Calendário 2022 terá etapas únicas do Brasileiro e muitos eventos internacionais
Muitas participações brasileiras em competições internacionais: esta será a tônica de 2022 da ABEE. Ao todo serão 9 eventos internacionais com participação de atletas brasileiros confirmada, entre eventos juvenis e etapas da Copa do Mundo.
Por este motivo, o calendário de competições nacionais vai ser mais enxuto, a exemplo do que foi em 2021. O Campeonato Brasileiro terá etapas únicas, tanto na categoria principal quanto no juvenil, concentrados no segundo semestre, em setembro e novembro.
Mas para não deixar ninguém parado este ano, a ABEE também está costurando com ginásios um calendário de eventos estaduais recheado, que com etapas suficientes, poderá se tornar um circuito no estilo Copa do Mundo.
Participação internacional
A ABEE sabe da importância da participação dos atletas em eventos internacionais para elevar o nível competitivo do Brasil no cenário Mundial. Por isso para 2022, com foco em Paris 2024, o calendário priorizou a participação de atletas brasileiros em etapas da Copa do Mundo no primeiro semestre, disputando etapas de Boulder e Guiada.
Já tem participação garantida de atletas brasileiros as etapas de Boulder em Salt Lake City em maio e na perna europeia da Copa do Mundo de Guiada em Junho e Julho, com as etapas de Innsbruck (também na modalidade Boulder), Villars, Chamonix e Briançon. Além destas etapas o Brasil estará presente na etapa que apresentará o novo modelo olímpico para 2024, em Chongqing na China. Será a oportunidade para ter contato com o novo formato do combinado Boulder e Guiada logo no início da preparação para Paris.
O ano também será de eventos internacionais juvenis importantes, que já iniciam em Março. O primeiro é o Sul Americano Juvenil, nas modalidades Boulder e Guiada, que acontece em Santiago no Chile. Em seguida os Jogos Sul Americanos da Juventude, evento oficial do calendário do COB, e que será disputado somente na modalidade Boulder. Os dois eventos são de grande importância para a ABEE, tanto para introduzir alguns atletas em competições internacionais, mas também para brigar efetivamente por medalhas.
Copa Brasil de Escalada
Com tantos eventos internacionais ficava impossível ter o principal evento nacional, o Campeonato Brasileiro, com várias etapas. Mas para cobrir um pouco esta lacuna, e dar mais oportunidades de competição em eventos de nível nacional, a ABEE plantou a semente junto aos ginásios e entidades vinculadas, para transformar os eventos estaduais em um circuito. Todos os eventos teriam regulamento único e somariam pontos para o circuito, no mesmo estilo da Copa do Mundo. Havendo uma boa adesão dos ginásios, 2022 pode marcar o primeiro ano da Copa Brasil de Escalada, que deverá ter, no mínimo, 3 eventos em cada modalidade.