Brasileiro de Escalada Juvenil é marcado por despedidas e novos talentos

Pedro Henrique Namba (GO) se despede da categoria juvenil em 2022 | Foto: Aline Machado

A edição 2022 do Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil foi um sucesso. Reunindo alguns dos melhores atletas da categoria do país, a competição revelou novos talentos e marcou a despedida da categoria de atletas de destaque nacional. O evento acontece de 15 a 18 de setembro, em Curitiba no Paraná. As disputas começaram pelo Boulder, no Parque Olímpico do Cajuru, e seguiu com a Guiada, no Ginásio Campo Base.

Boulder

No dias 15 e 16 aconteceram as competições de Boulder, na nova parede de competição da modalidade montada pela ABEE no Parque Olímpico do Cajuru. O tempo em Curitiba não estava convidativo, mas isso não impediu os atletas de darem o seu melhor nos problemas montados pelos routesetters.

Os primeiros atletas a escalar foram da categoria Juvenil C Masculino. Com atletas entre 12 e 13 anos, a categoria tem revelado novos talentos ano a ano. Nas disputas, o paranaense Raul de Morais ficou com a vitória, com 4 Tops flash, seguido pelo paulista Davi Stern, com a mesma quantidade de Tops mas com mais tentativas, e o atleta do Distrito Federal, João Vitor Silva.

João Vitor Silva (DF) no boulder M3 | Foto: Aline Machado

Em seguido foi a vez dos atletas do Sub-20 Masculino, com atletas das categorias Juvenil B, Juvenil A e Junior, valendo 6 vagas para a final. O paulista Mateus Bellotto classificou-se em primeiro, sendo o único atleta a conseguir Top nos 5 boulders da fase. João Felipe Barbosa, do Rio de Janeiro, ficou em segundo e o goiano Pedro Henrique Namba em terceiro. Completando a final Thiago Vaz (GO), Felipe Pinto (GO) e Luis Guilherme Ziolkowski (PR).

Bruno Morini no boulder M2 no Brasileiro de Escalada Juvenil | Foto: Aline Machado

Bruno Morini (PR) no boulder M2 | Foto: Aline Machado

No período da tarde foi a fez das meninas. O Juvenil C competiu primeiro, disputando 6 vagas na inédita final da categoria.  No final da fase, a atleta Giulia Solera, que reside nos EUA, avançou para a final em primeiro, seguida da gaúcha Danielle Lovato e da goiana Luiza Nunes. Completando a final, as cariocas Julia e Rachel Uezu e a atleta do Distrito Federal, Milena Felix.

Julia Uezu (RJ), fazendo top no Boulder F1 | Foto: Aline Machado

Na categoria Sub-20 Geral, foram 4 as finalistas, devido ao número de atletas inscritas. A brasiliense Iasmim de Queiroz, que se despede da categoria, avançou em primeiro, com a paranaense Mariana Hanggi em segundo e a mineira Laura Timo em terceiro. Completando a final, a gaúcha Amanda Criscuoli.

Laura Timo (MG) no boulder F5 da qualificatória | Foto: Aline Machado

No dia seguinte, as aguardadas finais. No Juvenil C Feminino, a disputa foi acirrada e vimos várias mudanças de posições. Giulia Solera segurou o primeiro lugar, com 3 Tops. A pequena Julia Uezu, de apenas 11 anos, ganhou 3 posições e terminou em segundo, com 2 Tops. O podio foi completado por Rachel Uezu, irmã de Julia. O Juvenil C feminino foi uma grata surpresa, com boa quantidade de atletas e vários nomes promissores. O futuro da categoria feminina é promissor.

Giulia Solera fazendo mais um Top na final Juvenil C Feminino | Foto: Aline Machado

Na sequência foi a vez das meninas do Sub-20 Geral, já com transmissão ao vivo pelo Youtube da ABEE. Mariana Hanggi, medalhista de ouro na modalidade nos Jogos Sul Americanos da Juventude, confirmou o favoritismo e ficou com o lugar mais alto do pódio, sendo a única atleta a conseguir Top nos 4 boulders da final. Iasmim de Queiroz garantiu o segundo lugar e Laura Timo ficou em terceiro.

Na final masculina do Sub-20 Geral, com boulders duríssimos, foi Mateus Bellotto quem levou a melhor. O paulista, que se despede da categoria, conseguiu 1 Top e 4 zonas e garantiu o primeio lugar. Pedro Henrique Namba ficou com uma zona a menos e terminou em segundo. O podio foi completado por João Felipe Barbosa.

Guiada

Depois de um dia de descanso os atletas se reuniram no ginásio Campo Base para as disputas da guiada. A competição começou com as qualificatórias Sub-20 Geral, masculino e feminino, com as duas vias escaladas em flash.

No masculino, 2 atletas conseguiram Top nas duas vias e avançaram para a final empatados em primeiro: Mateus Bellotto e João Felipe Barbosa. Thiago Vaz e Luis Guilherme Ziolkowski conseguiram 1 Top cada e garantiram lugar na final em terceiro e quarto lugar. Completando as 8 vagas para a final ficaram Pedro Henrique Namba (GO), André Luiz Cequinel (PR), Felipe Pinto (GO) e Theo Negrão (SP).

No feminino, com menos atletas, a cota para a final era de 4 nomes. Mariana Hanggi, confirmando o favoritismo avançou em primeiro, com Top na duas vias. Iasmim de Queiroz ficou em segundo com Laura Timo em terceiro. Com o empate de Luisa Negrão e Amanda Criscuoli na quarta colocação, as duas avançaram para final, fechando 5 atletas.

Iasmim de Queiroz (DF) na qualificatória de guiada Sub-20 | Foto: Aline Machado

O Juvenil C teve apenas disputas em duas vias em flash, sem final. Os pequenos mostraram desenvoltura e muita técnica e deram um verdadeira espetáculo a todos os que acompanharam a competição. No masculino, Raul de Morais e Davi Stern empataram em primeiro lugar, com paulista Davi Gabriel de Oliveira em terceiro. No feminino a disputa também foi acirrada e a paulista Anelise Nascimento e a carioca Julia Uezu dividiram o primeiro lugar. A goiana Luiz Nunes ficou com o terceiro lugar.

A Paraescalada também teve seu momento neste dia. Com um recorde de atletas para a categoria, 7, vimos mais uma vez um espetáculo destes atletas que nos provam todos os dias que a escalada é para todos. Marina Dias, medalhista de ouro na Copa do Mundo de Paraescalada e grande nome da categoria, ficou em primeiro na categoria RP3 feminino. Leonardo Vilha ficou em primerio na RP3 Masculino. Luciano Frazão e Gustavo Henrique dos Santos dividiram o primeiro lugar na AL2 Masculino. Camila Toro ficou com o ouro na categoria AU2 feminino. Eduardo Miguel Schaus ficou em primeiro e Diego Pimenta em segundo na AU2 Masculino.

Gustavo Santos da categoria AL2 da Paraescalada | Foto: Aline Machado

As finais tiveram início às 19h horas, com a categoria feminina e transmissão ao vivo no canal do Youtube da ABEE. Luisa Negrão foi a primeira a escalar, alcançando a marca de 19+. Amanda Criscuoli veio em seguida e foi um pouco mais alto, com 30+. Na vez de Laura Timo escalar, um susto. Uma das agarras se soltou, provocando a queda da atleta. Seguindo o regulamento ela foi isolada e ganhou outra tentativa após as próximas duas atletas. Iasmim veio na sequência do reparo da via e marcou o score de 21. Foi então a vez de Mariana Hanggi, que confirmou a boa forma e fez Top na via, assegurando o primeiro lugar. Foi então a vez da nova tentativa de Laura Timo, que também alcançou o score de 30+, mas terminou à frente de Amanda devido ao resultado da qualificatória.

Na final masculina, Theo Negrão abriu as disputas, marcando a boa marca de 24+. Felipe Pinto veio na sequência, alcançando a agarra 18+. André Luiz Cequinel foi o terceiro a escalar e assumiu a primeira posição, marcando 28. Pedro Henrique Namba escalou em seguida e conseguiu 28+, assumindo temporariamente a primeira colocação. Luis Guilherme Ziolkowski e Thiago Vez escalaram na sequência, mas não conseguiram superar Namba, marcando 24 e 24+, respectivamente. João Felipe Barbosa foi o penúltimo a escalar e também ficou com o score de 24+. Faltava apenas Mateus Bellotto escalar. Mostrando porque já é um dos melhores atletas nacionais, ele escalou com fluidez e confiança, para vencer o bote no final da via e fazer o Top, garantindo mais um título juvenil.

Com a totalização dos resultados e o somatório com as pontuações do Boulder, foram definidos os campeões do Combinado. Mariana Hanggi ficou com o título de campeã combinado juvenil e Mateus Bellotto com o de campeão combinado juvenil.

Resultados

Boulder

Juvenil C Masculino
1. Raul de Morais (PR)
2. Davi Stern (SP)
3. João Vitor Silva Hasebe (DF)

Juvenil C Feminino
1. Giulia Solera Quigley (INT)
2. Julia Uezu (RJ)
3. Rachel Uezu (RJ)

Juvenil B Masculino
1. Luis Guilherme Ziolkowski (PR)
2. Gabriel Papp (SP)
3. Bruno Morini Dambrosio (PR)

Juvenil B Feminino
1. Laura Timo (MG)
2. Giovana Alvez (SP)

Juvenil A Masculino
1. João Felipe Barbosa (RJ)
2. Felipe Pinto (GO)
3. Lucas Furtado (SC)

Juvenil A Feminino
1. Mariana Hanggi (PR)
2. Amanda Criscuoli (RS)

Junior Masculino
1. Mateus Bellotto (SP)
2. Pedro Henrique Namba (GO)
3. Thiago Vaz (GO)

Junior Feminino
1. Iasmim de Queiroz (DF)
2. Luisa Negrão (SP)
3. Mariah Bittar dos Santos (DF)

Sub-20 Geral Masculino
1. Mateus Bellotto (SP)
2. Pedro Henrique Namba (GO)
3. João Felipe Barbosa (RJ)

Sub-20 Geral Feminino
1. Mariana Hanggi (PR)
2. Iasmim de Queiroz (DF)
3. Laura Timo (MG)

Guiada

Juvenil C Masculino
1. Raul de Morais (PR)
1. Davi Stern (PR)
3. Davi Gabriel de Oliveira (SP)

Juvenil C Feminino
1. Anelise Nascimento (SP)
1. Julia Uezu (SP)
3. Luiza Nunes Fagionato (GO)

Juvenil B Masculino
1. Luis Guilherme Ziolkowski (PR)
2. Bruno Morini Dambrosio (PR)
3. Gabriel Papp (SP)

Juvenil B Feminino
1. Laura Timo (MG)
2. Giovana Alves (SP)

Juvenil A Masculino
1. João Felipe Barbosa (RJ)
2. Felipe Pinto (GO)
3. Lucas Furtado (SC)

Juvenil A Feminino
1. Mariana Hanggi (PR)
2. Amanda Criscuoli (RS)

Junior Masculino
1. Mateus Bellotto (SP)
2. Pedro Henrique Namba (GO)
3. André Luiz Cequinel (PR)

Junior Feminino
1. Iasmim de Queiroz (DF)
2. Luisa Negrão (SP)

Sub-20 Geral Masculino
1. Mateus Bellotto (SP)
2. Pedro Henrique Namba (GO)
3. André Luiz Cequinel (PR)

Sub-20 Geral Feminino
1. Mariana Hanggi (PR)
2. Laura Timo (MG)
3. Amanda Criscuoli (RS)

Combinado (B+G) Masculino
1. Mateus Bellotto (SP)
2. Pedro Henrique Namba (GO)
3. João Felipe Barbosa (RJ)

Combinado (B+G) Feminino
1. Mariana Hanggi (PR)
2. Laura Timo (MG)
3. Iasmim de Queiroz (DF)

Paraescalada

RP3 Feminino
1. Marina Dias (SP)

RP3 Masculino
1. Leonardo Vilha (PR)

AL2 Masculino
1. Gustavo Henrique Santos (ES)
1. Luciano Frazão (DF)

AU2 Masculino
1. Eduardo Miguel Schaus (PR)
2. Diego Pimento Rodriguez (SP)

AU2 Feminino
1. Camila Toro (DF)

 

Sem Respostas para "Brasileiro de Escalada Juvenil é marcado por despedidas e novos talentos"