Brasil conquista duas medalhas na Copa Sul-Americana em Mar del Plata
No último fim de semana, Mar del Plata recebeu a segunda etapa da Copa Sul-Americana IFSC. Realizada de 29 de novembro a 1º de dezembro, a competição de Boulder reuniu os principais atletas da América do Sul, com um nível técnico impressionante.
Foi um fim de semana emocionante, no qual o Time Brasil deu o seu melhor, com Rodrigo Hanada e Mariana Hanggi conquistando as medalhas de Prata e Bronze, respectivamente. Com essas conquistas, o Brasil volta ao pódio, destacando o crescimento da Escalada Esportiva no país.
Time Brasil avança para as semifinais
O primeiro dia de competição foi marcado pelas qualificatórias masculinas e femininas, onde o Time Brasil teve um excelente desempenho, com todos os atletas garantindo vaga nas semifinais.
O evento começou com as qualificatórias masculinas, onde Rodrigo Hanada se destacou como o grande nome da rodada, avançando para as semifinais na liderança. Além dele, Samuel Silva garantiu a 6ª colocação, Renan Denardo ficou em 9º lugar, Davi Peres alcançou a 14ª posição, e Pedro Namba completou o grupo brasileiro, classificando-se em 17º.
No feminino, assim como o time masculino pela manhã, todas as brasileiras garantiram vaga nas semifinais, mantendo o excelente desempenho do Time Brasil. Mariana Hanggi se destacou, empatando na liderança com a argentina Marian Kiara. Anja Köhler ficou com o 6º lugar, enquanto Amanda Criscuoli e Camila Flores ocuparam as 12ª e 14ª posições, respectivamente.
Medalhas de Prata e Bronze para o Brasil
Na manhã do segundo dia de competição, ocorreu a semifinal masculina, e como esperado, a dificuldade dos boulders aumentou. Apenas Rodrigo Hanada conseguiu avançar para a final, destacando-se ao conquistar um Top e quatro zonas, garantindo sua vaga na final em 3º lugar.
Realizada no fim do segundo dia, a final foi bastante desafiadora e decidida no último boulder, onde o atleta brasileiro alcançou três Tops e três zonas, melhorando seu desempenho e garantindo o segundo lugar. Esta medalha marca a terceira conquista consecutiva de Rodrigo Hanada em Copas Sul-Americanas.
O campeão da etapa de Mar del Plata foi o chileno Joaquin Urrutia, que alcançou três Tops e quatro zonas. Christian Wagner, também do Chile, conquistou o terceiro lugar com dois Tops e três zonas, garantindo a medalha de bronze.
O terceiro e último dia de competição foi marcado pelas semifinais e final femininas. Assim como no masculino, a semifinal feminina ocorreu pela manhã e contou com a participação de quatro atletas brasileiras. A brasileira Mariana Hanggi se destacou mais uma vez, alcançando dois Tops e quatro zonas, garantindo o segundo lugar e sendo a única brasileira a chegar à final.
Em uma final extremamente desafiadora, Mariana Hanggi alcançou quatro zonas em seis tentativas, garantindo vantagem sobre as atletas colombianas e chilenas. Apesar de não alcançar nenhum Top, ela assegurou o terceiro lugar, empatando em zonas com a colombiana Saray Garcia, mas com 13 tentativas a menos.
Mariana dividiu o pódio com as argentinas, que levaram o Ouro e a Prata. Marian Micheri ficou em 1º lugar com quatro Tops e quatro zonas, enquanto Valentina Aguado, que liderou as fases classificatórias, garantiu a segunda posição.