Campeonato Brasileiro Juvenil confirma favoritos e revela novos nomes
- ABEE
- 16 de novembro de 2021
- Sem comentários
Dos dias 12 a 15 de novembro, aconteceu em Curitiba o Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil 2021. A competição reuniu alguns dos melhores atletas da nova geração, com idades entre 11 e 19 anos, e provou, mais uma vez, que a renovação e a descoberta de talentos está em curso no país.
As disputas foram nas modalidades Boulder e Guiada, que aconteceram, respectivamente, no Centro de Treinamento ABEE, localizado no Parque Olímpico do Cajuru, e no ginásio Via Aventura. A competição de Boulder aconteceu nos dias 12 e 13 e a Guiada no dia 15.
O evento confirmou boas fases e trouxe gratas surpresas, com novos nomes surgindo e atletas veteranos da categoria com ótima evolução no desempenho
Boulder
A competição de Boulder teve início ainda na sexta, dia 12, com as qualificatórias masculinas e femininas geral, com atletas das 3 principais categorias juvenis: Junior, Juvenil A e Juvenil B; com idades entre 14 e 19 anos, competindo juntos, e a categoria Juvenil C, com atletas entre 11 e 13 anos.
No masculino, a quantidade de atletas inscritos garantia uma fase semifinal, então as qualificatórias serviram para selecionar os 20 melhores atletas para a semi. Dos classificados, 6 atletas avançaram com top nos 5 boulders, com Rodrigo Hanada (SP) e Mateus Bellotto (SP) liderando com 5 tops flash. No feminino, sem semifinal, as qualificatórias classificaram direto 5 nomes para a final. Laura Timo (MG) liderou a disputa e se classificou em primeiro, com Mariana Hanggi (PR) em segundo e Iasmim Freitas em terceiro. Luisa Negrão e Amanda Criscuoli completaram as vagas para a final.
No juvenil C foi bonito ver novos nomes disputando pela primeira vez um brasileiro. Com linhas adaptadas para a categoria, os jovens puderam provar, alguns pela primeira vez, um modelo de competição oficial IFSC. No masculino, Luis Guilherme Ferraz, de 13 anos ficou com o primeiro lugar e no feminino Anelise Nascimento ficou com o ouro.
No sábado, dia 13, pela manhã, foi o momento de conhecermos os finalistas masculinos durante a semifinal. Com boulders bastante duros, poucos escaladores conseguiram tops, o que fez da conquista de zonas um fator importante para a classificação. Rodrigo Hanada mais uma vez liderou o grupo, com 2 tops e 3 zonas, seguido por Mateus com 1 top e 3 zonas. Os demais atletas avançaram apenas com zonas: Pedro Namba, Luca Valentim, João Felipe Barbosa e Thiago Vaz.
À tarde, as grandes finais, com transmissão ao vivo pelo Youtube da ABEE. Primeiro foi a fez as meninas, e o que presenciamos foi uma apresentação quase irretocável de Iasmim Freitas. Demonstrando uma ótima leitura das linhas propostas pelos routesetters, combinada com uma boa técnica, ela conseguiu o top em 3 dos 4 boulders e as 4 zonas, o que lhe garantiu o primeiro lugar geral. Mariana Hanggi, com uma zona a menos, ficou em segundo lugar, enquanto Laura Timo terminou em terceiro.
Na final masculina, mais uma vez uma rodada difícil. Bom para treinar nossos atletas para cenários exigentes de competições internacionais. Rodrigo Hanada confirmou a ótima fase, e depois do segundo lugar na categoria principal, garantiu o título geral do Juvenil. Com a vitória ele se despede da categoria juvenil, e ano que vem disputa apenas na categoria principal. Mateus Bellotto, que junto com Rodrigo foi o único a conseguir tops, ficou em segundo. Já a disputa pelo terceiro lugar foi nas zonas, com direito a desempate pela fase anterior. Pedro Henrique Namba e Thiago Vaz empataram com 3 zonas em 8 tentativas, com Pedro ficando com o pódio pelo melhor resultado na fase semifinal.
Com o resultado geral definido, foram premiados também as subcategorias Junior, Juvenil A e Juvenil B. Rodrigo Hanada e Iasmim Freitas ficaram com o título no Junior, para atletas com 18 e 19 anos. Luisa Negrão e Luca Valentim ficaram com a vitória no Juvenil A, para atletas com 16 e 17 anos, e Mariana Hanggi e Jayme Lima levaram o ouro no Juvenil B, para atletas com 14 e 15 anos.
Guiada
Depois de um dia de descanso, os jovens atletas disputaram as provas da Guiada no ginásio Via Aventura, começando pela manhã com as qualificatórias do geral e Juvenil C e à tarde as finais.
Nas qualificatórias femininas, Mariana Hanggi liderou com folga, sendo a única atleta a fazer Top nas duas vias. Amanda Criscuoli veio em seguida, na segunda colocação, com Iasmim em terceiro. Fechando as classificadas para a final, Laura Timo em quarto, e Luisa Negrão e Julia Brandão empatadas em quinto.
No masculino, a qualificação foi marcada, mais uma vez, pelo bom desempenho de Rodrigo Hanada, que fez os 2 tops e liderou a classificação geral, e a lesão de Mateus Bellotto. Mateus caiu de forma errada no final da sua tentativa da via 2, sua primeira via da qualificatória, e machucou o pulso, posteriormente diagnosticado como uma fratura. Mesmo com dor, ele escalou a segunda via, fazendo Top e garantindo o segundo lugar e a vaga na final, da qual optou por não disputar. João Felipe Barbosa veio em terceiro, com Thiago Vaz em quarto. Completaram os 8 finalistas, Pedro Henrique Namba, Felipe Pinto, André Luiz Cequinel e Carlos Eduardo Bom.
No Juvenil C mais uma demonstração de talento e garra. No masculino, Luís Guilherme Ferraz mais uma vez liderou a disputa. Escalando as mesmas vias das demais categorias, seu score o deixaria em 12º no geral se ele fosse uma categoria acima. Bruno Morini ficou com o segundo lugar e Raul de Morais, de apenas 11 anos, com o terceiro. No feminino, Marina Lemos venceu a disputa dando um show de persistência e garra. O mesmo valendo para Giovana Alves, que ficou com a segunda colocação.
À tarde, nas finais, mais um belo show! As meninas escalaram primeiro, com cada atleta indo progressivamente mais alto na via, até a última a escalar, Mariana Hanggi, entrar e superar todas, fazendo o Top e garantindo o primeiro lugar geral. Laura avançou duas posições e ficou em segundo lugar, com Amanda Criscuoli terminando em terceiro.
No masculino, mais uma vez o ótimo trabalho dos routesetters foi evidente. Atletas caindo cada vez mais alto, até que Rodrigo Hanada entrou e assumiu a liderança ao alcançar a agarra 40. João Felipe Barbosa ficou com o segundo lugar, demonstrando estar em boa forma, apesar dos resultados não muito expressivos na categoria principal. Thiago Vaz ficou com o último lugar no pódio, superando o companheiro de time Pedro Henrique Namba, apenas pelo resultado nas qualificatórias.
O Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil foi o último evento do ano organizado pela ABEE. Nele ficou mais do que evidente que os investimentos feitos em descobrir novos talentos, através do projeto técnicos de base, já está dando frutos. Nomes como Luis Guilherme, Bruno Morini, Marina Lemos, Jayme Lima, entre outros, são todos estreantes em competições nacionais e oriundos do projeto. A expectativa é que cada vez mais novos nomes surjam, reforçando a base e elevando o nível do time juvenil brasileiro.
Os resultados completos do Campeonato Brasileiro Juvenil você pode conferir aqui.