Training Camp reúne atletas da Paraescalada em preparação para a Copa do Mundo 2025

Paratletas e equipe técnica que integraram o Training Camp de preparação para Copa do Mundo 2025

Paratletas e equipe técnica que integraram o Training Camp de preparação para Copa do Mundo 2025

Entre os dias 25 e 27 de abril, atletas da Paraescalada participaram de um intenso Training Camp com foco na preparação técnica e tática para a primeira etapa da Copa do Mundo de Paraescalada de 2025, marcada para 20 de maio, em Salt Lake, nos Estados Unidos.

O treinamento foi conduzido por Andrew Oliveira, coordenador de treinamento da Paraescalada, com o apoio de Arthur Gaspari, gerente de esportes da modalidade, e contou também com a presença do presidente institucional, Rafael Nishimura.

O Camp teve como objetivo trabalhar aspectos técnicos e táticos, reforçando também o conhecimento das regras da competição, além de apresentar práticas de prevenção de lesões e orientar os atletas sobre processos administrativos, como relatórios e documentação. Estiveram presentes os paratletas, Marina Dias, Igor Silva, Wallace Bescroviane, Eduardo Miguel, Luciano Frazão, Leonardo Vilha e João Felipe Barbosa.

Durante os três dias de atividades práticas, os atletas foram desafiados a aprimorar a leitura e execução de vias de escalada, simularam provas qualificatórias e finais em ambiente controlado, e participaram de palestras educativas. Destaque para a visita ao Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), onde tiveram uma palestra com Hudson Souza, especialista no programa Bolsa Atleta, e conheceram toda a estrutura do CPB, o que proporcionou grande motivação aos participantes.

No aspecto técnico, a simulação de competições seguiu o padrão internacional, com rotas criadas especialmente para contemplar todas as categorias da Paraescalada. O trabalho foi liderado pelo Route Setter chefe Alexandre Cardoso, junto com Paloma Cardoso, Michel Silva e Lucas Vidal.

As vias montadas desafiaram atletas de diversas classes funcionais, com adaptações específicas para amputados e atletas com comprometimento de membros superiores. Algumas vias estavam mais exigentes, direcionadas aos atletas do RP3. O evento contou com o apoio da Casa de Pedra, uma das maiores estruturas de escalada indoor do país, representada por Alê Silva, Janaína e André Facchetti, além dos Route Setters locais, que deixaram a parede disponível para que fosse realizado o setting.

O Training Camp terminou com uma avaliação extremamente positiva. Os atletas mostraram uma evolução notável, superaram seus próprios limites e demonstraram gratidão pela oportunidade de se prepararem para o início do calendário internacional. A primeira competição está marcada para 20 de maio, em Salt Lake City, com a estreia na Copa do Mundo de Paraescalada de 2025. A organização enfatizou que o trabalho conjunto entre técnicos, comissão e equipe de apoio foi essencial para o sucesso da preparação.

 

Sem Respostas para "Training Camp reúne atletas da Paraescalada em preparação para a Copa do Mundo 2025"