil já têm compromisso marcado para o primeiro evento de treinamento de 2025. A programação ocorrerá no Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva, em Curitiba, entre os dias 14 e 20 de janeiro, com a participação de dois Técnicos e Route Setters internacionais.

Sem Respostas para "CBEscalada convoca Seleção Brasileira de Escalada Principal e Juvenil 2025"