Aulas de iniciação à escalada no CT da ABEE

Professora Monique e alunos do projeto de iniciação esportiva Escola + Esporte = 10

Professora Monique Gonçalves e alunos do projeto de iniciação esportiva Escola + Esporte = 10 | Foto: Ian Padilha/ABEE

Em parceria com a ABEE, a prefeitura de Curitiba está disponibilizando desde fevereiro de 2023, aulas gratuitas de escalada para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, através do projeto de iniciação esportiva Escola + Esporte = 10, da Secretaria de  Lazer e Juventude (Smelj). As aulas acontecem semanalmente, em turmas específicas, no Centro de Treinamento ABEE no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba.

O projeto disponibiliza ainda vagas para outras práticas esportivas, também na Regional Cajuru. As aulas são gratuitas e acontecem de segunda a domingo, nos horários, manhã e tarde.

O objetivo das aulas de iniciação à escalada no CT, é desenvolver as habilidades e capacidades básicas das crianças, ajudando-as a aplicar o que aprenderam durante as aulas de escalada. A priori, as crianças são apresentadas à modalidade Boulder, praticada durante as aulas no CT e só depois os alunos são apresentados as modalidades Guiada e Velocidade. 

O projeto de aulas de iniciação à escalada, em parceria com a prefeitura de Curitiba, é motivo de muito orgulho para a ABEE. Além do fomentar o esporte, o projeto funciona como canal de socialização positiva e inclusão social, uma vez que as aulas destinadas às crianças ou adolescentes, são oferecidas de maneira gratuita. Mais uma ação da entidade que possibilita manter o olhar voltado para o futuro da Escalada!

As aulas no CT da ABEE são ministradas pela professora Monique Gonçalves, formada em Educação Física pela UTFPR. Sua jornada na escalada começou ainda na faculdade, após obter êxito em um processo seletivo para estágio em um ginásio de escalada, também em Curitiba. Monique desempenhou ainda o papel de monitora em outro ginásio, que a possibilitou contato com muitos técnicos e treinadores de escalada e a primeira oportunidade de acompanhar/treinar crianças.

“Tem sido um desafio muito estimulante, cheio de descobertas, de aprendizagem, e de muito amor e carinho. Trabalhar com crianças nos desafia.”, comenta Monique Gonçalves, Instrutora de Iniciação Esportiva da ABEE.

COMO PARTICIPAR

Para participar das aulas, os pais ou responsáveis pela criança/adolescente devem acessar o site do projeto Curitiba em Movimento, selecionar o esporte Escalada, unidade Cajuru, visualizando assim, as turmas ofertadas e vagas disponíveis. As inscrições podem ser realizadas durante todo o ano. Cada turma dispõe de 1 vaga para PCD.

Depois de realizado o cadastro/inscrição no site, é necessário que o pai ou responsável tenha em mãos uma declaração médica de aptidão física da criança ou adolescente. O próximo passo é uma avaliação com o professor da prefeitura. Após essas duas etapas, o aluno poderá iniciar as aulas.

Hoje, o projeto de iniciação à escalada conta com 50 alunos matriculados, sendo 15 meninas e 35 meninos, frequentando o CT 2 vezes por semana, distribuídos em 5 turmas e horários distintos. Como parte da contrapartida, em parceria com a prefeitura de Curitiba, a ABEE operacionaliza as aulas com instrutor e equipamentos. Todos os alunos contam com sapatilha e magnésio fornecidos pela entidade.

Sem Respostas para "Aulas de iniciação à escalada no CT da ABEE"