ABEE lança Núcleo de Formação de Técnicos e Treinadores
No ano em que completa 10 anos de existência, a ABEE apresenta à comunidade de escalada mais um grande marco no desenvolvimento da modalidade no país. O Núcleo de Formação de Técnicos(as) e Treinadores(as), criado em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil, chega para aprimorar a formação e atualização dos profissionais da escalada no país, representando uma iniciativa inovadora na história da escalada brasileira.
Por meio deste programa, a ABEE busca alcançar novos profissionais, visando aumentar o número de indivíduos capacitados para atuar com a modalidade no Brasil e dessa maneira, fomentar o ensino da escalada esportiva em diversas regiões do país. Para isso, a entidade pretende garantir que os profissionais tenham acesso aos conhecimentos e habilidades necessárias para se tornarem treinadores de destaque na escalada esportiva.
O programa é fundamentado em três principais pilares. Inicialmente há os workshops, pensados para atrair novos profissionais para trabalhar com a escalada. Além de suprir uma carência que existe no mercado brasileiro, contribui para atrair novo público de praticantes através destes profissionais. Em um segundo passo, cursos de formação nivelados, onde será possível adentrar em conteúdos mais aprofundados e específicos para as diferentes áreas de atuação, como treino para adultos e jovens. E por fim, um portal de formação continuada, que oferecerá uma variedade de conteúdos complementares, como palestras, encontros e grupos de estudos.
Mentoria do COB foi ponto de partida para criação do Núcleo de Formação
O Comitê Olímpico do Brasil vem oferecendo apoio contínuo às confederações Brasileiras Olímpicas para o desenvolvimento de planos e ações, na busca do avanço no esporte nacional. Uma dessas iniciativas foi o Programa de Mentoria, dirigido pela área de desenvolvimento esportivo do COB.
Com o objetivo de ajudar as entidades a estruturar iniciativas de formação para treinadores e treinadoras, a mentoria aconteceu em reuniões quinzenais ou mensais com a participação e orientação dos gestores do COB e das Mentoras Dra. Larissa Galatti, International Master Coach Developer pela Nippon Coach Developer Academy (NCDA), e Dra. Paula Korsakas, consultora em Esporte e Desenvolvimento Humano.
A ABEE e demais confederações contempladas pelo programa, puderam dividir conhecimentos e experiências acerca da realidade de suas modalidades no cenário nacional, como também os conteúdos e competências mais adequados para cada curso de formação, com o objetivo de construir seus programas formativos para técnicos.
“Com esse passo a gente se alinha a uma tendência Internacional, que é das Confederações esportivas específicas assumirem a formação dos conteúdos próprios da sua modalidade. Isso é algo que vem acontecendo ao redor do mundo também no Brasil, onde entidades máximas, que podem ser em níveis federal e estadual, passam a gerir a formação de treinadores na especificidade do esporte. Através do programa de mentoria do COB, nós construímos o Núcleo de Formação de Técnicos e Treinadores da ABEE. Onde foi construída toda uma cadeia, uma árvore, que conduz a linha formadora de treinadores.” – comenta Artur Gáspari, coordenador de Alto Rendimento da ABEE e Coach Developer formado pelo COB.
Atividades têm início em abril
As atividades do Núcleo de Formação de Técnicos(as) e Treinadores(as) ABEE têm início já no mês de abril, com dois Workshops presenciais em Campinas e Curitiba, um curso básico, 100% online e uma primeira turma do Curso de Treinadores Adulto Nível 1, que terá modelo híbrido, presencial e online, com local ainda a confirmar.
Confira a agenda e programe-se:
- 14 de Abril – Workshop: Apresentando a Escalada para profissionais de Educação Física | Local: Ginásio PowerBloc, Campinas. Inscrições em breve!
- 04 de Maio – Workshop: Apresentando a Escalada para profissionais de Educação Física | Local: CT ABEE, Curitiba.
- 01 de Junho – Curso Básico Online
- 08 e 15 de Junho – Curso Treinadores Adulto Nível 1 (híbrido, local à confirmar)