Equipe brasileira tem bom desempenho no Panamericano de Escalada

Neste 5 de dezembro se encerrou em Ibarra, no Equador, o Panamericano de Escalada 2021. O evento contou com disputas em todas as modalidades e uma final combinada no modelo olímpico de Tóquio 2020. Ainda sem medalha, o time brasileiro obteve um bom desempenho geral, com boas evoluções e estreias.

Equipe desfalcada

O time enviado para representar o Brasil foi formado majoritariamente por estreantes na competição. Da equipe de 9 atletas, apenas Felipe Ho e Bianca Castro haviam disputado em edições anteriores.

No masculino, além de Felipe, estavam Jonas Leffeck, Pedro Avelar, Samuel Silva e Rodrigo Hanada. Mateus Bellotto, convocado inicialmente, não embarcou devido a uma lesão. Destes, apenas Felipe disputou as 3 modalidades: Velocidade, Boulder e Guiada – ficando elegível para o combinado. Leffeck disputou apenas a Guiada e todos os outros disputaram também o Boulder.

O time feminino também contou com Patrícia Antunes, Camila Flores e Clara Viegas, convocada para substituir Thais Makino, lesionada durante do Mundial. Bianca disputou apenas na Guiada, enquanto as demais em Boulder e Guiada.

Desempenho oscilante

As disputas para o time brasileiro começaram já no primeiro dia, 30, com a Velocidade. Felipe Ho era nosso único representante e, com bons tempos, a expectativa era grande. Mas ainda na tomada de tempo, fase classificatória, o atleta queimou a largada na sua primeira corrida e foi desclassificado. Ainda era necessário não se deixar abalar para as competições seguintes.

No Boulder, quase todos os atletas brasileiros estavam presentes. No masculino, Felipe Ho foi o melhor colocado. Ele seguiu de perto os demais competidores até o último Boulder. Precisando do Top para avançar para a final, ele juntou as mãos na última agarra quando o tempo de 5 minutos já havia acabado. Com quatro Tops e cinco zonas, ele terminou em sétimo, com seis classificados à final.  Rodrigo Hanada terminou em 13º, Pedro Avelar em 14º e Samuel Silva em 15º. No feminino o desempenho ficou aquém do esperado, sem nenhum Top. Clara Viegas foi a melhor colocada, em 15º, seguida de Camila Flores em 16º e Patrícia Antunes em 17º.

A Guiada trouxe o melhor desempenho do time no evento. Com todos os atletas na disputa, conseguimos avançar para as finais com três atletas. Felipe Ho e Pedro Avelar conseguiram a vaga no masculino, com Pedro na quarta colocação, e Bianca Castro no feminino.

Na final masculina, Felipe Ho, em um deslize, caiu no início da sessão mais difícil da via, com energia para ir mais longe. Mesmo com o erro, Felipe terminou em quinto lugar e mostrou como a medalha era uma possibilidade real. Pedro Avelar não repetiu o bom desempenho da qualificatória e terminou em sétimo. Uma excelente estreia para o mineiro de 21 anos.

Bianca Castro foi bem e alto na via, o que a manteve entre as três primeiras na maior parte da competição. Mas as últimas a escalar foram melhor que Bianca, que caiu para a sexta colocação, empatada na via da final com duas atletas dos EUA, com o score 37+, mas atrás na classificação por conta dos resultados na qualificatória. Deu pra sentir o gosto da medalha logo ali, apenas três agarras acima, mas ainda assim foi o melhor desempenho de Bianca na competição, superior à marca do Pan de 2020 em Los Angeles, onde conseguiu a 10ª colocação na modalidade. 

O time brasileiro ficou na expectativa de uma possível final combinada para Felipe Ho. Apesar do resultado ruim em Velocidade, o quinto lugar na Guiada garantiu a vaga, que foi disputada no domingo, 5. Na Velocidade, Ho foi beneficiado na primeira corrida com a desistência do equatoriano Carlos Granja, e avançou de fase. Na corrida seguinte, Felipe perdeu e ficou para a disputa do terceiro lugar. Nesta, Felipe queimou a largada e ficou com o quarto lugar. No Boulder, Felipe foi bem, quinto, com 20 pontos no combinado até ali. Até a Guiada, a possibilidade do pódio ainda era real. Felipe escalou muito bem, e por pouco não fez o Top na via, com queda na última agarra. Com o resultado ele ficou em quinto na Guiada e também no combinado, sem medalha, mas bem acima do décimo lugar de 2020. 

Com o fim do Panamericano, termina a participação brasileira em eventos internacionais em 2021. É hora de analisar os resultados e o desempenho do time e focar na pré temporada de 2022, que já deve começar com dois eventos internacionais importantes para a base: o Sul Americano Juvenil em Santiago, no Chile, em março, e os Jogos Sul Americanos da Juventude em Rosário, na Argentina, em abril.

Resultados Panamericano 2021

Velocidade Masculino
1. John Brosler (EUA)
2. Carlos Granja (ECU)
3. Joe Goodacre (EUA)
15. Felipe Ho (BRA)

Velocidade Feminino
1. Emma Hunt (EUA)
2. Andrea Rojas (ECU)
3. Alejandra Contreras (CHI)

Boulder Masculino
1. Joe Goodacre (EUA)
2. Diego Lequerica (PER)
3. Carlos Granja (ECU)
7. Felipe Ho (BRA)
13. Rodrigo Hanada (BRA)
14. Pedro Avelar (BRA)
15. Samuel Silva (BRA)

Boulder Feminino
1. Cloe Coscoy (EUA)
2. Valentina Aguado (ARG)
3. Emma Hunt (EUA)
15. Clara Viegas (BRA)
16. Camila Flores (BRA)
17. Patrícia Antunes (BRA)

Guiada Masculino
1. Benjamin Vargas (CHI)
2. Ronny Escobar (CHI)
3. Quinn O’Francia (EUA)
5. Felipe Ho (BRA)
7. Pedro Avelar (BRA)
11. Jonas Leffeck (BRA)
13. Samuel Silva (BRA)
19. Rodrigo Hanada (BRA)

Guiada Feminino
1. Cloe Coscoy (EUA)
2. Ignacia Mellado Quinteros (CHI)
3. Valentina Aguado (ARG)
6. Bianca Castro (BRA)
12. Patrícia Antunes (BRA)
13. Clara Viegas (BRA)
18. Camila Flores (BRA)

Combinado Masculino
1. Joe Goodacre (EUA)
2. Quinn O’Francia (EUA)
3. Ronny Escobar (CHI)
5. Felipe Ho (BRA)

Combinado Feminino
1. Sienna Kopf (EUA)
2. Cloe Coscoy (EUA)
3. Ignacia Mellado Quinteros (CHI)

Resultados completos no site da IFSC.

 

Sem Respostas para "Equipe brasileira tem bom desempenho no Panamericano de Escalada"