Brasil encerra temporada histórica na última etapa da Copa do Mundo de Paraescalada, em Laval

Marina Dias, bicampeã mundial, soma oito medalhas em etapas da Copa do Mundo de Paraescalada nos últimos três anos. | Foto: Slobodan Miskovic
A Copa do Mundo de Paraescalada chega à sua etapa final, e a Seleção Brasileira estará presente em Laval, na França. Entre os dias 24 e 26 de outubro, o time brasileiro enfrentará mais um importante desafio internacional na competição organizada pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).
Para esta etapa o Brasil será representado por 4 atletas, divididos em quatro categorias diferentes: Marina Dias (RP3), Eduardo M. Schaus (AU2), Leonardo Vilha (AU3) e Luciano Frazão (AL2).
A etapa de Laval encerra uma temporada de grandes conquistas para a Paraescalada brasileira, que vem alcançando resultados inéditos e consolidando seu espaço entre as principais potências do esporte mundial.
Em 2025, a seleção subiu ao pódio três vezes em etapas da Copa do Mundo, além de brilhar no Campeonato Mundial de Paraescalada, realizado em setembro, em Seul, na Coreia do Sul.
Na ocasião, o paulista Eduardo M. Schaus fez história ao conquistar a primeira medalha brasileira na categoria AU2, um marco para o país e para a evolução da modalidade. Já Marina Dias, referência da Paraescalada mundial, confirmou o bicampeonato ao vencer novamente sua categoria (RP3), reafirmando seu domínio técnico e consistência ao longo das últimas temporadas.
Esses resultados refletem o amadurecimento do trabalho desenvolvido pela Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada), que vem investindo de forma contínua na estruturação da Paraescalada nacional desde o apoio técnico aos atletas até o fortalecimento do calendário competitivo no Brasil.
Encerramento de ciclo e novas perspectivas
A participação em Laval representa não apenas o encerramento de uma temporada vitoriosa, mas também um passo estratégico na preparação para o ciclo internacional de 2026, que incluirá novas etapas do circuito mundial e reforça o compromisso da Seleção Brasileira de Paraescalada com o desenvolvimento contínuo rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Com o grupo motivado e em crescente evolução técnica, o Brasil chega à França com o objetivo de fechar o ano entre as principais delegações do circuito internacional, reforçando o protagonismo da Paraescalada nacional no cenário global.
Como acompanhar
As competições têm início no sábado, com as Qualificatórias Femininas e Masculinas da Paraescalada. Seguindo o padrão dos eventos IFSC, não haverá transmissão das fases qualificatórias, somente das fases semifinal e final. Contudo, será possível acompanhar os resultados das qualificatórias ao vivo através do Result Service IFSC. As transmissões acontecem pelo canal do Youtube da IFSC.
Cronograma
Sábado, 25/10
13h | Qualificatórias Paraescalada (Fem e Masc)
Domingo, 26/10
01h | Finais Paraescalada (Fem e Masc)
20h | Finais Paraescalada (Fem e Masc)