Bianca Castro disputa a primeira etapa da Copa do Mundo do ano
A primeira etapa da Copa do Mundo de Escalada em 2020 está chegando e vai ter participação brasileira! A atleta Bianca Castro será a única representante do Brasil em Briançon, que abre o circuito da Copa do Mundo pós quarentena na Europa.
Bianca vinha se preparando desde que os treinos foram liberados na Itália, chegando a viajar vários quilômetros para aproveitar algumas das melhores estruturas para treino como o Salewa Cube Climbing Hall em Bolzano e o Kletterzentrum em Innsbruck, um dos maiores ginásios de escalada do mundo.
Bianca participa das qualificatórias nessa sexta-feira (21/08), contra uma lista muito forte de atletas europeias, incluindo as já classificadas para Tóquio Janja Garnbret, Julia Charnodie, Laura Rogora e Jessica Pilz. Ela vai em busca de melhorar seu resultado em Copas do Mundo, depois de uma boa participação no Pan Americano no começo do ano.
Essa será a quarta participação de Bianca em uma etapa de Copa do Mundo. As qualificatórias não terão transmissão oficial, somente as semi finais e finais no canal da IFSC no Youtube.
A etapa de Briançon, que deveria ter acontecido em Julho, foi adiada devido à pandemia de Covid-19, e será a primeira a acontecer segundo as regras especiais publicadas pela IFSC para eventos durante a pandemia, contendo uma série de medidas de higiene, distanciamento social e proteção pessoal.
Como ainda existem restrições de viagens internacionais, a Copa do Mundo de 2020 não somará pontos para o Ranking Mundial, nem premiará os campeões do ano. Também por este motivo, Bianca Castro será a única atleta brasileira na disputa, já que ela reside na Itália e tem entrada liberada na França. Outros atletas brasileiros não foram inscritos devido às restrições de entrada no país para passageiros não franceses vindo do Brasil.