ABEE segue IFSC e altera limites de idade e categorias para 2025
Em março de 2024, durante sua Assembleia Geral realizada no Chile, a IFSC decidiu, entre outros assuntos importantes, alterar os limites de idade para seus eventos Adulto e as categorias que farão parte do Campeonato Mundial Juvenil a partir de 2025.
As mudanças realizadas pela IFSC apontam para um cenário de competição mais “sênior”, buscando evitar a exposição precoce de jovens atletas à alta competitividade e aos treinos de alta performance. O objetivo é protegê-los dos riscos inerentes destas atividades, sendo a RED-S a principal preocupação da entidade.
A ABEE, buscando se manter alinhada aos ditames da entidade máxima da modalidade, irá também fazer ajustes nos limites de idade dos seus eventos nacionais e nas suas categorias juvenis, válidas a partir de 2025.
Abaixo explicamos em detalhes as mudanças aplicadas pela IFSC à nível internacional e os ajustes feitos pela ABEE à nível nacional, para se adequar a esta nova realidade.
O que muda nos eventos internacionais?
Na decisão da IFSC, a partir da próxima temporada, os eventos adultos, como Copas do Mundo e Campeonato Mundial, passarão a ter a idade mínima de 17 anos (nascidos em 2008), elevando em um ano a atual idade de acesso. A previsão da entidade é que a idade mínima siga subindo 1 ano a cada temporada, até atingir a idade mínima de 19 anos em 2027.
As categorias juvenis também sofreram mudanças de idade, que têm reflexo direto no principal evento para esta faixa de idade: o Campeonato Mundial Juvenil.
A partir de 2025, as idades de 14 e 19 anos deixarão de fazer parte do Campeonato Mundial Juvenil, com as categorias Sub-20, Sub-18 e Sub-16 deixando de existir e dando lugar a apenas duas novas categorias etárias: Sub-19 (atletas nascidos em 2007 e 2008) e Sub-17 (atletas nascidos em 2009 e 2010).
Isto significa que os atletas que fariam suas estreias em Campeonatos Mundiais Juvenis ano que vem, terão que aguardar mais um ano para competir no evento, enquanto os atletas que encerrariam sua carreira no juvenil em 2025, terão este encerramento antecipado, fazendo sua última participação este ano, caso por exemplo da atleta Mariana Hanggi.
Abaixo uma tabela exemplifica todas as mudanças realizadas pela IFSC e aprovadas pelas entidades membro na Assembleia Geral.
E o que muda no cenário brasileiro?
A ABEE, para se manter o máximo possível alinhada a esta nova realidade, também irá fazer ajustes nos eventos adulto e nas suas categorias juvenis.
A partir de 2025 os eventos da categoria Principal (adulto) só poderão ser acessados por atletas a partir dos 15 anos de idade (nascidos em 2010). Seguindo também a IFSC, a ideia é que a idade mínima siga subindo até alcançar os 17 anos em 2027. Desta forma a ABEE mantém em 2 anos a defasagem entre a idade de entrada para os eventos adultos nacionais e os eventos adultos internacionais. A partir de 2027 a ABEE irá acompanhar o cenário e decidir se a idade continuará subindo até igualar completamente com os eventos IFSC em 2029, ou se permanecerá estacionada nos 17 anos por mais um ciclo olímpico (2028-2032).
Para o Juvenil a mudança se aproxima mais da proposta IFSC. A categoria Sub-20 (Junior) deixará de fazer parte dos eventos juvenis em 2025, e as demais categorias oficiais adequando-se ao cenário internacional, com a adoção do Sub-19 e do Sub-17. Contudo, a ABEE ainda manterá a categoria de transição do infantil para o juvenil, agora batizada de Sub-15, que irá englobar 3 faixas etárias: 14, 13 e 12 anos (nascidos em 2011, 2012 e 2013, respectivamente). Desta forma a entidade amplia esta faixa de transição, sem retardar a entrada nos eventos juvenis dos atletas nascidos em 2013, que aguardam ansiosamente por esta oportunidade.
Abaixo deixamos uma tabela com a nova configuração dos eventos nacionais da categoria principal e juvenil a partir de 2025.
As mudanças do cenário IFSC devem ter, contudo, ao menos um impacto ainda na temporada 2024. Como o Campeonato Mundial Juvenil 2025 não contemplará mais as idades de 14 e 19 anos, a estrutura da Seleção Brasileira de Escalada Juvenil precisará ser revista para convocar o time em 2025, dentro desta nova realidade. Sendo assim, os critérios para fazer parte da seleção juvenil ganharão uma atualização ainda no mês de junho, para comportar a transição do atual cenário para o da temporada 2025.