Brasil irá receber etapa da Copa do Mundo de Escalada em 2025

Vai acontecer! O que antes parecia um sonho distante para os praticantes de escalada brasileiros, agora vai virar realidade. De 16 a 18 de maio de 2025, Curitiba será o palco para os maiores atletas da Escalada Esportiva mundial. Competidores de diversos países estarão em busca de medalhas na etapa brasileira da Copa do Mundo de Escalada realizada pela a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), que será disputada na modalidade Boulder.

Esta será a primeira vez que um país da América do Sul será sede de uma etapa do circuito da Copa do Mundo de Escalada, representando um marco significativo tanto para a escalada no Brasil quanto para o esporte no continente.

“Estamos muito entusiasmados em trazer uma Copa do Mundo de Boulder para o Brasil no próximo ano. Esta é a culminação de 10 anos de trabalho intenso na promoção e desenvolvimento da escalada em nosso país. É um marco não só para nós, mas para a América do Sul. Será a primeira Copa do Mundo nesta parte do continente, o que permitirá que alguns países tenham sua primeira experiência no circuito. Queremos mostrar para um público brasileiro mais amplo o quão emocionante e dinâmico é o nosso esporte, e ter os melhores escaladores do mundo em Curitiba em maio próximo certamente nos ajudará a conseguir isso. Daremos o nosso melhor para realizar um grande evento e esperamos nos tornar uma parada regular no circuito nos próximos anos.” acrescentou Thiago Campacci, presidente da CBEscalada.

Para Janine Cardoso, diretora Técnico-Executiva da entidade, é a realização de um sonho: “Quando eu competia no circuito internacional sempre sonhei em um dia competir em uma Copa do Mundo no Brasil. Hoje, como dirigente, fico feliz em ter acreditado e trabalhado duro para tornar esse sonho realidade para os nossos atletas, junto com toda a equipe da CBEscalada e IFSC. Sem o apoio incondicional da IFSC, na figura do presidente Marco Scolaris e da secretaria geral Debbie Gawrich, que acreditaram e incentivaram a criação da entidade em 2014, com certeza isto não seria possível”.  

Sobre a inclusão do Brasil no calendário da Copa do Mundo, o presidente da IFSC, Marco Scolaris, comentou: “É com grande entusiasmo que anunciamos o Brasil como anfitrião de um evento da Copa do Mundo da IFSC em 2025. Após o imenso sucesso que tivemos em Paris 2024, nosso objetivo é expandir ainda mais a globalização do circuito.”

“Uma parada na América do Sul representa um marco em nosso desenvolvimento, refletindo o crescimento da comunidade, mais forte e mais difundida em todos os continentes, mas também realidades existentes há muitos anos, finalmente capazes de se expressar. Parabéns à nossa federação nacional no Brasil, aos meus amigos Janine Cardoso e ao ex-presidente Raphael Nishimura, e ao atual presidente Thiago Campacci”, concluiu.

A IFSC irá divulgar o calendário completo do circuito da Copa do Mundo 2025 no dia 30 de setembro. 

Painel de imprensa na COB Expo

Com o anúncio da Copa do Mundo de Escalada em Curitiba em 2025, a CBEscalada irá realizar durante a COB Expo, um painel especial sobre o evento para a imprensa e demais interessados. Durante o painel serão apresentados mais detalhes sobre a organização do evento no país. 

O Presidente da CBEscalada, Thiago Campacci, irá falar um pouco como foi o processo de candidatura para incluir o evento no calendário IFSC e a importância de trazer uma Copa do Mundo para o país. Estará com ele Maurício Carlos Santos, Diretor Executivo da Marketing Consulting Sports (MCS), empresa parceira da CBEscalada, que irá apresentar os números do evento e falar um pouco sobre como será organizada a primeira etapa da Copa do Mundo na américa latina.  

“A COB Expo é uma grande vitrine para os esportes olímpicos, e não teria melhor lugar para apresentarmos em mais detalhes essa grande conquista para a escalada nacional. Será um momento importante para mostrar à imprensa e possíveis patrocinadores o tamanho e o apelo deste evento.” comentou Thiago Campacci.

Sem Respostas para "Brasil irá receber etapa da Copa do Mundo de Escalada em 2025"