Seleção brasileira encerra o Mundial Juvenil de Escalada com desempenho positivo

Mel Brizante nas Qualificatórias de Boulder Sub-17 em Helsinque. | Foto: Richard Aspland/IFSC

Mel Brizante nas Qualificatórias de Boulder Sub-17 em Helsinque. | Foto: Richard Aspland/IFSC

A Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva encerrou sua participação no Campeonato Mundial Juvenil de Escalada 2025 com saldo positivo e uma valiosa bagagem de experiências. O evento foi realizado em Helsinque, capital da Finlândia, e reuniu os melhores atletas jovens do mundo entre os dias 28 de julho e 3 de agosto.

O Brasil esteve representado por seis atletas nas categorias Sub-17 e Sub-19, que competiram nas modalidades Boulder e Guiada. Fizeram parte da delegação os atletas Laura Timo, Luís Guilherme Ziolkowski, Gabriel Papp, Giulia Solera, Mel Brizante e Aitor López, estes dois últimos em sua estreia internacional.

Durante a competição, o time brasileiro demonstrou evolução técnica e mental, refletindo o trabalho contínuo de desenvolvimento das categorias de base da escalada esportiva nacional. A participação também serviu como preparação para futuras competições internacionais, consolidando o processo de formação da nova geração da modalidade.

A seguir, confira o resumo dos dias de competição dos brasileiros na capital finlandesa: 

Destaques brasileiros no Mundial Juvenil de Escalada 2025

A equipe brasileira iniciou sua participação no Campeonato Mundial Juvenil de Escalada em Helsinque na segunda-feira, 28 de julho. Os atletas da categoria Sub-19 fizeram sua estreia competindo na modalidade Boulder.

No feminino, Laura Timo, foi a única brasileira na categoria e em sua última participação em mundiais juvenis, terminou na 31ª posição, com 2 Tops e 2 Zonas, resultado que a destacou como melhor atleta sul-americana na modalidade. No masculino, Gabriel Papp foi o único representante brasileiro na categoria, finalizando sua participação na 73ª colocação, com 1 Top e uma Zona. 

Laura Timo (MG) foi a melhor brasileira no Mundial Juvenil 2025. | Foto: Richard Aspland/IFSC

Laura Timo (MG) foi a melhor atleta Sul-Americana no Boulder Sub-19, no Mundial Juvenil de Escalada 2025 em Helsinque. | Foto: Richard Aspland/IFSC

No segundo dia de competição, mais uma vez na modalidade Boulder, Giulia Solera, Mel Brizante e Aitor López representaram o Brasil na categoria Sub-17. Aitor e Mel fizeram sua estreia em eventos internacionais. Aitor encerrou sua participação na 51ª colocação, com apenas 2 Zonas. Giulia Solera terminou em 66º lugar na fase qualificatória, e Mel Brizante ficou com a 75ª posição.

Após um dia de pausa em Helsinque, nossos atletas retomaram as competições na qualificatória do Guiada Sub-19. 

O Brasil foi novamente representado por Gabriel Papp e Laura Timo, e contou com o reforço de Luís Guilherme na equipe. Luís encerrou sua participação no Mundial na 44ª colocação, sendo o 3º melhor sul-americano da rodada. Gabriel Papp finalizou a fase na 69ª posição, enquanto Laura Timo terminou em 46º lugar, conquistando o posto de 2ª melhor sul-americana na disputa.

No quinto dia do Campeonato Mundial Juvenil de Escalada, realizado na Finlândia, foi a vez das qualificatórias da Guiada na categoria Sub-17. Aitor López foi o destaque brasileiro, encerrando sua participação na 53ª colocação e sendo o melhor sul-americano da categoria. Entre as meninas, Giulia Solera e Mel Brizante finalizaram suas participações nas 60ª e 67ª posições, respectivamente. Ambas se destacaram como as duas melhores sul-americanas da rodada.

Experiência internacional e futuro promissor para a escalada juvenil do Brasil

Apesar de nenhum atleta ter avançado às semifinais, a Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva retorna ao Brasil com um saldo positivo. A participação em uma competição de alto nível como o Campeonato Mundial Juvenil de Escalada 2025 é parte essencial do processo de formação de atletas para o cenário internacional.

 

Sem Respostas para "Seleção brasileira encerra o Mundial Juvenil de Escalada com desempenho positivo"