Seleção brasileira de escalada inicia preparação com técnico campeão olímpico
Neste final de semana (11 de fevereiro) teve início a preparação da Seleção Brasileira de Escalada para os eventos internacionais de 2023. Será uma temporada importante, já que é ano de estreia da modalidade nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, e serão disputadas as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Para começar com o pé direito, parte da seleção principal está na Eslovênia para um mês de treinamentos no país. Nossos atletas treinarão nos principais ginásios da capital, Lubliana, farão sessões com o time esloveno e, mais uma vez, treinarão com Roman Krajnik, técnico da campeã olímpica de escalada, Janja Garnbret. A equipe já havia feito um Training Camp intensivo com Roman no início de 2022.
Estão participando desse treinamento, as atletas Anja Köhler e Bianca Castro, juntamente com o atleta Felipe Ho. Os três farão parte da equipe brasileira nas primeiras etapas da Copa do Mundo, no final de abril.
Anja espera aprender novas técnicas e ficar mais forte para o estilo dos boulders de competição, aproveitando também a oportunidade para conhecer melhor o time brasileiro e, quem sabe, aprender um pouco de português. Já Felipe, está muito ansioso para os treinos. “Eu espero ser exposto a tipos de escalada complexos e provocativos e estar bem preparado para a etapa do Japão.”
Primeiro desafio da Seleção Brasileira de Escalada é no Japão
A etapa que abre o circuito da Copa do Mundo de Escalada este ano, será a etapa de Hachioji, no Japão. As disputas serão na modalidade Boulder e estão escalados para representar o Brasil neste evento Anja Köhler e Bianca Castro, no feminino, e Felipe Ho e Rodrigo Hanada, no masculino. Anja, atleta com dupla nacionalidade, brasileira e suíça, fará a sua estreia representando o país.
A equipe compete buscando valiosos pontos para o Ranking Mundial Boulder+Guiada, que será utilizado para selecionar os atletas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Felipe Ho é atualmente o melhor atleta sul americano no ranking, na 85ª colocação, enquanto Rodrigo Hanada ocupa a 105ª colocação. No feminino, Bianca Castro ocupa a 83ª colocação no ranking e Anja Köhler ainda não pontuou pelo Brasil.
Depois do Japão a equipe viaja para a Coreia do Sul, para participar da segunda etapa, também na modalidade Boulder. A expectativa é que o time consiga pontuar nestes dois eventos, subindo um pouco mais no ranking mundial.