Brasil estreia com pontos na Copa do Mundo de Escalada
Estreamos! Na primeira etapa da Copa do Mundo de Escalada, que aconteceu do dia 21 a 23, em Hachioji no Japão, o time brasileiro conseguiu cumprir o principal objetivo traçado para o evento: somar pontos no Ranking Mundial. Com o resultado, largamos na frente dos demais países da américa do sul, que só estiveram presente com outros 2 atletas, no masculino.
De novo uniforme, nosso time escalou apenas no dia 21 (horário do Japão), disputando as qualificatórias da etapa. No masculino foram 95 atletas inscritos – um recorde para esta perna do circuito – enquanto no feminino, foram 76 as inscritas, o que já garantia uma pontuação mínima para o Brasil.
O time feminino escalou primeiro, com Anja Köhler sentindo um pouco o peso da estreia representando o Brasil e não conseguindo conquistar nenhuma zona no Grupo A, o que a deixou em 34º no grupo e em 67º no geral, somando 2.5 pontos na etapa. Bianca, apesar de ter escalado sentindo dores no pulso, ainda conseguiu fazer 2 zonas no Grupo B, ficando em 37º no grupo e em 74º no geral, somando 2 pontos.
O time masculino teve que se esforçar um pouco mais para atingir a zona de pontuação, que começa no 80º lugar. Escalando também em grupos diferentes, Felipe Ho e Rodrigo Hanada tiveram desempenhos semelhantes: 3 zonas cada. Felipe, no Grupo B, um pouco menos concorrido, terminou em 35º no grupo e 69º no geral, conquistando 2 pontos para o ranking. Hanada, no Grupo A, mais concorrido, terminou em 39º no grupo e 77º no geral, somando 1 ponto na etapa.
Diego Liquerica, do Peru, e Christian Wagner, do Chile, também competiram na etapa. Diego terminou em 85º, portanto fora da zona de pontuação, e Christian ficou em 73º, somando 2 pontos.
O time agora fica mais uns dias no Japão e, no meio da semana, parte para Seul, onde participam da próxima etapa da Copa do Mundo. O objetivo agora é melhorar a pontuação conseguida em Hachioji, subindo assim mais alguns degraus no Ranking Mundial.
Nova geração domina as finais
Depois de semifinais duríssimas, as finais, tanto no masculino quanto no feminino, foram bastante disputadas e recheadas de nomes da nova geração. No feminino, 2 atletas tinham menos de 20 anos e as demais não passavam de 22 anos de idade. No masculino, apenas 2 atletas tinham mais de 20 anos, e um deles, Sorato Anraku do Japão, com apenas 16 anos, fazia sua estreia no circuito da Copa do Mundo.
Na final feminina, Brooke Raboutou dos Estados Unidos, escalou com autoridade, fazendo Top em 3 dos 4 problemas e conquistando sua primeira medalha de ouro em evento da Copa do Mundo. A alemã Hannah Meul ficou com a prata, com a japonesa Anon Matsufugi, de apenas 19 anos, ficando com o bronze. Durante a cerimônia do pódio, um momento emocionante. Hannah fez uma homenagem ao companheiro de equipe Christoph Schweiger, que faleceu recentemente em um acidente. Ela usou a credencial do atleta, que deveria ter participado da etapa.
Na final masculina, a nova geração francesa mostrou sua força. O ouro ficou com Mejdi Schalk, de 19 anos, com 2 tops e 3 zonas. Em seguida, conseguido o primeiro pódio em Copas do Mundo, ficou o belga Hannes Van Duysen, de apenas 18 anos. E com o bronze, Paul Jenft. Outro francês e outro jovem com menos de 20 anos.
Para os resultados completos do evento, acesso o sistema da IFSC.