Campeonato Brasileiro de Escalada consagra novos campeões em disputa de alto nível

Felipe Ho (SP) final da Guiada. | Foto: Aline Machado/CBEscalada

Felipe Ho (SP) final da Guiada no Campeonato Brasileiro de Escalada. | Foto: Aline Machado/CBEscalada

Curitiba recebeu neste sábado (16/08) o primeiro dia de competições do Campeonato Brasileiro de Escalada, modalidade Guiada, realizado no Centro de Treinamento Olímpico de Escalada, no Parque Olímpico do Cajuru. O evento reuniu os principais nomes da escalada esportiva nacional e já mostrou alto nível técnico nas qualificatórias e semifinais.

Nas qualificatórias masculinas, o grande destaque ficou por conta de André Macedo (SP) e dos mineiros Davi Peres e Pedro Avelar, que avançaram às semifinais ocupando as três primeiras posições. A fase também evidenciou a força do grupo como um todo: seis atletas conseguiram alcançar o Top da primeira via, mostrando um alto nível técnico e físico desde o início da competição.

Na disputa feminina, o equilíbrio foi a marca da fase. Anja Köhler (SC) e Mariana Hanggi (PR) alcançaram resultados idênticos e dividiram a primeira posição. Logo atrás, Amanda Criscuoli (RS) assegurou um Top e reforçou sua presença entre as candidatas ao pódio.

Já no fim da tarde, foi a vez da semifinal masculina, que entregou muita emoção e uma verdadeira dança das cadeiras entre os atletas. Apesar de  nenhum atleta alcançar o Top da via, o equilíbrio e o nível técnico foram intensos. O trio paulista acabou levando vantagem, Felipe Ho avançou para a final na liderança com sobra, alcançando a agarra 37+, seguido de André Macedo e Renan Denardo, ambos na 27+.

Equilíbrio e emoção marcam as finais

O segundo dia de disputas da modalidade Guiada no Campeonato Brasileiro de Escalada 2025 foi dedicado às finais femininas e masculinas, que tiveram início pontualmente às 17h do domingo (17/08), com transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil, e se mostraram extremamente equilibradas.

No feminino, a via da final exigiu bastante estratégia, priorizando mais resistência do que trechos específicos de alta dificuldade técnica/física, os chamados “crux”, o que foi separando as atletas em pontos cada vez mais altos. No fim, ficou claro que os routesetters projetaram uma via capaz de testar o limite físico das atletas e definir o desempate entre as líderes da classificatória, Anja Köhler e Mariana Hanggi, que avançaram com dois tops cada.

Entre as seis finalistas, a disputa se dividiu em três momentos. As três primeiras atletas caíram entre as agarras 22 e 23+. Em seguida, Amanda Criscuoli alcançou a agarra 31 e assumiu a liderança provisória. Fechando a banca, Mariana Hanggi chegou à agarra 33, enquanto Anja Köhler garantiu o Top, mantendo a mesma ordem do pódio das classificatórias.

Com a vitória, Anja Köhler conquistou a “Tríplice Coroa”, vencendo as três modalidades olímpicas (Boulder, Velocidade e Guiada) no Campeonato Brasileiro 2025.

Pódio Feminino da Guiada 2025. | Foto: Aline Machado/CBEscalada

Pódio Feminino da Guiada 2025. | Foto: Aline Machado/CBEscalada

Na final masculina, o pódio foi se definindo ao longo da disputa. Davi Peres, o quarto a competir, mostrou técnica e resistência ao superar o ponto onde os primeiros atletas haviam caído, alcançando a agarra 28 e assumindo a liderança provisória. Pouco depois, Renan Denardo também passou por esse trecho, chegando à 27+ e entrando na briga pelo pódio.

A decisão, no entanto, ficou para os últimos a competir. André Macedo, já medalhista em duas modalidades neste Brasileiro, entrou forte, mas acabou caindo justamente no “ponto pegadinha” que derrubou os primeiros atletas, diminuindo suas chances de pódio. Fechando a competição, Felipe Ho uniu experiência, força e resistência, parando a apenas uma agarra do Top, mas garantindo o lugar mais alto do pódio.

Pódio Masculino da Guiada 2025 | Foto: Aline Machado/CBEscalada

Pódio Masculino da Guiada 2025 | Foto: Aline Machado/CBEscalada

O Campeonato Brasileiro de Escalada 2025 terminou com grandes performances, destacando evolução técnica, competitividade e emoção em todas as categorias e modalidades. A temporada, no entanto, continua, com novas competições programadas para os próximos meses.

Sem Respostas para "Campeonato Brasileiro de Escalada consagra novos campeões em disputa de alto nível"