Anja Köhler conquista o melhor resultado brasileiro em um Mundial de Escalada Juvenil
O Campeonato Mundial de Escalada Juvenil está apenas na metade, mas o time brasileiro disputando a competição, que acontece em Seul na Coréia do Sul, já conseguiu uma marca histórica!
Durante as disputas da Guiada, a atleta Anja Köhler (19), avançou para a fase semifinal da categoria Junior (Sub-20) feminino e terminou sua participação na modalidade em 10º lugar. A colocação é a melhor de Anja em suas participações no evento e também o melhor resultado já obtido pelo Brasil em Campeonato Mundial Juvenil. Até então, o melhor posto ocupado por um brasileiro no principal evento internacional da categoria havia sido o 11º lugar de Felipe Camargo, no Campeonato Mundial Juvenil disputado em Ibarra em 2007. À época, Felipe competia na categoria Juvenil A (Sub-18).
Anja garantiu a vaga na semifinal após conquistar a 12ª colocação nas qualificatórias. No total eram 26 atletas avançando para a próxima fase. Nas disputas da fase semifinal, a expectativa pela inédita participação brasileira em uma final de Mundial Juvenil durou até as últimas atletas. Após sua escalada, Anja assumiu o 3º melhor posto com o score de 24+. Aos poucos Anja foi caindo de posição, mas ainda com chances de classificação. Foi somente após a ante penúltima atleta escalar que o sonho da final terminou, mas a vaga no Top 10 mundial estava garantido. Um feito inédito e histórico para o Brasil.
Brasil no Campeonato Mundial Juvenil
Além de Anja, outros 6 atletas representaram o Brasil no Mundial Juvenil, disputando nas categorias Junior, Juvenil A e Juvenil B.
Felipe Pinto (GO), foi o representante brasileiro na categoria Junior (Sub-20) Masculino. Em sua primeira participação internacional, Felipe terminou a qualificatória na 57ª colocação. Gabriel Papp (SP), outro estreante em competições internacionais, disputou a prova de guiada na categoria Juvenil A (Sub-18), e terminou a qualificatória na 53ª colocação.
A categoria Juvenil A Feminina foi a que teve mais atletas brasileiros. Amanda Criscuoli (RS), também estreando em um Mundial Juvenil, encerrou sua participação na guiada na 56ª colocação. Laura Timo (MG), já em seu terceiro Mundial Juvenil, terminou na 40ª colocação. Mariana Hanggi (PR) foi a melhor colocada do Brasil na categoria, terminando em 28º lugar, a apenas 2 colocações da vaga para a semifinal. Com a colocação, Mariana repete o resultado do último Mundial em Dallas (EUA), onde também terminou em 28º lugar.
O mais jovem representante brasileiro no evento, Luis Guilherme Ziolkowski (PR), teve uma boa estreia em evento internacional, conquistando o 35º lugar na categoria Juvenil B (Sub-16) Masculino.
Nossos atletas agora retornam para o Centro de Montanhismo e Escalada de Seul na terça-feira (22/08), para as disputas do Boulder. Vamos continuar na torcida pelos nossos atletas e por mais vagas na semifinal.